O Programa Habitacional COHAB é uma iniciativa do governo brasileiro que visa fornecer moradias a preços acessíveis para pessoas com rendas baixas. O objetivo é garantir que a população tenha acesso a habitação digna e segura, e ajudar na construção de comunidades mais fortes e inclusivas.

Como se cadastrar no Programa COHAB

Requisitos para participar do COHAB

Se você quer se inscrever no COHAB, precisa cumprir alguns requisitos. Veja abaixo quais são:

  • Ter renda mensal baixa;
  • Não ter imóvel residencial em seu nome;
  • Não participar de nenhum outro programa habitacional;
  • Não ter um financiamento imobiliário ativo;
  • Não estar cadastrado no SIACI (Sistema de Administração de Carteiras Imobiliárias) e/ou CADMUT (Cadastro Nacional de Mutuários);
  • Ter nome limpo e sem pendências;
  • Morar no mesmo município onde está localizado o imóvel;
  • Ser brasileiro nato ou naturalizado, ou estrangeiro com visto permanente;
  • Ser maior de 18 anos ou emancipado.

Como se cadastrar no programa

Se cadastrar no programa habitacional COHAB é muito simples. O programa é gerido pela prefeitura local, que é responsável por abrir inscrições periódicas e divulgar as informações necessárias para o cadastro.

Se você tem acesso à internet, pode se inscrever diretamente pelo site da prefeitura. Caso contrário, pode fazer o cadastro pessoalmente na prefeitura de sua cidade.

 É importante estar sempre atento aos prazos e datas de inscrição e estar com toda a documentação atualizada. A seguir listaremos os documentos exigidos para realizar o seu cadastro no COHAB. 

Documentos necessários para se inscrever no COHAB

É preciso apresentar os seus documentos para fazer a sua inscrição no programa. A nossa dica é que você tenha em mãos, além dos originais, as cópias de toda a documentação para agilizar o processo.

Veja quais são os documentos que você deve reunir:

  • CPF;
  • Identidade;
  • Certidão de Estado Civil;
  • Comprovante de renda; 
  • Atestado médico recente em caso de Pessoa com Deficiência;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Documentos dos membros da família e moradores da casa.

Validade do cadastro

É importante você saber que o cadastro no COHAB tem validade de 12 meses. Assim, se você não for contemplado em um ano, deve se inscrever novamente.

Sorteio de imóveis

Você já deve ter ouvido falar sobre o sorteio de imóveis para beneficiários do programa COHAB. Na realidade, participam do sorteio apenas famílias com renda até R$ 1.600 mensais. Ou seja, esse grupo pode conseguir a casa própria em meses ou em, no máximo, 4 anos.

Já pessoas com renda acima de R$ 1.600 mensais seguem a ordem de inscrição.

Atendimento ao cidadão

Se você ainda tem dúvidas sobre o funcionamento do programa habitacional COHAB, você pode ir até a prefeitura da sua cidade e se informar com um funcionário.

Outra maneira é acessar o site do COHAB da sua região, já que cada estado tem um site diferente. Por meio da página oficial, você tem acesso aos números de telefone disponíveis para atender os cidadão brasileiros que tiverem interesse em financiar um apartamento ou casa com condições melhores e parcelas que cabem no seu bolso.

Inscreva-se também no Minha Casa Minha Vida

O Minha Casa Minha Vida, maior programa habitacional da América Latina, será relançado em fevereiro de 2023 pelo presidente Lula, que é o pai do programa.

Por meio dele, pessoas com renda baixa conseguem comprar a tão sonhada casa própria. Além dos preços dos imóveis serem acessíveis, as taxas de juros são menores, o prazo de pagamento é maior e o valor das parcelas não pesa no bolso do brasileiro.

Se você também sonha em ter a casa própria e quer ajuda do governo para alcançar esse objetivo, toque no botão verde abaixo.

 

QUERO MEU IMÓVEL

Em resumo, o processo de cadastro no Programa COHAB é simples e direto, basta estar atento às datas de inscrição e reunir os documentos necessários. Além disso, também é importante considerar a inscrição no Programa Minha Casa Minha Vida para aumentar suas chances de conseguir a casa própria.