Declaração de financiamento estudantil no Imposto de Renda 2023!

Com o prazo do Imposto de Renda 2023 chegando, é importante entender como declarar esse tipo de financiamento.

É obrigatória a declaração do financiamento estudantil?

Sim. Assim como qualquer outra forma de investimento, é obrigatório que você declare seu financiamento estudantil. Por se tratar de uma movimentação de recursos, a Receita Federal deve estar ciente.

Como declarar?

Entre no site oficial da Declaração do Imposto de Renda, selecione a “Fazer minha declaração” e o ano base, instale o programa da declaração e insira os dados solicitados no campo “Dívidas e Ônus Reais”.

Aplicativo “Meu Imposto de Renda”

A Receita Federal desenvolveu o aplicativo "Meu Imposto de Renda”, para caso você opte por realizar a declaração pelo seu celular. Você pode encontrá-lo gratuitamente na loja de aplicativos do seu sistema operacional.

Se atente ao detalhes

O processo de declaração do Imposto de Renda pode ser um pouco burocrático. Preencher as informações com dados inconsistentes pode te trazer problemas com a Receita Federal. Por isso, tenha muita atenção aos detalhes na hora de enviar o documento.

O que pode acontecer se eu não declarar o financiamento estudantil?

A ausência da declaração desse financiamento pode ser tratada como infração grave, estando sujeita a aplicação de penas mais severas. Além disso, você pode ter seu CPF suspenso e ter que ser obrigado a arcar com multas.

Porquê é importante fazer a Declaração do Imposto de Renda

Mesmo em casos de isenção do pagamento do tributo, a declaração do Imposto de Renda é imprescindível para a garantia do direito de receber possíveis restituições dos valores, acessos a benefícios sociais e para ter uma comprovação de renda.

Leia nosso artigo e saiba mais!