Cerca de R$ 1,3 bilhões em atraso serão pagos a contribuintes do INSS!

Medida tomada pelo Conselho da Justiça Federal (CJF) ordenou que o INSS pague a quantia em atraso para os aposentados e pensionistas.

Pagamento por motivos de processos judiciais contra o INSS

Esse valor será destinado aos contribuintes que ganharam alguma causa judicial contra o órgão público. Os processos, em sua maioria, envolvem concessão ou revisão de benefícios.

Distribuição dos recursos

O CJF determinou que os próprios Tribunais Regionais Federais (TRFs) distribuirão os valores. Dessa forma, fica estipulado a cada região a autonomia de decidir o próprio cronograma de pagamento.

Requisições de Pequeno Valor

Essa medida é garantida pela legislação brasileira, através das Requisições de Pequeno Valor (RPV).

Valores contemplados pela medida

Também foi determinado que a medida irá contemplar ações de valores atrasados até 30 de abril. O limite estabelecido é de até R$ 78.120, o que corresponde a 60 salários mínimos.

Valores maiores do que o estabelecido pelo CJF

Os valores em atraso que estão acima do limite estabelecido pela medida serão contemplados por um esquema diferente, ainda a ser decidido pelo CJF.

Consulte se você pode receber o pagamento

Se você é um contribuinte do INSS, não deixe de conferir se tem direito a receber esse pagamento. É só entrar no site do TRF de sua região, acessar o campo “Consultar Processo” e informar os dados solicitados.

Leia nosso artigo e saiba mais!