10 dicas para encontrar um imóvel certo para você

Você quer comprar um imóvel e não sabe como escolher? Tem dúvidas se o imóvel que está em vista é realmente o ideal para você? Pensando nisso, trazemos dez dicas para que você encontre o imóvel certo para você. 

Acompanhe nosso artigo para que você saiba um pouco mais sobre essas dicas e tenha certeza de que você vai conseguir encontrar aquele que será o imóvel ideal para você e sua família habitarem.

publicidade

Faça uma boa avaliação do imóvel durante a visita

Uma dica importante é avaliar bem o imóvel. Visite cada cômodo, teste tudo. Veja se a parte elétrica está em perfeitas condições, veja a questão da parte hidráulica e se todas as paredes estão em boas condições. Com esses cuidados, sabendo qual o real estado do imóvel, você tem certeza de estar fazendo uma negociação bem correta e que vai trazer somente benefícios para sua família. 

Visite o imóvel em diferentes horários 

Se você quer realmente ter um panorama do imóvel, visite o lugar em horários diferentes. Assim, você terá a certeza dos pontos onde bate sol e onde terá mais umidade. Saberá a situação das iluminações e como o lugar se comporta em todos os lados. Por isso, visitar em horários diferentes é bem melhor. 

Tire fotos ou filme o imóvel

Para que você não tenha dúvidas, tire fotos ou filme o lugar. Se você vai visitar vários imóveis, é uma boa forma de se certificar que, na hora da escolha, lembra exatamente de cada um dos lugares que foi. Assim, com as fotos, você pode escolher melhor o imóvel e analisar com mais calma quando estiver em sua casa. 

Defina qual tipo de imóvel é mais adequado para você: novo ou usado

Cada tipo de pessoa tem um imóvel diferente que combine com ela. Então, defina o que é melhor para você. Conseguir um imóvel novo ou um usado. Qual cabe no seu bolso? Qual atende melhor seus interesses? Com essa informação, a escolha pode ser mais fácil.

Estude a fundo as características da região

Veja onde o imóvel está localizado. Assim, você terá certeza de que vai ter um imóvel em um lugar com um centro comercial próximo ou que tenha acesso fácil a outras áreas da cidade. Fazer a escolha certa da região pode facilitar o seu trabalho na escolha e na hora de realizar suas tarefas. 

Especule se a região pode se valorizar com o tempo

Um imóvel em uma região em crescimento pode ser um ótimo negócio para você. Saber que sua casa pode ser valorizada com o tempo é bom para que você tenha a certeza de que está fazendo o negócio correto na hora de comprar o lugar. 

Pense se o imóvel será adequado para sua família daqui a alguns anos

Esse pensamento deve considerar diversos fatores. Como você pensa sua vida daqui um tempo? Como você espera que sua família esteja? Fazer essa projeção é saber escolher um imóvel que tenha tudo que vocês precisam na hora de comprar. E, assim, com o passar dos anos, você estará em um lugar adequado.

Veja se o imóvel cabe no seu bolso

Comprar um imóvel é um negócio a longo prazo. Saber se ele cabe no seu bolso é essencial, pois você terá que pagar as parcelas. Isso é importante para que você tenha a certeza de negociar e conseguir algo que não vá comprometer toda sua renda.

Saiba lidar da melhor forma também com os vendedores

Conversar bem com o vendedor e negociar com eles é uma forma importante. Então, faça isso com certeza do que está fazendo. Escolha um vendedor honesto, uma construtora ou um proprietário particular que não tente lhe enganar. Com isso, você tem a certeza de que fará o melhor negócio na hora de comprar o imóvel.

Não demore muito para escolher

Mesmo que você visite diversos imóveis, escolher um não pode ser algo que leve muito tempo. Isso porque outra pessoa pode chegar e levar o seu imóvel ideal. Então, veja sempre os lugares e escolha aquele que melhor se adequa às suas necessidades. Escolher com certeza e fazer uma escolha certeira é o melhor para encontrar um imóvel certo para você.

Avalie a regularidade do imóvel

Veja a documentação, veja se tudo está regular. Esta análise vai fazer com que você escolha ou dispense diversos imóveis. Não vale a pena para você escolher um daqueles com documentação toda errada ou que não tenha documentação. Então, faça a escolha por aquele que tenha tudo correto. 

Com essas dicas, certamente que você vai conseguir ter o melhor e mais adequado imóvel para sua família.