3 direitos ao cancelar o seu cartão de crédito

publicidade

Cada vez mais é comum o uso de um cartão de crédito, eles ajudam demais no cotidiano, porém na hora de cancelar a pessoa pode passar por algumas dificuldades, nesse artigo vamos mostrar 3 direitos ao cancelar o seu cartão de crédito.

Presente na vida de quase todas as pessoa são mais seguros e práticos fica tudo bem mais rápido com o uso do cartão, ele te permite parcelar e pagar depois trazendo mais liberdade financeira, mas algumas pessoas tem um certo descontrole com essa liberdade. 

publicidade

Se você deseja cancelar o seu cartão seja por dívidas, mal uso ou por outro motivo, não pode perder esse artigo e ficar por dentro de alguns direitos que possui ao cancelar o seu cartão e que nem todo mundo te fala, nesse processo que pode ser bem trabalhoso.

publicidade

3 direitos ao cancelar o seu cartão de crédito

Cancelar um cartão

Muitos são os motivos que levam uma pessoa a cancelar um cartão algumas o fazem por ter dificuldade de usar e por um descontrole financeiro gerado, outras porque não querem mais o produto ou desejam trocar por outro, algumas por estarem insatisfeitas com as taxas, enfim muitos são os motivos que não vem ao caso.

publicidade

Agora um ponto a se prestar atenção é o fato de na hora de cancelar o processo ser bem burocrático e as instituições buscarem dificultar o cancelamento tentando fazer com que o cliente desista, por isso resolvemos deixar claro alguns dos seus direitos para que na hora de cancelar você busque por eles e não deixe se enganar.

Caso a instituição se negue a cumprir algum dos seus direitos é importante o contato com a mesma presencial em busca de resolução em um primeiro momento e caso não resolver, procurar um órgão de defesa ao consumidor, tipo o Procon para fazer valer os seus direitos.

Um ponto importante é que cancelar um cartão não vai disponibilizar nova linha de crédito para você, geralmente ao cancelar um cartão qualquer linha de crédito é negada, a não ser que se tenha uma negociação nessa área.

Outro ponto é que você não vai poder fazer operações adicionais e as vantagens e recompensas acumuladas serão perdidas, não existem garantia nesse âmbito.

publicidade
publicidade

1° Cancele a qualquer momento

Qualquer pessoa pode cancelar um cartão quando bem entender, desde que quite todas as dívidas, aqui não é preciso esperar o fim das parcelas de anuidade, nem a fatura vencer você pode solicitar o cancelamento sempre, desde que acerte o que deve por boleto ou outro meio.

Basta ligar para a instituição responsável pelo seu cartão e pedir o cancelamento que está garantido no código do consumidor.

2° Comprovante

Sempre que você desejar cancelar um cartão é importante que peça a instituição um comprovante de que deseja cancelar, este comprovante deve ser enviado como protocolo, por e mail ou algum documento, combine um prazo para que esse comprovante seja disponibilizado e caso a instituição não cumpra o combinado você deve ligar novamente ou se dirigir a uma agência caso necessário.

3° Cobranças extras

Assim que cancelar o cartão fique atento para que cobranças extras não sejam cobradas após o cancelamento, ou antes desde que cobradas indevidamente ou sejam abusivas, pague somente o que deve de maneira justa e sem pagar multas ou extras somente por cancelar o cartão. 

publicidade

Outro ponto importante é destruir totalmente o cartão para que ele não seja clonado e utilizado por alguém de má fé, qualquer problema nessa área basta procurar o Procon ou algum órgão de defesa do consumidor e requerer os seus direitos.

Vale a pena cancelar um cartão

publicidade

A resposta é depende porque aqui vai muito dos motivos que você deseja o cancelamento, se somente deseja trocar por um cartão semelhante pode ser ruim no sentido que você perder as recompensas que acumulou na maioria dos casos, então seria interessante usar primeiro para depois cancelar.

Agora se é por causa de descontrole financeiro, dívidas indicamos sim o cancelamento até para que você comece a se organizar, não caia nas tentações que um cartão pode proporcionar.

Existem muitos cartões no mercados alguns com taxas bem em conta e mais vantagens, então vale a pena pesquisar o que mais combina com você, com o seu estilo de vida e que te traga mais vantagens e se for o caso cancelar o antigo.

publicidade