Embora a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore) seja muito complexa e burocrática de ser emitida, muitas vezes, ela pode ser vantajosa. Seu papel de validação da comprovação de renda pode te ajudar a conseguir muito benefícios com seu rendimentos.

É importante conhecer o que é a Decore e como funciona seu processo.

decore

O que é Decore

É um documento utilizado para validar a comprovação de renda de uma pessoa física ou jurídica a terceiros. Por exemplo, para bancos, instituições públicas, corporações e outros.

O Decore é emitido por contador registrado no Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Ele comprova os rendimentos declarados pelo cliente em suas atividades comerciais e profissionais.

Objetivos da Decore

O principal objetivo da Decore é fornecer uma confirmação oficial de recebimento de uma renda, garantindo a veracidade das informações prestadas.

É comumente utilizado no financiamento de processos, empréstimos, concursos públicos, declaração de imposto de renda e outras situações em que seja necessário documentar a renda de uma pessoa ou empresa.

Quem pode emitir?

A Decore só pode emitida por profissionais que tenham registro no Conselho Regional de Contabilidade.

Qual a importância da Decore para conseguir financiamento imobiliário

A Decore pode ter uma grande influência no processo de obtenção de crédito imobiliário, pois ela é utilizada para validar a comprovação da renda do solicitante do crédito junto à instituição financeira.

Como a renda é um dos principais fatores considerados pelas instituições financeiras na análise de crédito, a Decore pode ser determinante para a concessão ou não do crédito.

Por exemplo, ao solicitar um crédito imobiliário, o banco ou instituição financeira exigirá a comprovação da renda do solicitante, por meio de documentos como holerites, declaração de Imposto de Renda, extratos bancários, entre outros.

A Decore determina a aprovação do meu pedido de financiamento imobiliário?

A instituição financeira avaliará uma série de fatores além da renda do solicitante para aprovação do empréstimo, como histórico de crédito, idade, estabilidade na carreira e muito mais. Isso significa que a Decore não garante a aprovação do financiamento, mas pode ajudar a demonstrar a capacidade de pagamento do requerente e aumentar suas chances de ser aprovado.

A validação do Decore pode ajudar a demonstrar a capacidade de pagamento do solicitante e, assim, aumentar as chances de aprovação do crédito.

Como obter a minha Decore

Antes de tudo, vale ressaltar que esse documento apenas só pode ser emitido por um contador registrado no CRC. Isso porque se trata de um termo de responsabilidade financeira que comprova a autenticidade das informações prestadas pelo requerente.

Para conseguir um Decore, é necessário seguir o passo a passo:

  1. Procure um contador registrado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) da sua região.
  2. Forneça os documentos necessários para emitir o Decore, como comprovante de renda, comprovantes de pagamento, extratos bancários, entre outros documentos que comprovem sua renda.
  3. Marque uma reunião com o contador e traga os documentos necessários. O contador analisará os documentos e, se tudo correr bem, emitirá o Decore.
  4. O Decore será emitido em nome do solicitante e conterá informações sobre sua remuneração, como nome completo, CPF, valor da remuneração, período de referência e identificação do contador responsável.

 Certifique-se que seu contador é autorizado pelo CFC

É importante se certificar de que o profissional contador, ou uma assessoria contábil, seja realmente autorizada pelo Conselho Federal de Contabilia (CFC) para elaborar e fornecer Decore válido. Siga os passos:

  1. Entre no site do CFC.
  2. Procure o conselho regional do seu estado, na lista do próprio site.
  3. Acesse o site do seu conselho regional.
  4. Procure a opção “Assessoria de Registro” ou “Assessoria Profissional”.
  5. Digite o nome e o sobrenome ou o número de registro do contador que você deseja verificar.
  6. Caso o contador seja cadastrado no CRC, os dados cadastrais dele, como nome completo, número do cadastro, data cadastral e situação cadastral, serão exibidos na tela.
  7. Se você não encontrar essas informações no site, entre em contato diretamente com o CRC de sua área para obter mais informações sobre o registro de um determinado medidor.

Dicas para melhorar a sua Decore e conseguir aprovação em um financiamento imobiliário

Se você foi reprovado ao pedir um crédito imobiliário devido ao seu Decore, veja algumas dicas para melhorar os seus dados:

  • Organize suas finanças: É importante ter um bom controle financeiro e registrar todas as suas receitas e despesas para que fique fácil comprovar sua renda.
  • Mantenha um bom relacionamento com seus clientes e fornecedores: manter um bom relacionamento com clientes e fornecedores pode ajudá-lo a ter um histórico mais completo e preciso de suas receitas e despesas.
  • Usando um software de gerenciamento financeiro: O uso de um software de gerenciamento financeiro pode ajudar a registrar e gerenciar suas finanças, tornando os saques decore mais fáceis e rápidos.
  • Guarde todos os comprovantes: Certifique-se de manter todos os comprovantes de renda e pagamento de despesas. Isso inclui faturas, recibos, extratos bancários e muito mais.
  • Tenha um contador de confiança: Um contador de confiança pode ajudar a orientá-lo nos melhores caminhos e garantir que seu decore esteja correto e bem preparado.

Confira outras dicas par caso seu financiamento imobiliário for negado.

Decore e Pro Labore

Muita gente ainda pode confundir Decore com Pró Labore. Embora sejam documentos com finalidades diferentes, a “confusão” não é incomum.

Decore – conforme já vimos – é um documento emitido por um contador que tem por finalidade apurar receitas para uma finalidade específica.

Além disso, o Decore se trata de uma declaração emitida por um contador para comprovar a existência de renda sem informar o valor.

Enquanto isso, o Pro Labore é uma forma de pagamento para os sócios ou diretores da empresa que estão envolvidos na gestão do dia a dia do negócio. Ou seja, é um tipo de remuneração paga aos sócios ou diretores, com base no trabalho que realizam e nos resultados alcançados pela empresa.

O valor do Pro Labore é determinado pelos termos da empresa e deve ser registrado na folha de pagamento e na contabilidade da empresa.