Se você procura saber quais ações pagaram mais dividendo em 2019 e pretende entrar no ramo em 2020 e deseja saber as promessas para o ano esse é o lugar certo. Não é de hoje que as ações são famosas por oferecer lucro aos seus clientes.

Investir em ações é um mercado que cresce a cada dia e pode ser bem atrativo para quem sabe investir, ele pode gerar um lucro bacana, um outro diferencial é o pagamento de dividendos para quem quer ter ainda mais rendimento esse dividendo pode ser oferecido por mês, trimestral depende muito da ação.

Tela de operações das ações

Se você tem dúvidas e gostaria de saber mais nesse mercado que é bem interessante, mas exige seus cuidados esse artigo foi feito para você, vamos falar um pouquinho sobre o que é, sobre as principais empresas do ramo de ações e os cuidados a se ter.

O que é dividendo

Bom, algumas empresas oferecem a seus clientes, parte de seus lucros como forma de remuneração, pagamento são os chamados dividendos. A quantia oferecida varia de acordo com cada empresa e mês, não é um valor fixo, mas algumas instituições conseguem manter um valor estável.

Os dividendos podem ser distribuídos por mês, trimestralmente ou semestralmente depende de cada empresa, os melhores são os mensais. Um ponto interessante é que os dividendos não exigem da pessoa a contrapartida, ou seja, ele vem sem precisar que você invista á mais para se ter direito é algo extra.

Como se fosse um bônus da empresa para os seus acionistas, em alguns casos se torna o meio de obter maior lucratividade, mas é preciso ter paciência esse retorno vem com o tempo é preciso saber qual ação investir.

Para saber o quanto você vai ganhar basta multiplicar a quantia que a empresa pretende pagar pelos dividendos pelo número de ações que você possui.

Ações que pagaram mais dividendo em 2019

Quando se fala em dividendos é preciso ter em mente que ele está relacionado ao lucro da empresa, então para se ter acesso a um valor maior é preciso ser acionista de empresas lucrativas, que tenham uma boa gestão e controle.

Um indicador do dividendo é DY(Dividend Yield) que é a relação entre os dividendos e o preço da ação.

Nome empresa DY 12 meses Retorno em um ano %
Petrobras 13,58 59,57
Telef Brasil 13,21 45,98
Cyrela Realt 12,89 120,09
Itausa 12,30 48,2
BB Seguridade 11,87 44,82
Taesa 11,54 56
BR Malls Par 11,50 53,3
Itaú Unibanco 9,75 36,96
Cielo 9,62 39,82
Yduqs Part 8,57 59,25
Qualicorp 8,51 90,44
Cemig 8,2 108,25
Brasil 8,2 79,35
Sid Nacional 7,8 82,44

Melhores ações que pagaram dividendos nos últimos 5 anos

Antes de investir em ações que disponibilizam dividendos a seus acionistas é preciso pesquisar a fundo sobre a empresa sua história, suas finanças não é de hoje que o mercado de finanças é instável e mesmo que algumas empresas consigam manter um padrão, incidentes podem acontecer.

Uma forma interessante de se saber se a empresa possui uma certa estabilidade e analisar o seu histórico de lucros, abaixo uma tabela das melhores ações que oferecem dividendos nos últimos 5 anos.

Nome empresa  DY 5 anos em %
Petrobras 13,58
Taesa 12,18
Itausa 8,06
Telef Brasil 7,55
Cemig 7,16
Btgp Banco 6,99
BB Seguridade 6,92
Smiles 6,62
Engie Brasil 6,61
Santander BR 6,53
Itaú Unibanco 6,46
Bradespar 6,07
Brasil 6
Irbbrasil Re 5,75

Ao analisar a tabela e se comparar com a de cima podemos perceber algumas empresas que adquiriram um padrão de destaque no ramo dos dividendos e a Petrobras, por exemplo manteve além da colocação a quantia do DY, o que é bem interessante.

Vale a pena investir em dividendos

Olha essa é uma pergunta bem pessoal e depende do que cada um deseja, em se tratando de investimento a pluralidade de investimento é sempre uma boa, pois essa diversificação traz lucros de várias as fontes então mesmo que algum dê errado, ainda tem um que vai te dar retorno.

No geral os dividendos são bem interessantes, os seus lucros são considerados altos, então vale sim a pena investir em ações que disponibilizam dividendos a seus acionistas.