O ano de 2019 foi de mudanças para quem é MEI, e em 2020 as mudanças vão aumentar ainda mais. Quem é microempreendedor individual sabe das dificuldades do mercado, de se manter de pé diante das grandes empresas que são tão forte e com preços bem mais em conta. 

Em meios a tantos desafios surgiu o sistema de imposto facilitado buscando dar um pouco de proteção ao MEi, porém algumas mudanças ocorreram e agora vai existir um pouco mais de burocracia nas relações e algumas profissões consideradas perigosas não poderão mais funcionar.

Se você é MEI e gostaria de saber quais foram as mudanças e a perspectiva para o seu futuro em relação a impostos, funcionamento, esse artigo foi feito para você! Vamos falar um pouquinho sobre as novas mudanças, esclarecer algumas dúvidas.

MEI

Um pouco sobre MEI

Destinado a pequenos empreendedores que ganhem até 81 mil ao ano e possua só um funcionário, traz vantagens e benefícios aos seus associados, como impostos bem simplificados e mais baratos que um empreendedor normal .

O MEI conta com benefícios como aposentadoria, auxílio doença, dentre outros, geralmente a pessoa paga uma taxa de 5% do salário mínimo referente ao inss, o que gera uma contribuição em média de R$50,00 que pode variar para mais ou menos um pouquinho de acordo com a categoria.

Dicas sucesso MEI

Para que seu negócio dê certo é preciso algumas medidas a primeira delas e regularizar sua situação, mais abaixo você verá que o MEI sofreu algumas mudanças, sendo muito importante que a pessoa se adeque a elas de modo a ficar em dia com a categoria e ter seus direitos garantidos.

Uma outra dica é a divulgação da marca só é lembrado quem é visto, não tem jeito a propagando é a alma do negócio busque investir nessa, área abuse das redes sociais que são eficientes e gratuitas, você verá como suas vendas vão aumentar.

Um ponto importante é que traz prejuízos e confusão e misturar suas contas pessoais com a da empresa, erro grave prejudicam em muito o negocio, tenho tudo dividido, é importante aderir essa ideia, dividir a contabilidade da empresa sem nunca misturar com as pessoais, para evitar dívidas e dor de cabeça. 

Gestão e gerenciamento são a cereja do bolo você nunca evolui se não tiver a organização e planejamento necessários, o negócio precisa ser bem administrado, para que cresça de o lucro pretendido.

Mudanças

No dia 6 de dezembro foi publicado uma resolução com intuito de trazer mudanças para quem é MEI, vamos citar os pontos de maior dúvida é maior importância para ajudar a esclarecer algumas informações.

A Partir desse ano todo MEI deverá cadastrar seu funcionário no e social, de modo a constar todos os dados do trabalhador exames admissionais, fiscos, folha de pagamento um registro bem completo.

Com todos os dados em mãos o sistema vai ajudar o MEI no cálculo INSS dentre outros comuns no dia a dia .

Algumas atividades consideradas de alta periculosidade, foram excluídas do MEI, mas não só atividades perigosas, atividades comuns também foram, agora esses empreendedores terão de migrar para outros tipos de categoria como EPP empresa de pequeno porte e ME microempresa.

Abaixo uma tabela com algumas atividades excluídas:

Humorista contador de história independente
Esteticista independente
Instrutor informática independente
Produção de fogos de artifício
Ensino música, idiomas, professor particular
Cursos preparatórios concurso
Bares e estabelecimentos especializados em servir
Cursos gerenciais
Coletor residuos perigosos
Dedetizador independente

Algumas atividades tiveram sua nomenclatura mudada, mas ainda fazem parte do MEI, caso você se enquadre nessa categoria basta mudar a nomenclatura do seu cadastro clicando em alterar dados.

mudanças

Em relação a contribuição mensal ela vai aumentar devido ao fato do aumento do salário, mas ainda é 5%, não alterou a quantia.

Até 31 de março todo MEI deve enviar uma declaração de faturamento referente aos ganhos passados esse procedimento é feito todo ano, no ano de 2020 além da receita relacionada a atividade do comércio, os dados devem constar no DASN-SIMEI.

No geral são essas as mudanças mais significativas em caso de mais dúvidas você pode consultar a resolução já citada acima e o site do MEI que te permite cadastrar, mudar dados e obter todas as informações que precisa para ser um MEI e estar em dia.