Veja abaixo como solicitar o seu auxilio Brasil em menos de 5 minutos.

Auxílio Brasil: saiba o que é e como você pode solicitar o seu!

Como solicitar o Auxílio Brasil?

 Para você que se encaixa em uma das faixas do Auxílio Brasil e quer solicitar o benefício, deve compreender alguns detalhes complementares sobre este benefício que o governo federal traz para a população:

  • Pessoas que estão cadastradas no Bolsa Família automaticamente serão transferidas para o novo programa, o Auxílio Brasil, recebendo proporcionalmente ao que recebiam com os novos ajustes prometidos pelo governo. 
  • Para receber o Auxílio Brasil, você deve se cadastrar pelo CadÚnico, que deve ser realizado no CRAS da sua cidade. 

Se você faz parte do segundo grupo, aqueles que precisam se cadastrar no Cadastro Único para receber o auxílio, confira, inicialmente, se sua família está habilitada para entrar neste cadastro. Para isso, precisa atender uma das seguintes condições:

  1. A renda total da sua família não pode passar de três salários mínimos. Basta somar os valores recebidos por todos que trabalham na casa e ver o total. 
  2. A renda mensal por morador na sua casa não pode passar de meio salário mínimo. Some a renda de todos na casa e divida pelo número de pessoas que moram com você.

Conferindo que você e sua família podem fazer parte do Cadastro Único, procure o CRAS mais próximo da sua casa para fazer o cadastro. 

Para isso, você deve levar, no mínimo, um documento de cada um dos membros que more com você e preencher todas as informações solicitadas. Você receberá um número chamado NIS.  A partir desse NIS que a Caixa faz o pagamento do Auxílio Brasil. Esse número é acompanhado pelo governo para saber como anda a situação do beneficiário.

Como saber se fui aprovado e consultar o Auxílio Brasil?

Depois de fazer o cadastro, o governo vai analisar as condições e liberar o Auxílio Brasil. Em caso positivo, você receberá um cartão para fazer o saque na Caixa Econômica Federal. Caso não receba, ou tenha o pedido rejeitado, pode solicitar revisão.

Você pode consultar sua situação no site da Caixa, com o e-mail e senha cadastrado no CadÚnico. Clique aqui para acessar o site e entre com seus dados.

Assim, você terá acesso às informações e saberá exatamente o andamento de seu auxílio. Estando liberado, você recebe seu cartão e poderá sacar seu dinheiro mensalmente. 

É importante que você mantenha seu Cadastro Único sempre atualizado, para não ter nenhum problema.