Auxílio emergencial: A segunda parcela será paga a partir de segunda feira
Na última quinta-feira (14), o presidente da caixa, Pedro Guimarães anunciou que a partir da próxima segunda feira a segunda parcela do auxílio emergencial será depositada. O pagamento será de acordo com a data de nascimento.
Já faziam duas semanas que a Caixa não liberava o auxílio. Na última terça feira dia 13 foi divulgado um balanço de pagamentos que apontava um gasto de R$ 35,5 bilhões a 50 milhões de brasileiros, esses números haviam sido apresentados no último dia 30 de abril o que demonstra a interrupção dos pagamentos nos últimos dias.
A ideia é pagar mais um lote da primeira parcela de sexta a domingo referente a pessoas que estavam com pendências e com processo em análise, não foram disponibilizados números em relação a quantidade de pessoas que vão receber o auxílio ou dados mais completos. Quem já recebeu a primeira parcela ainda não tinha informações concretas sobre as próximas parcelas, somente pessoas que participam de programas sociais do governo já sabiam.
Uma mudança é que no começo foram feitas 20 milhões de contas na Caixa para pessoas que não tinham acesso a outras contas eletrônicas ou bancárias, agora mesmo quem já tem conta em outro banco e recebeu a primeira parcela nela, entrará na mudança, onde ser aberta uma conta na Caixa para quem for receber o benefício.
O cronograma de pagamento da segunda parcela começa a partir de segunda-feira (18) e seguirá até 13 de junho, de acordo com decreto que saiu nesta sexta feira dia (15). Já a terceira parcela ainda está sem definição, outro detalhe é que o cronograma vale somente para quem recebeu o benefício da primeira parcela até 30 de abril, para quem recebeu depois ainda não tem previsão.
Uma mudança é que a segunda parcela será depositada em poupança digital na Caixa para todos. A princípio a pessoa vai poder pagar contas, boletos e fazer compras pelo cartão virtual.
A partir do dia 30 de maio a quantia dessas conta será liberada para saque em espécie para as pessoas que receberam a primeira parcela em outros bancos, a transferência para outros bancos vai seguir o mesmo cronograma. Existem cerca de 58 milhões de brasileiros que vão receber o auxílio, cerca de 8 milhões aptos ainda não conseguiram receber o auxílio.
Depósito conta digital
- 20 de maio: nascidos em janeiro e fevereiro
- 21 de maio: nascidos em março e abril
- 22 de maio: nascidos em maio e junho
- 23 de maio: nascidos em julho e agosto
- 25 de maio: nascidos em setembro e outubro
- 26 de maio: nascidos em novembro e dezembro
Saque em dinheiro/ transferência
- 30 de maio: nascidos em janeiro
- 1 de junho: nascidos em fevereiro
- 2 de junho: nascidos em março
- 3 de junho: nascidos em abril
- 4 de junho: nascidos em maio
- 5 de junho: nascidos em junho
- 6 de junho: nascidos em julho
- 8 de junho: nascidos em agosto
- 9 de junho: nascidos em setembro
- 10 de junho: nascidos em outubro
- 12 de junho: nascidos em novembro
- 13 de junho: nascidos em dezembro
Recebe bolsa família
- NIS 1: 18 de maio
- NIS 2: 19 de maio
- NIS 3: 20 de maio
- NIS 4: 21 de maio
- NIS 5: 22 de maio
- NIS 6: 25 de maio
- NIS 7: 26 de maio
- NIS 8: 27 de maio
- NIS 9: 28 de maio
- NIS 0: 29 de maio