O Auxílio Moradia, diferentemente de outros programas sociais, é uma iniciativa municipal. Milhares de famílias brasileiras em vulnerabilidade social já se beneficiaram dele.

O Brasil é um país que sofre de um grande déficit habitacional, e por conta disso, toda assistência do Estado é necessária. Saiba mais a respeito do Auxílio Moradia.

auxílio moradia

O que é o auxílio moradia?

O Auxílio Moradia é uma das modalidades do programa “Auxílio Aluguel”. É um benefício social que visa cobrir despesas temporárias para a reconstrução de moradias, afetadas por chuvas ou outras intervenções urbanas e ambientais.

Quem tem direito?

Famílias de baixa renda que tiveram sua residência parcial, ou totalmente, destruídas por catástrofes naturais. Além disso, o auxílio também é destinado a famílias que tiveram que desocupar suas casas por execuções de obras públicas e outras intervenções urbanas.

Outros pré-requisitos variam de município para munícipio.  

Qual o valor recebido?

O benefício tem caráter emergencial, e por isso, tem o valor do custo de um aluguel popular. Por não ser do governo federal, o valor do subsídio também pode variar de município para município.

Como me inscrevo?

Antes de mais nada, é necessário que a família que busca o benefício esteja inscrita no Bolsa Família. Para fazer isso, realize o Cadastro único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) por meio do site, ou app do Bolsa Família

APERTE AQUI PARA BAIXAR O APP DO BOLSA FAMÍLIA NO IOS

APERTE AQUI PARA BAIXAR O APP DO BOLSA FAMÍLIA NO ANDROID

Depois disso, procure o Centro de Referência de Assistência de Assistência Social (CRAS) da sua cidade e leve documentos necessários como:

  • Cópia do RG ou CPG
  • Cópia da Certidão de Nascimento dos filhos
  • Cópia de comprovação de renda
  • Cópia de comprovante de residência

Como o benefício é de ordem municipal, o CRAS vai orientar o processo de inscrição específico de sua cidade.

Como saber se minha cidade possui?

Se você se enquadra, se precisa de mais informações sobre o auxílio moradia, ou para saber se sua cidade possui esse auxílio, acesse o site da prefeitura da sua cidade ou vá até o CRAS para maiores informações.