Capital de Giro: O que é e porque e tão importante para uma empresa

publicidade

Quando o assunto é abrir uma empresa sempre vem em mente a palavra capital de giro, mas você realmente do que se trata e o porquê é tão importante para uma empresa? Bom não se preocupe vamos ajudar você.

O funcionamento de uma empresa nem sempre é simples e depende de vários fatores dentre eles o capital de giro, seja no início ou no decorrer dos anos ele sempre vai ser importante e essencial à vida da empresa, todo seu funcionamento gira em torno dele.

capital de giro

Se você pretende abrir uma, empresa ou só quer saber mais sobre o funcionamento de uma, esse artigo foi feito para você, vamos falar um pouco sobre o que é capital de giro, sua importância,como calcular e outras informações.

O que é capital de giro

Basicamente capital de giro é o montante que uma empresa tem, esse capital é espalhado em várias contas formado pelo total da soma das mesmas é com esse dinheiro que a empresa sobrevive, ele é o resultado do dinheiro que você tem e o que você deve.

Seja para iniciar uma empresa ou manter ao longo dos anos você sempre vai precisar de ter capital em caixa para comprar bens, pagar contas enfim fazer a empresa funcionar, esse capital está sempre em movimento de contas e por isso é denominado de giro.

É essencial para vida de uma empresa sem ele ela simplesmente não existem, pois não tem como funcionar sem dinheiro para realizar as atividades simples do dia a dia, por isso a importância do gerenciamento e administração do mesmo.

O capital de giro é o recurso financeiro que está presente nos estoque, nas contas a receber, no caixa ou na própria conta corrente da empresa,  ele representa o valor que a empresa precisa para operar, para realizar a sua atividade econômica.

Importância para empresa

O capital de giro tem uma participação considerável no funcionamento da empresa, possui grande participação no fluxo de caixa, por isso a importância de se ter um gerenciamento adequado, controlar os ativos e passivos para que no final a conta possa fechar.

publicidade

Trabalhar com capital de giro baixo pode prejudica e muito nas operações da empresa, e ela pode até acabar com o caixa negativo, ter controle do capital de giro permite a pessoa saber a hora de comprar e vender, quando vai ganhar mais, suprir as necessidades operacionais, calcular quantas parcelas ela pode pagar.

Enfim controla literalmente o funcionamento do empresa sem dinheiro a empresa não vive ela vai a falência, aliás a falta de controle e acompanhamento das finanças e do capital de giro é o principal causador das falências das empresa.

Quando as contas não são planejadas e o capital de giro entra em colapso ocorre déficit nas contas, falta de capital para investimentos e a necessidade de empréstimos bancários, A falta de capital de giro pode levar as empresas a adquirir empréstimos e aí mora o perigo.

Quanto mais a empresa pega de empréstimo maior são as chances de descontrole, o que é bem prejudicial a empresa.

Como calcular

A fórmula para se calcular o capital de giro é bem simples basta você somar o ativo circulante da empresa e retirar o passivo circulante.

CGL = AC – PC

O ativo circulante representa todas as contas que a empresa tem de direitos, contas a receber, dinheiro banco, é o dinheiro que a empresa tem direito de receber a curto prazo, já o passivo são os deveres que a empresa possui contas a pagar, impostos a recolher. 

publicidade

Ciclo operacional é o intervalo de tempo gasto na execução de todas as atividades da empresa até o recebimento de suas vendas.

Ciclo financeiro é o intervalo de tempo entre os eventos financeiros que ocorreram no ciclo operacional da empresa.

Saber esses ciclos é importante para que a pessoa tenha controle das finanças do que entra e do que sai, do lucro real obtido e dos prejuízos, é de extrema importância acompanhar os relatórios contábeis e balancetes da empresa para não se ter uma ideia errada que possui dinheiro e na hora de pagar ser insuficiente.