Carta de crédito: O que é e como funciona no consórcio
Se você está em busca de ter um bem com um valor mais alto, que tenha que dispor de mais dinheiro, então é certo que você já ouviu falar sobre a carta de crédito. Muito conhecida por quem quer adquirir bens, é preciso conhecer o que ela é e como funciona.
Assim, sabendo todos os detalhes da carta de crédito, você pode fazer a compra do item que tanto deseja e aproveitar melhor na hora de ter mais vantagens em seu investimento, seja numa casa, automóvel ou o que você desejar comprar.
O que é carta de crédito?
De uma forma geral, a carta de crédito é um documento ou um título que garante que você tenha um valor alto para fazer uso dentro daquilo que é especificado no papel. Ou seja, é uma garantia de que você tem seu valor para poder usar.
Para conseguir uma carta de crédito, você deve ser contemplado no consórcio que está participando, então, vai receber o título com o valor que foi feito o contrato.
Então, de forma geral, a carta de crédito é o resultado final de um consórcio, o documento que atesta que você tem o valor que contratou em mãos e que vai poder fazer uso dele.
Como funciona a carta de crédito?
A carta de crédito funciona de maneira bem simples. Ela é uma forma segura e que vai permitir que você tenha mais facilidade de ter seu dinheiro.
Na hora que você contrata um consórcio, seja ele qual for, você tem prestações a pagar. À medida que vai fazendo o pagamento, você pode ser contemplado com o sorteio do seu consórcio, que é o objetivo de todas as pessoas.
Mas, ao invés de sair do consórcio com o dinheiro em mãos, foi criada a carta de crédito, ou seja, um título que define o valor que você tenha e que vai fazer com que você acesse o dinheiro na hora de adquirir seu bem.
Assim, não tem a preocupação em precisar movimentar o dinheiro, já que este fica no banco e você apenas tem o título garantindo o valor que contratou.
Carta de crédito contemplada
Existem três formas de ser contemplado com sua carta de crédito. Você vai precisar acompanhar o grupo e ver junto com o consórcio como vai fazer para isso.
A primeira forma é a partir de sorteio. Com o sorteio, você recebe a carta de crédito direto. Todo mês a operadora vai sortear seu crédito e você deve acompanhar para saber se foi contemplado ou não.
A segunda forma é dando um lance. De acordo com o valor que você der de lance, pode ser que seja contemplado com sua carta.
E, por fim, você tem a carta contemplada se acabar de quitar seu consórcio. Assim, recebe o dinheiro e pode usar na hora de fazer a sua compra.
Como usar a carta de crédito
Antes de usar sua carta de crédito, é preciso consultar sua administradora para saber todas as possibilidades que ela traz para você.
Em geral, você usa a carta de crédito para adquirir aquele bem que você inicialmente contratou o valor para comprar. Assim, você tem cartas para imóveis, para automóveis e para tantos outros bens que sejam possíveis comprar.
Mas, com o passar do tempo, é possível fazer mudanças em sua carta de crédito.
Assim, você pode ter contratado uma carta para determinado carro, mas escolher no final outro modelo ou até não comprar um novo e sim um seminovo. Ou quem sabe decidiu por outro tipo de imóvel.
Além disso, você pode decidir não usar a carta de crédito. Para isso, em geral, você deve quitar todas as parcelas e, no final, esperar 180 dias para fazer o recebimento de seu dinheiro de volta.
Pode, também, fazer a venda de sua carta de crédito, quitada ou não, para outra pessoa.
Mas, antes de qualquer operação, é fundamental que você veja no contrato com a administradora o que é permitido fazer com sua carta de crédito. Assim, você tem certeza de que está usando corretamente e que vai conseguir seu bem.
O que fazer com reajuste da carta de crédito?
Com o passar do tempo, todo consórcio passa por reajuste. Isso acontece para que você não perca a valorização do seu dinheiro.
Por isso, é importante que desde o início do consórcio você veja quais serão os reajustes e quais os índices usados pela operadora de crédito, para que não tenha surpresas.
Em geral, o reajuste é anual e vai ser automático, baseado em algum índice e com um percentual fixado pela operadora.
Você deve fazer o pagamento com o reajuste para que não tenha desvalorização do seu capital e, ao receber a carta de crédito, você possa usar seu dinheiro com mais tranquilidade e com mais qualidade.
Quanto tempo dura uma carta de crédito?
Na hora de fazer o seu consórcio, a seguradora vai estipular o tempo da carta de crédito. Em geral, ele dura entre 90 e 180 dias. Mas é importante que você observe junto com a seguradora este tempo.
Se você for contemplado e não usar a carta dentro do tempo estipulado, você não perde o crédito, entretanto, vai ter que passar por novas análises e ter que esperar um tempo para que possa usar novamente seu crédito.
Para quem ainda estiver com parcelas em aberto, pode ser necessário ter que esperar a finalização do grupo e, assim, poder usar seu dinheiro.
Por isso, é importante organização para que você não tenha problemas com sua carta de crédito e, assim, possa ter o dinheiro para fazer a compra de seu imóvel.
Com essas informações, procure uma seguradora, veja as vantagens de fazer o consórcio por ela e, então, você vai ter sua carta de crédito liberada quando você precisar.
Gostou das dicas? Veja mais em nosso site e saiba tudo sobre suas finanças.