Com a volta Bolsa Família em 2023, os beneficiários estão sempre atrás das novidades do programa social que retornou no lugar do antigo Auxílio Brasil. E uma das notícias mais recentes, que tem despertado dúvidas e curiosidades, é sobre o cartão do Bolsa Família.

É importante entender tudo do programa, afim de poder beneficiar ao máximo do auxílio. Saiba mais a respeito do que é o cartão do Bolsa Família 2023, como desbloquear, como solicitar a segunda via, onde localizar o número do NIS no cartão e muito mais.

cartão do bolsa família

Crédito: Matheus Britto

Novidades do cartão do Bolsa Família

De acordo com pronunciamento do Governo Federal, por meio do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, os beneficiários do Bolsa Família terão direito a um cartão de débito.

Até o ano passado, o cartão para o uso do benefício era apenas virtual e podia ser usado somente por meio do aplicativo CAIXA Tem.

O Governo Federal estima que nos próximos meses cerca de 21 milhões de unidades do cartão serão emitidas e chegarão às mãos dos beneficiários.

Como cartão do Bolsa Família poderá ser usado?

O cartão de débito Bolsa Família poderá ser usado para fazer saques em dinheiro e para a realização de compras via débito, além de ser utilizado meio de pagamento em todos os estabelecimentos comerciais que possuam maquininhas.

Vale lembrar que o cartão não precisa ser solicitado, e sua emissão será automática por lotes para quem está incluso no programa Bolsa Família. O cartão virá no nome do titular do benefício e será entregue no endereço da pessoa.

Como desbloquear o cartão do Bolsa Família?

Assim que o cidadão receber o cartão do Bolsa Família 2023 será necessário fazer o desbloqueio para pode utilizar. Veja um passo a passo fácil e simples para desbloquear o cartão:

  • Entre em contato com o Atendimento Caixa ao Cidadão, pelo site , ou pelo número 0800 726 02 07 (ligação gratuita).
  • Ao ser atendido, escolha a opção 5, que é “Cartão Social e Senha do Cartão Social”.
  • Então, você irá na opção 2, que é para desbloquear o cartão social, cadastrar ou recadastrar a senha. Siga todas as orientações que o atendimento dará.
  • Após esse passo a passo, vá até uma Casa Lotérica com um documento de identificação com foto. Assim, o cartão do Bolsa Família ficará desbloqueado para a utilização. Nesse momento, você também poderá mudar a senha, se desejar.

Como solicitar a segunda via do cartão Bolsa Família

Ate o momento, de acordo com a Caixa Econômica Federal ainda não há opção de solicitar a segunda via do cartão Bolsa Família e nem previsão.

Portanto, recomenda-se atenção para o cartão não ser extraviado, perdido ou furtado / roubado. Caso o beneficiário perca a primeira via do cartão, a opção será usar o cartão virtual, já disponível no aplicativo do CAIXA Tem.

APERTE AQUI PARA BAIXAR APP CAIXA TEM NO IOS

APERTE AQUI PARA BAIXAR APP CAIXA TEM NO ANDROID

Além disso, não deixe de comunicar a perda do cartão, indo até uma agência da Caixa com um documento com foto para o bloqueio do cartão perdido.

Se em último caso, o cartão for usado indevidamente, é recomendado fazer um Boletim de Ocorrência (BO)

Onde fica o número do NIS no cartão Bolsa Família?

O NIS (Número de Identificação Social) fica impresso na parte da frente do cartão. No canto inferior esquerdo, dentro de um arco na cor azul.

O NIS é a numeração que identifica e permite que os cidadãos que moram no Brasil tenham acesso a benefícios sociais federais, além de estaduais e municipais.

Algumas pessoas têm o número do PIS (Programa de Integração Social), que também pode ser usado enquanto alguém não tenha o NIS.

Tanto o NIS quanto ao PIS incluem também o acesso a informações e movimentações de benefícios e direitos trabalhistas, como o FGST, seguro desemprego e outros.

Tenha seu CadÚnico sempre atualizado

Como o Bolsa família foi reinaugurado em 2023, muitas mudanças ainda estão sendo feitas. Por isso, é muito importante que as pessoas que recebem o Bolsa Família mantenham todos os dados atualizados no CadÚnico (Cadastro Único). São informações como telefone e endereço, principalmente, pois elas serão utilizadas para entrar em contato com o cidadão e assim ser emitido e enviado o cartão do Bolsa Família.

Assim, para ajudar, veja o passo a passo de como fazer a atualização e alterações quando forem necessárias.

Pelo aplicativo CadÚnico

  • Baixe o aplicativo do Cadastro Único no seu aparelho de telefone celular, buscando nas lojas de apps Google Play ou App Store. O aplicativo é gratuito.
  • abra o aplicativo do CadÚnico no seu celular.
  • Vá na opção em “Entrar”.
  • para atualizar, vá em “Enviar”.
  • Caso seja preciso alterar algum dado, preencha as informações novas nos campos correspondentes (renda, endereço, telefone, etc) e depois vá em “Enviar”.
  • Basta aguardar a confirmação que a atualização ou alteração foi enviada, o que acontece instantaneamente.

APERTE AQUI PARA BAIXAR APP CADÚNICO NO IOS

APERTE AQUI PARA BAIXAR APP CADÚNICO NO ANDROID

Pela internet

Também existe a opção de fazer a atualização do cadastro por meio do site.
Pelo portal do Cadastro Único com o login e senha da conta gov.br

  • Preencha o CPF do titular.
  • Em seguida, preencha a data de nascimento. 
  • Então, vá em “Consultar”.  
  • Escolha a opção “Atualizar”.
  • Importante: o site permite a atualização e consulta do Cadastro Único e não alterações.

Por telefone

Para quem não tem acesso à internet, é possível se informar sobre como atualizar ou alterar dados do CadÚnico. Nesse caso, siga os passos:
Entre em contato com o número 0800 707 2003 (a ligação é gratuita). 
• Então, vá na opção 5 e escolha a opção do Cadastro Único.

Atenção: o telefone tem atendimento das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados domingos e feriados, o atendimento é das 10h às 16h.

CRAS

Outra forma é se informar diretamente no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). No caso, para quem não tem acesso a todas as formas mencionadas.

No entanto, cada CRAS atende de uma maneira. Alguns fazem o atendimento no dia, caso exista senhas, outros pedem o agendamento. Confirme essa informação com os funcionários do local e peça as orientações.

Seguindo os passos você não terá problemas com o novo cartão do Bolsa Família!