Se você tem uma característica mais tradicional e gosta de dar uma mesada para o seu filho, e está em busca de ensinar o seu pequeno a administrar o próprio dinheiro, os cartões mesada podem ser uma boa opção, mais a frente você verá o que são esses cartões e como utilizados.

Cartões mesada são a nova aposta do mercado, a ideia é ensinar o controle de gastos para os pequenos através de uma maneira rápida e fácil, tudo é feito na palma da mão e o bom é que os pais têm acesso a tudo.

cartão mesada para o seu filho

O que é o cartão mesada

É um cartão pré pago onde os pais têm todo o controle podem bloquear, colocar crédito quando quiserem e acompanhar todas as ações dos seus filhos, ele não possui fatura e parcelamento. A ideia é criar na criança um controle financeiro para que ela consiga gerenciar as suas contas e gastos é possível ter acesso a quanto ela gastou e com o que é a quantia que ainda falta para gastar.

Ideal para educação financeira para quem está começando permite o controle e acesso de todos os gastos e tudo é feito pela internet. Eles podem vim em vários desenhos, escudos de times e personagens vai de gosto.

Como fazer cartão mesada

Basta fazer uma pesquisa dentre os cartões existentes e escolher o que mais combina com você e com o seu estilo e pedir pela internet mesmo, através do seu CPF informe todos os seus dados e do seu pequeno depois é só esperar no endereço informado.

É bem simples pedir o seu, alguns você consegue em supermercado, sem comprovar renda ou ter conta corrente. 

Cartão mesada Turma da Mônica Sem conta corrente, sem comprovação de renda, tudo é feito online, recarregável, bandeira Visa.
Cartão mesada Capricho Pré pago, bandeira Visa tudo feito online, tarifa de aquisição R$24,90
Cartão mesada Banco do Brasil Pré pago, tarifa 5 reais mensais e dez de aquisição, bandeira Visa
Cartão mesada Itaú Tarifa de emissão 15 reais taxa mensal 4,50 reais, pré pago, bandeira Visa
Cartão mesada Caixa Disponível nas bandeira Visa e mastecard, 3 anuidades gratuitas, pré pago.

Vantagens

  • O cartão mesada tem uma ideia bem interessante de permitir o controle dos pais sobre os gastos do filho, saber onde ele gasta como é o seu perfil e permitir que ele tenha certa liberdade e possa aprender como agir em termos financeiros.
  • Os pais podem colocar crédito quando quiserem e a criança só pode gastar aquela quantia, não tem como exceder o limite, outro ponto é que a pessoa pode cancelar e bloquear o cartão quando quiser.
  • Controle online de todos os gastos e contas tanto para criança, quanto para os pais.
  • Maior segurança a criança não precisa andar com dinheiro, não corre o risco de perder.

Desvantagens

  • Bom nem tudo é ponto positivo, geralmente existe o outro lado. Quando assunto é cartão mesada seu uso é bem polêmico por especialistas, muitos acham que o uso do cartão é mais prejudicial que benéfico, que esse controle acaba atrapalhando a criança.
  • Eles acreditam que o cartão tira um pouco da liberdade da criança que por medo devido ao controle dos pais pode agir de forma diferente que ela deseja, e com isso ela não aprender o que deve e em um futuro sem a vistoria dos pais pode ter problemas, pois não tomou a consciência devida.
  •  Essa linha defende que a criança deve receber o dinheiro e o ensinamento e caso gaste errado tem de esperar o próximo mês para receber de novo, que os pais não devem ceder, pois só assim elas aprendem.

Vale a pena fazer um cartão mesada?

Falar se esses cartões valem ou não a pena é bem difícil, pois vai depender um pouco da característica do seu filho, é um cartão que traz facilidade e segurança sem dúvida, mas se o intuito for aprendizagem financeira cada criança deve ser analisada em particular.

O que você não pode esquecer é de sempre conferir as tarifas para ver se esse cartão realmente fica em conta, analisar o custo e benefício. E depois a personalidade do seu filho se ele conseguir aprender com essa liberdade e controle vale á pena, caso contrário melhor tentar outros meios.