Então chegou o grande dia. O dia que você tanto almejou, a escolha de seu apartamento próprio. Mas, neste momento, uma dúvida lhe abateu: como escolher um bom apartamento? O que preciso saber para que ele me atenda e seja o ideal para a minha família? Existe alguma dica para que eu faça a melhor escolha? 

Como escolher apartamento

Se este é o momento em que você está, leia nosso artigo até o final. Você vai descobrir algumas dicas práticas que farão com que você faça a melhor escolha de apartamento e tenha a certeza de que vai fazer o negócio certo. No final, vai ter valido a pena a compra e você vai ficar satisfeito com o que conseguiu adquirir. 

Como escolher a posição do apartamento 

Um primeiro e importante item a se pensar é sobre a posição do seu apartamento. Certamente que você já viu anúncios dizendo que o apartamento está com a face Norte. Isso quer dizer que ele é feito para que este lado do apartamento receba mais iluminação solar. 

Em tese, um apartamento com face norte é mais vantajoso por conta da iluminação solar. E essa iluminação vai trazer para você vantagens, como:

  • Melhor iluminação interna; 
  • Evita mofo nas paredes e cômodos; 
  • Há melhor aquecimento, deixando o ambiente mais agradável e confortável;
  • Evita umidade dentro do apartamento;
  • Evita paredes descascando;
  • Reduz risco de alergias e de doenças respiratórias

Você pode perceber que a face correta vai trazer um conforto maior para os moradores dos apartamentos. Por isso, é ideal fazer uma boa escolha. Então, face norte esta seria a posição ideal para que você tenha um apartamento. 

Porém, existem outras questões que você deve considerar na hora de sua aquisição. 

Vale mencionar que o clima, a região, a planta do imóvel e as construções ao redor vão interferir diretamente na qualidade do imóvel, fazendo com que você tenha mais ou menos iluminação. Não basta ser face norte se nela está um monte de construções que bloqueiem o sol para seu apartamento. Não adianta um lugar que o clima não auxilie. 

Ou seja, o ideal é escolher a posição de apartamento que traga mais conforto, iluminação e que a paisagem seja ideal para se viver. 

Dicas Como escolher o melhor apartamento na planta

Se no seu caso, a escolha vai ser de um apartamento na planta, as dicas são outras. Você deve fazer uma escolha de acordo com diversos fatores. E eles vão fazer com que seja uma escolha certeira e que vai trazer maior conforto para toda a sua família. 

Siga as dicas a seguir para que não tenha dificuldades nessa escolha:

  1. Definir o tipo e o tamanho do apartamento: você deve analisar a planta, ver como o apartamento foi criado, como é a disposição dos apartamentos e se ele tem o tamanho ideal para que sua família more sem problemas. 
  2. Escolher o bairro: a escolha do bairro faz com que você tenha a certeza de escolher um apartamento que vai atender às suas necessidades. Ver o que tem por perto, as construções ao redor e saber como o bairro pode lhe atender é ideal para escolher um apartamento na planta.
  3. Saber o que checar nas visitas: você vai ver o decorado. Então, pergunte sobre a construção inteira. Veja se realmente ela vai atender ao que lhe foi oferecido e se você vai viver bem naquele lugar. Assim, evita de surpresas na hora de se mudar.
  4. Verificar a estrutura do condomínio: veja como a construção está sendo realizada e se ela segue todas as regras de segurança. Com certeza vai conseguir ver a planta com todos os detalhes e saber se realmente é um condomínio sério. 
  5. Estudar a valorização do imóvel e da região: veja como está a questão do bairro onde vai morar e do imóvel. Qual a previsão de valorização? Se você pretende, futuramente, ir para outro lugar, pode ser algo essencial ao analisar um apartamento na planta. 
  6. Analisar todos os custos: veja se cabe no seu bolso este apartamento. Veja os gastos com as prestações e com o condomínio. Calcule tudo de acordo com o que você recebe e veja se vale a pena.
  7. Consultar especialistas: converse com a construtora, veja o que lhe indicam. Fale de sua real situação e peça que ofereçam apartamentos que condizem com seu modo de vida. Assim, certamente, vai conseguir um apartamento na planta que lhe atenda. 

Seguindo essas dicas, com certeza você vai escolher o melhor apartamento para sua família. Seja já construído ou na planta, certamente que você vai fazer a escolha correta e ter um apartamento confortável para viver com os seus e com prestações que cabem no seu bolso.