Economizar dinheiro pode não ser uma tarefa fácil. Ainda mais na atualidade, onde temos a tendência de um aumento de preços, com produtos custando bem mais que pouco tempo atrás. Mas, com dicas simples e práticas, você pode economizar dinheiro ainda que ganhe pouco e estabilizar sua vida financeira.Como Economizar DinheiroPensando nisso, reunimos diversas dicas para que você possa economizar dinheiro e consiga fazer uma reserva, para que momentos de emergência não lhe peguem de surpresa. Além disso, é uma forma de se reorganizar para que tenha uma melhor organização no seu dia a dia.

Acompanhe a nossa matéria e veja todas as dicas sobre como economizar dinheiro ainda que você ganhe pouco.

Como economizar dinheiro ganhando pouco

A maior pergunta que a maioria das pessoas se faz é: como eu posso economizar dinheiro se eu ganho pouco? A verdade é que existem formas de se conseguir fazer isso, de maneira que, ao final, os gastos possam bater de frente com o recebimento e, portanto, conseguir o equilíbrio. 

A grande questão não é quanto você ganha, mas como você utiliza o valor recebido e se você consegue gastar menos do que recebe. Conseguindo chegar a este ponto de equilíbrio, será mais fácil juntar um dinheiro para a finalidade que for, seja uma viagem, a compra de algo ou até para se ter uma reserva. 

Veja algumas dicas práticas para lhe ajudar na hora de economizar dinheiro:

Conheça sua realidade financeira

Esse é o principal ponto. Você deve saber exatamente como é sua realidade financeira. Ou seja, quanto você realmente recebe mensalmente em seu trabalho, seja um rendimento fixo (para quem tem carteira assinada), ou rendimento que vai variar de acordo com o mês, seja o valor que recebe na carteira ou outros valores que possa ter, como aluguéis e outros. 

Você precisa saber qual a sua realidade financeira. Tendo consciência disso, você vai se enquadrar em um estilo de vida que realmente seja adequado para você e, assim, conseguir viver bem dentro de sua realidade. 

O maior erro de muitos é querer viver a realidade do outro, tendo um padrão de vida com gastos absurdos sem que tenha uma renda compatível com isso. O resultado acaba sendo dívidas e diversos problemas que vão afetar até a saúde. 

Quando você consegue compreender qual a sua realidade financeira, você vai viver bem e gastando menos, o que vai gerar uma saúde financeira e mental bem melhor.

Utilize um gerenciador financeiro

Para que você consiga controlar seus gastos, você deve optar por usar um gerenciador financeiro. Esses programas são feitos para que você tenha uma lista de todas as suas receitas e despesas e, assim, possa responder à pergunta que todos se fazem: para onde está indo seu dinheiro. 

Com um gerenciador, você consegue lançar as dívidas, as entradas e comparar onde você está gastando. 

Existem várias formas de se usar um gerenciador financeiro. Alguns, usam o Excel ou outro programa de planilhas, onde conseguem controlar tudo. Mas, se você quer algo mais específico, você pode usar apps próprios de gerenciamento financeiro. 

Na loja virtual de seu smartphone você encontra diversas opções gratuitas que você pode usar e rapidamente vai ter como fazer este controle. No geral, você abre o programa e começa a lançar os dados. Você vai receber um comparativo, dicas e ver como anda sua vida financeira realmente.

Conheça suas despesas fixas e variáveis

Na hora de organizar suas despesas dentro do gerenciador financeiro, você deve saber diferenciar o que é despesa fixa e o que é despesa variável. 

Chamamos de despesas fixas aquelas que você paga todo mês igual. Podemos citar como estas o aluguel, escola, contas como telefone, internet e outras. 

Já as despesas variáveis são aquelas que possuem alteração no mês. O cartão de crédito, a conta de luz e de água (que sofrem alterações), mercado, entre tantas outras, são as contas que possuem este tipo de denominação.

Na hora de listar suas dívidas, você deve fazer com que elas sejam definidas como fixas ou variáveis, para que você tenha a certeza de que sabe como seu dinheiro está sendo usado. 

Esta é uma forma de se organizar para que você crie um planejamento na hora de fazer a economia de seu dinheiro.

Analise seus gastos

Com todas as informações dentro de sua planilha de controle financeiro, chega a hora de você analisar como você tem usado seu dinheiro. É aqui a grande questão da sua organização. Você fazer uma análise para descobrir o motivo pelo qual seu dinheiro não sobra no final do mês. 

Ao fazer esta análise, tenha a certeza de que você vai contar os seguintes pontos:

  • Quanto você gasta mensalmente com despesas fixas. 
  • Quanto você gasta em média mensalmente com despesas variáveis que são necessárias. 
  • Quais são os gastos que acontecem fora das despesas fixas e variáveis e que estão levando seu dinheiro. 

Assim, você vai começar a montar um melhor perfil financeiro de sua vida e conseguirá descobrir que existe possibilidade de controle financeiro melhor.

Corte despesas desnecessárias

Esta é a grande questão. Para economizar, mais do que ganhar mais, você precisa gastar menos. OU seja, quando se organiza sua vida financeira e tem claramente a certeza de quanto você vai receber naquele mês, você vai saber quanto que realmente pode gastar e quanto você vai ter que gastar. 

Quando se trata de despesas fixas, não tem jeito. E as variáveis também. 

Mas e aqueles gastos desnecessário? Esse é o grande segredo para se economizar. Fazer com que você corte aquilo que não é necessário para que, no final, você tenha menos gastos. 

Aquele café que é mais caro, ou a troca de um lanche em algum lugar por outro que você leve de casa e saia mais em conta. Aquele item que você não precisa, mas comprou. Tudo isso vai consumir seu dinheiro.

Tabela para economizar dinheiro rápido

Quer economizar dinheiro rápido? Confira uma tabela com dicas exclusivas para você. 

DICA Como fazer
Conhecer sua realidade financeira Analisar sua vida e ter consciência de como estão suas finanças. 
App de controle de gastos Ter um aplicativo onde você lance todos os seus gastos e tenha mais facilidade na visualização.
Despesas  Conheça suas despesas fixas e variáveis. 
Gastos Analise seus gastos e corte o que não for necessário.
Economizar Economize água, luz e outros para que você gaste menos com contas.
Economia nas compras Não compre aquilo que você não necessita. 
Cuidado com pequenos gastos Os gastos que parecem muito pequenos, ao se juntar, serão um vilão para seu salário.
Faça listas do que você precisa Ao ter uma lista de compras e de itens que você precisa, evita de gastar desnecessariamente com o que já tem.
Compare preços AO se comparar preços, você consegue ter descontos incríveis.
Pague contas em dia Evite juros e multas e economize ainda mais.

Com essas dicas, certamente que você vai conseguir economizar dinheiro.

Gostou? Acompanhe no blog mais dicas financeiras para você.