Fazer a construção ou reforma de uma casa é um processo longo e que demanda não somente tempo como também muito dinheiro. 

Para ajudar quem quer construir sua casa e terminar sua obra, a Caixa lançou o Financiamento para Construção da Caixa

Com ele, você pode ter o dinheiro que precisa para fazer sua obra e, então, consegue pagar aos poucos, com juros baixos.  Veja em nossa matéria como conseguir o seu.

Pessoa realizando o Financiamento para Construção da Caixa.

Afinal, o que é o Financiamento para Construção da Caixa?

O Financiamento para Construção da Caixa é uma excelente linha de crédito projetada para atender às suas necessidades de construir ou reformar seu lar dos sonhos. 

Dessa forma, ele é indicado para você que possui um terreno e deseja construir a casa perfeita de acordo com suas preferências.

Ou mesmo se tem o objetivo de adquirir um terreno para erguer a casa tão desejada. E claro, se pretende realizar uma reforma em seu imóvel atual, essa é a opção perfeita para você.

Através desse financiamento, você pode obter até 80% do valor necessário para custear a construção ou reforma do seu imóvel. O que proporciona maior flexibilidade e facilidade para alcançar seus objetivos.

É importante destacar que o financiamento está disponível exclusivamente para pessoas físicas e é destinado à construção ou reforma de imóveis residenciais, visando a moradia própria. 

Nesse contexto, não é permitida a utilização dos recursos para a construção de empreendimentos com fins comerciais.

Conheça as vantagens de fazer um financiamento para terminar sua construção

Veja quais as vantagens de fazer o seu financiamento para construção da Caixa: 

Economia

O Financiamento para Construção da Caixa oferece a possibilidade de financiar até 80% do valor necessário para a construção ou reforma do seu imóvel. 

Além disso, você conta com prazos de pagamento de até 35 anos, permitindo uma distribuição adequada das parcelas ao longo do tempo.

Oportunidade 

Uma grande vantagem é a possibilidade de utilizar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para amortizar e pagar parte das prestações.

O que torna o financiamento mais acessível e alivia o peso das parcelas mensais.

Flexibilidade 

O financiamento abrange diversas opções para atender às suas necessidades. Você pode usá-lo para:

  • construir em seu próprio terreno;
  • para adquirir um terreno e construir sua casa;
  • construir a casa dos seus sonhos.

Ou seja, o programa proporciona a liberdade de escolher a melhor opção para o seu projeto.

Sustentabilidade 

A Caixa Econômica Federal valoriza a responsabilidade ambiental. 

Desse modo, por meio do financiamento, é possível incluir melhorias sustentáveis em sua casa, como a instalação de sistemas de aquecimento solar e geração de energia renovável. 

Além de economizar nas contas de energia, você contribui para a preservação do meio ambiente.

Comodidade

Acompanhar as informações do seu contrato de financiamento é fácil e prático com o aplicativo Habitação Caixa. 

Com ele, você tem acesso a todos os detalhes do processo de forma rápida e segura, proporcionando maior tranquilidade durante todo o período de pagamento.

Taxas de juros competitivas 

As taxas são atrativas e alinhadas com as melhores opções do mercado, tornando o financiamento uma alternativa vantajosa.

Acompanhamento personalizado

A Caixa oferece um atendimento especializado e dedicado a auxiliá-lo em todo o processo, desde a simulação até a contratação do financiamento.

Segurança e confiabilidade 

Contando com a solidez e a experiência da Caixa, você terá a tranquilidade de fazer negócio com uma instituição financeira de renome e tradição.

Como conseguir o financiamento com a Caixa?

Quer fazer o seu financiamento com a Caixa? O primeiro passo é acessar o site da Caixa para financiamento de construção clicando aqui. E conferir todas as informações disponíveis.

A seguir, acompanhe o nosso passo a passo:

Faça uma simulação 

Pelo site da Caixa ou utilize o App Habitação e clique em “Faça uma simulação” para realizar uma simulação do financiamento para construção. 

Sendo assim, escolha as melhores condições que se adequem ao seu perfil e necessidades.

Solicite o financiamento

Após realizar a simulação, você pode solicitar o financiamento através do App Habitação, em um Correspondente CAIXA Aqui ou diretamente em uma Agência da CAIXA. 

Portanto, informe todos os dados e documentações necessárias para dar início ao processo.

Análise da proposta

A Caixa realizará uma análise detalhada da sua proposta, verificando a documentação apresentada, a viabilidade do crédito solicitado e a avaliação do imóvel e terreno. 

Nesse momento, será identificada a linha de financiamento mais adequada para o seu projeto.

Assinatura do contrato 

Após a conclusão da análise e avaliações, chegou o momento de assinar o contrato. Dessa forma, o procedimento será realizado em uma agência da Caixa.

Logo, você receberá todas as informações detalhadas sobre o financiamento, as condições acordadas e os prazos estabelecidos.

Acompanhamento da obra

Com o contrato assinado, a Caixa realizará vistorias periódicas para acompanhar a evolução da obra. 

O crédito será liberado conforme a execução das etapas de construção, de acordo com o cronograma previamente estabelecido em conjunto com o profissional responsável pela execução do projeto.

Apresentação do Habite-se e averbação na matrícula

Após a conclusão da obra, é necessário apresentar o Habite-se, que é o documento que atesta que o imóvel está apto para ser habitado.

E claro, é necessário fazer a averbação na matrícula do imóvel. Esses procedimentos são obrigatórios e caracterizam a conclusão da obra, possibilitando o início da amortização do financiamento.

Início da amortização

Com a apresentação do Habite-se e a averbação na matrícula do imóvel, a amortização do financiamento terá início. 

Sendo assim, você começará a pagar as parcelas do financiamento conforme as condições previamente acordadas.

Seguindo esses passos, você consegue ter o seu financiamento para Construção da Caixa e aproveitar ainda mais o seu imóvel. 

Saiba quais as exigências para participar do financiamento

Para que você consiga ter seu financiamento para Construção da Caixa, existe uma lista de exigências. Confira!

Crédito

O cliente deve passar pela análise de crédito realizada pela Caixa, considerando suas condições financeiras e histórico de pagamento.

Após aprovado, você precisa apresentar a documentação exigida.

Projeto

O projeto de construção ou reforma deve ser aprovado pelos órgãos competentes responsáveis pela fiscalização e regulamentação de obras. 

Além disso, o projeto deve atender às condições mínimas estabelecidas pela Caixa e, quando aplicável, aos requisitos dos Programas Habitacionais.

Responsável técnico

O cliente deve contratar um profissional com formação em Arquitetura ou Engenharia Civil, que será responsável pela elaboração dos projetos.

Assim como pela execução da obra e garantia do cumprimento das Normas Técnicas Brasileiras, posturas municipais e demais regulamentações aplicáveis. 

Tanto o cliente como o profissional responsável pela execução da obra devem fornecer informações sobre a evolução da obra à Caixa. Bem como acompanhar e cumprir o cronograma acordado em contrato.

Seguro

É obrigatória a contratação do seguro que protege o imóvel contra danos físicos, proporcionando segurança ao investimento realizado.

Também é necessário contratar o seguro que cobre a quitação do financiamento em caso de morte ou invalidez permanente do mutuário, garantindo a proteção financeira dos beneficiários.

Tarifas

Existem algumas tarifas que você terá que pagar à Caixa para fazer seu financiamento:

  • Avaliação: Tarifa destinada à avaliação do imóvel para determinar seu valor e viabilidade como garantia da operação.
  • Reavaliação (Acompanhamento): Devida a cada vistoria para acompanhar a evolução da obra e verificar o cumprimento do cronograma estabelecido.
  • Tarifa de Administração de Contrato: É cobrada mensalmente na prestação, é obrigatória apenas nas operações com imóveis enquadrados no Sistema Financeiro de Habitação (SFH). Essa tarifa destina-se à manutenção e administração do contrato.

Ao cumprir todas as exigências e providenciar a documentação necessária, o cliente estará mais próximo de obter o financiamento para a construção ou reforma do seu imóvel através da Caixa Econômica Federal.

Dessa forma, garantindo segurança e respaldo durante todo o processo.

O Financiamento para Construção da Caixa é confiável?

A Caixa Econômica Federal é o maior banco brasileiro que traz projetos de financiamento de casas, apartamentos e programas sociais. Assim como oferece crédito para reforma e construção de sua casa. 

Por isso, se você quer um financiamento confiável, com todas as condições que precisa para fazer o pagamento, menores taxas e ainda mais vantagens, vale a pena sim fazer o Financiamento para Construção da Caixa. 

Você terá um acompanhamento do banco, com todas as vantagens e fazendo com que seu financiamento seja seguro e confiável. 

Gostou de conhecer? Entre no site ou no app e faça a simulação para conhecer melhor seu Financiamento para Construção da Caixa.

 

E veja mais dicas no nosso site. Aproveite e entenda como funciona o financiamento imobiliário Caixa.