Você tem a vontade de comprar um imóvel, seja novo ou usado, ou então de adquirir um veículo. Com isso, você recorre ao banco mas não consegue um empréstimo e não sabe como fazer. Pois o consórcio pode ser uma boa opção para você.

Com a facilidade de ser um financiamento menor, com parcelas menores e a certeza de que você vai conseguir pagar, ele traz vantagens que você não teria em outros tipos de empréstimos. 

Assim, vale a pena pensar em fazer um consórcio imobiliário ou de veículos e aproveitar melhor seu dinheiro.

é comum que você se depare com opções como financiamento e consórcio

Qual a taxa de juros do Consórcio

Uma das grandes vantagens em fazer um consórcio é que você, em geral, não tem taxas de juros para pagar as parcelas. Com isso, você pode aproveitar ainda mais o valor e ter a certeza de que vai pagar o que é justo pelo que contratou. 

Em geral, você tem uma taxa de manutenção, que é pré-fixada no início do consórcio e o valor diluído em todas as parcelas. Essa taxa de manutenção é estimada entre 10% e 20% do valor total que você estiver contratando para seu consórcio. 

Já o dinheiro da sua parcela, este é dividido em um fundo comum, que é o dinheiro que você receberá no final, o fundo reserva, que é o dinheiro que fica para caso de algum problema no pagamento do fundo comum, e outros seguros obrigatórios.

Ao terminar o grupo, o dinheiro que estiver no fundo comum e no fundo de reserva é dividido entre o grupo, complementando, assim, a carta de crédito no valor contratado.

Pré-requisitos para conseguir um Consórcio 

Uma das grandes vantagens que você tem ao fazer um consórcio é que você tem requisitos mínimos para isso. Ele é bem mais acessível do que um empréstimo, por exemplo. Veja o que você precisa ter para fazer o seu:

  • Ser maior de 18 anos.
  • Ter renda fixa comprovada. 
  • Estar mais de três meses trabalhando na empresa onde você tem a renda fixa. 
  • Alguns consórcios aceitam quem está negativado, enquanto outros não aceitam. Por isso, é importante que você veja o que cada um tem a oferecer para você. 
  • Você tem interessantes opções, como pagar com o seu FGTS ou usar para diminuir as parcelas que tenha a pagar. Outra ação interessante é fazer o uso do FGTS para dar um lance em seu consórcio.

Com isso, você pode ver como que é simples conseguir fazer o pedido de um consórcio, usando o dinheiro para pagar sua carta de crédito. Por isso, vale a pena pensar em fazer este investimento.

Como fazer o Consórcio 

Para fazer seu consórcio, você deve seguir alguns passos. O primeiro e principal é saber por qual banco que você vai fazer para que, assim, acesse o lugar e possa fazer sua inscrição. 

Em geral, o passo a passo é o seguinte:

  • Escolha o banco ou financeira que está oferecendo o consórcio. 
  • Entre no site específico do consórcio para conhecer mais informações. 
  • Faça uma simulação de acordo com o que for solicitado, seja por valor, por números de parcelas ou por valor de parcelas. 
  • Escolha o grupo que se encaixa dentro de seu perfil. 
  • Faça a inscrição com sua documentação e com tudo que o banco solicitar, cadastrando e tendo a certeza de que está fazendo um bom negócio. 
  • Com o cadastro feito e contrato assinado, você deve pagar as parcelas e, então, usar o dinheiro da carta de crédito para fazer a aquisição de seu imóvel ou veículo.

Com esses passos, fica mais simples fazer o seu consórcio e ter a certeza de que você está fazendo um bom negócio. 

Dessa forma, você consegue adquirir sua casa ou seu veículo e ter a certeza de que vai fazer bom uso de seu dinheiro. Por isso, escolha já o banco e faça seu consórcio. 

Aproveite para ler em nosso blog as melhores ofertas de consórcios e financiamentos para você!