PRÓ-MORADIA: veja como participar do programa
O Pró-Moradia vem ajudando milhares de famílias ao redor do Brasil a realizarem o objetivo de obter a casa própria. Esse auxílio do governo foi criado com o objetivo de reduzir os problemas de moradia no Brasil.
Por ser antigo, várias reformulações são feitas recorrentemente no Pró-Moradia, visando aumentar ainda mais seu alcance. Conheça mais e veja se você pode ingressar nesse benefício.
O que é o Pró-Moradia?
O Pró-Moradia é um programa social desenvolvido com o objetivo de dar acesso à moradias para famílias de baixa renda. O Brasil é um país que vive um intenso deficit habitacional, no qual nem toda a população consegue bancar com os custos de uma casa própria. Visando melhorar o auxílio dessas pessoas em vulnerabilidade, o subsídio do programa é dividido em 3 modalidades:
- Urbanização e assentamentos precários: essa verba é destinada ao incremento das habitações já existente no Brasil. É um incentivo a realização de obras urbanas que têm o objetivo de aumentar a segurança e habitabilidade das habitações, além da regularização das ocupações
- Produção de conjuntos habitacionais: visando promover novas moradias para a população, essa parte da verba do Pró-Moradia é utilizada para reformar moradias que estão assentadas em locais com infraestrutura precária, e com risco de consolidação.
- Desenvolvimento institucional: é um auxílio econômico para o desenvolvimento de política públicas habitacionais, melhorando a qualidade da gestão urbana.
Pré-requisitos para conseguir o programa Pró-Moradia
É importante que você saiba que o programa Pró-moradia tem algumas regras e se destina a um público bem específico. Se você não faz parte desses pré-requisitos, não vai conseguir sua aprovação no programa. São eles:
- Estar em situação de vulnerabilidade social.
- Ter uma renda mensal familiar de até 2 salários mínimos.
- Ter um emprego fixo.
- Estar regularizado com suas obrigações fiscais.
O sistema não fala nada relacionado a quem está negativado. Isso significa que não necessariamente isso vai ser um fator de negação no programa, principalmente por ser um programa de cunho social. Por isso, vale a pena tentar mesmo que você tenha o nome sujo.
Depois disso, você deve saber qual a finalidade do dinheiro que você quer: se é para adquirir uma casa, para reformar a sua, ou legalizar a que você já tem.
Como solicitar o Pró-Moradia
Veja como funciona o cadastro para que você possa ter o seu programa Pró-moradia aprovado. Você deve fazer um cadastro no MDR (Ministério de Desenvolvimento Regional) para que, assim, tenha a certeza de que vai ter a aprovação de seu programa.
- Acesse o site do Ministério do Desenvolvimento Regional.
- Faça seu cadastro para ter um login e senha. Você deverá informar todos os seus dados, como documentação, endereço, e-mail, gerar senhas, renda mensal e quantas pessoas moram com você na casa.
- Ao entrar no site, você deve acessar o sistema com seu e-mail e senha.
- Deve fazer, então, um cadastro no sistema SELEHAB como proponente.
- A partir de então, deve preencher uma ficha com tudo que for solicitado para análise do governo.
- Estando aprovado, você tem a avaliação por parte da Caixa ou do banco escolhido para fazer a liberação do dinheiro dentro do Pró-Moradia.
- Com tudo aprovado, você vai ter que ir ao banco fazer a assinatura do contrato para fazer uso de seu dinheiro.
Qual a taxa de juros do Pró-Moradia
Para os programas de financiamento de imóveis, em média a taxa de juros da Caixa fica em 7,63%. Mas essa taxa pode variar bastante de acordo com diversos fatores, como valor, renda, localidade e tipo de programa social que você vai participar.
No caso do Pró-moradia, existe uma taxa nessa média. Mas você deve contar com subsídios do governo, que podem chegar até a 47,5 mil reais. Com isso, fica mais fácil conseguir sua casa e pagar bem menos por ela nos programas sociais do governo.
Assim, antes de fazer inscrição, você deve ver todos os detalhes e escolher ter aquela que é a melhor opção para você, garantindo uma boa qualidade e melhores parcelas para seu bolso.
É importante lembrar que, antes da aprovação, é feita uma grande análise de sua situação, sua renda e se o programa for destinado a ter renda para regulamentar sua casa ou reformar, você vai passar por avaliação técnica antes.
Então, tenha toda a documentação em mãos e faça uso deste recurso para aproveitar melhor na hora de ter seu programa Pró-Moradia aprovado.
Sabendo de todas essas informações, você pode aproveitar melhor o programa Pró-Moradia e conquistar sua casa.
Gostou de conhecer? Acesse já o site do MDR e faça o seu cadastro.
Aproveite para conhecer mais sobre financiamentos em nosso site.