Você certamente já ouviu falar de alguém que aderiu a um sistema de consórcio para fazer a compra de uma casa ou de um veículo. Cada vez mais pessoas estão escolhendo essa modalidade de crédito para que tenham o valor que precisam na hora de adquirir seus bens. 

Assim, um sistema como este deve trazer a quem precisa diversas vantagens e oferecer mais facilidades. E é justamente a ideia do sistema de consórcio de cada empresa. Com ele, você consegue ir além e fazer a compra, com aprovação imediata em alguns casos.vantagens do sistema de consórcio

Qual a taxa de juros do Sistema de consórcio

Uma das grandes vantagens do sistema de consórcio é que você não tem juros. As parcelas são fixadas dentro do valor da carta de crédito e, por fim, você terá mais facilidade na hora de receber o dinheiro, sabendo quanto investiu e como foi investido aquele valor que você pagou mensalmente. 

Em geral, você tem uma taxa de administração do sistema de consórcio que vai variar de acordo com o banco e de acordo com o valor que você deseja. Essa taxa está fixada no contrato e você consegue ter acesso a ela antes. 

O valor da taxa de administração fica entre 10 e 20% do valor total. Essa taxa é diluída nas parcelas mensais. 

O restante do dinheiro é usado para o fundo geral, que vai para você, fundo de reserva e, em alguns casos, impostos obrigatórios. 

Pré-requisitos para conseguir o Sistema de consórcio

Uma das grandes vantagens em se fazer um sistema de consórcio é que não se necessita de muitos recursos para começar a participar. Ao contrário, é um sistema rápido e simples de ser feito e que você pode participar de maneira prática. 

O primeiro requisito é que você tenha mais de 18 anos. Isso é exigido por todos os bancos. 

Você também tem que ter um emprego com renda fixa e o valor da renda deve ser capaz de cobrir as parcelas que você quer pagar, sem comprometer toda a renda. 

Alguns bancos ainda aceitam quem está negativado dentro de um sistema de consórcio, já que é diferente do financiamento. Então, mesmo com restrição no seu nome você pode participar e vai ter mais facilidades. 

Por fim, vale a pena citar que se você tiver um dinheiro no FGTS pode usar para diminuir as parcelas ou para quitar a dívida. Assim, fica mais fácil conseguir o valor do sistema de consórcio.

Como fazer o Sistema de consórcio

Os passos para fazer parte do sistema de consórcio dependem de alguns detalhes. Veja um passo a passo para lhe orientar:

  • Escolha o banco ou financeira que vai fazer o seu sistema de consórcio. Esse passo é fundamental para que você consiga participar dos próximos. 
  • Escolha o tipo de consórcio que deseja (veículos ou imóveis). 
  • Faça um cadastro dentro da plataforma para que possa ter acesso ao sistema. 
  • Escolha o grupo que você quer participar e faça o seu sistema de consórcio. 
  • Depois, é só pagar as parcelas e você consegue ter sua carta de crédito em mãos. 

Uma dica importante dada por todos os especialistas é que você tenha uma melhor organização financeira antes de entrar em uma dívida como esta. Fazendo isso, fica mais fácil conseguir seu dinheiro.

Com isso, você pode fazer parte de um sistema de consórcio e conseguir seu bem tão desejado. 

Confira no blog mais informações sobre consórcios para você!