O Consórcio de imóveis é a forma mais simples de se conseguir um imóvel pagando menos e com a certeza de que você vai ter a contemplação de seu investimento. Com ele, você tem mais facilidades na hora de comprar o imóvel que deseja e vai conseguir investir mais facilmente. 

Mas você precisa de uma série de documentos que vão permitir que você tenha a cota do consórcio comprada com sucesso e que, assim, possa aproveitar melhor para fazer com que seu dinheiro seja investido em algo que vá trazer um bom benefício para você.Como construir sua casa

Confira em nossa matéria tudo que você precisa saber sobre o consórcio de imóveis e como conseguir os documentos certos para que possa fazer o pedido do seu e, assim, ter a aprovação de sua cota.

Qual a taxa de juros Consórcio de imóveis

Os juros do Consórcio de imóveis vão depender de cada empresa. Em geral, você não paga taxas para fazer o consórcio, mas sim uma taxa de manutenção que vai fazer com que você tenha o controle melhor do seu consórcio. 

Essa taxa vai variar de cada banco, mas em geral fica em torno de 15% do valor total de seu consórcio. 

A vantagem é que você tem a taxa diluída nas parcelas, o que faz com que você pague de maneira mais simples e sem ter tantos problemas com valores.

Pré-requisitos para Consórcio de imóveis

Para que você tenha a certeza de que vai conseguir seu consórcio de imóveis, você deve fazer um check list de toda a documentação necessária e, assim, ao chegar no banco, tudo será mais fácil de conseguir. 

Confira uma lista de toda a documentação e saiba como conseguir seu consórcio de imóveis mais facilmente de acordo com seu perfil.

Pessoas jurídicas

  • Certidão de Regularização (CRF) do FGTS;
  • CNPJ – Comprovante de inscrição e de situação cadastral da empresa;
  • Certidão conjuntare relativa ao negativo da empresa, aos débitos e tributos federais e à dívida ativa dessa união;
  • Certidão da distribuição da Justiça Federal e de ações ficais, civis e criminais da empresa;
  • Certidão de débitos negativos relativos às contribuições previdenciárias.
  • Versão simplificada da certidão da Junta Comercial do Estado;
  • Cópias legíveis e autenticadas do Contrato Social das alterações e eleições da Diretoria;
  • Certidão conjunta de débitos negativos relacionados aos tributos federais e a dívida da união;
  • Certidões de pesquisa de 10 anos de pedido de distribuições de Falência e Concordatas;
  • Certidão dos débitos negativos relativos às contribuições previdências.

Pessoas físicas

  • Comprovante de renda para a realização do consórcio. Geralmente, são pedidos os últimos três contracheques ou até mesmo a sua declaração do imposto de renda com o recibo de pagamento;
  • Cópias do seu CPF, RG, comprovante de endereço atual e dos últimos três meses, que podem ser de água, de energia ou do seu telefone fixo.
  • Cópia da certidão de nascimento, casamento ou, caso não seja casado no papel, pode ser a certidão de união estável.
  • Se a pessoa que está fazendo o consórcio for casada, é necessário que o cônjuge também apresente seus documentos, como comprovante do imposto de renda, CPF, RG e a certidão de união instável ou casamento.

Como fazer o Consórcio de imóveis

Para fazer o consórcio de imóveis, você precisa, primeiramente, ter toda a sua documentação em mãos. Por isso, antes de começar o processo, separe tudo que você vai precisar. 

Depois de separado, você deve fazer a cotação nos principais bancos para saber onde está de acordo com o seu rendimento e de acordo com o imóvel que você quer comprar. Assim, você consegue um bom financiamento com valores que sejam compatíveis com seu bolso. 

Ao escolher o melhor banco e o melhor investimento para fazer, você deve se cadastrar para ter uma cota de consórcio e, assim, fazer o uso do dinheiro para comprar seu imóvel. 

Vale lembrar que, primeiro, você precisa de aprovação do banco para poder participar do consórcio. Depois de aprovado, você apresenta tudo que é solicitado, assina o contrato e começa a pagar. 

Por fim, é esperar que você tenha a liberação de sua cota e a liberação do dinheiro que precisa para que, no final, você seja contemplado com a carta de crédito e compre sua casa. 

Simples e prático, o consórcio pode lhe ajudar a realizar o sonho da casa própria. 

Gostou de conhecer? Veja no site mais dicas de como comprar sua casa.