Se você está em busca de uma forma mais simples de fazer a compra de seu imóvel próprio, o consórcio imobiliário pode ser uma excelente forma, que vai lhe ajudar na hora de apresentar menores prestações e também mais facilidades para conseguir. 

Sendo uma modalidade muito usada no Brasil, o Consórcio Imobiliário vai trazer para você diversas vantagens e a certeza de que seu dinheiro vai ser bem investido. Por isso, separamos tudo que você precisa saber para fazer o seu.
o Consórcio Imobiliário vai trazer para você diversas vantagens e a certeza de que seu dinheiro vai ser bem investido

Como funciona o consórcio de imóvel?

Assim como outros tipos de consórcio, o de imóveis funciona de maneira bem simples. Quem deseja participar integra um grupo, onde vai fazer o pagamento mensal do valor referente à carta de crédito para a compra de seu imóvel próprio. 

No final do pagamento, recebe a carta de crédito com o valor e pode usar para ter sua casa. Você também pode ser contemplado com a carta nos sorteios mensais. Além disso, você tem a opção de dar os lances a cada mês e ter mais chances de ser contemplado. 

Com isso, você pode observar que é uma interessante forma de se conseguir crédito, que traz facilidade de pagamento e certeza de que você vai conseguir o seu imóvel.

Como fazer um consórcio imobiliário?

Para fazer um bom consórcio imobiliário, você deve tomar alguns cuidados e se organizar, já que você terá uma dívida para pagar e, assim, precisa ter certeza de que vai conseguir seu dinheiro. 

Por isso, a principal dica é que você não faça uma dívida maior do que 30% do seu salário, já que você precisa do restante para pagamento de suas contas e tudo mais que você for usar. 

Além disso, existem 3 dicas principais para quem quer fazer um consórcio com segurança:

Escolha uma administradora

Você deve analisar bem qual a administradora que você vai escolher para fazer o seu consórcio. Veja toda a documentação para que você não tenha problemas com o recebimento de seu dinheiro.

Lembre-se que para executar este tipo de serviço é necessário uma autorização do Banco Central, permitindo que o banco ou financeira possa fazer o consórcio imobiliário. 

Taxas de administração e custos

Diferente de um financiamento normal, o consórcio não prevê juros compostos para você pagar. O que você tem é uma taxa de administração para fazer o pagamento. Essa taxa é o valor cobrado para que seu dinheiro seja administrado. 

Para que você faça um bom uso de seu dinheiro e tenha a certeza de pagar menores taxas, é necessário que você pesquise bastante e, assim, vai saber que escolheu a administradora correta para entrar no consórcio. 

Isso porque você vai ter diferença na hora de comparar uma com outra, diferença de valores bem altos que vão fazer você escolher a melhor administradora para você. 

A taxa de administração é diluída nas parcelas de seu consórcio imobiliário. 

Faça parte de um grupo

Tendo todas as informações que você precisa, é hora de fazer parte de um grupo para pagar o valor de seu consórcio e, assim, você consegue juntar seu dinheiro para fazer a compra de sua casa própria. 

É preciso ter atenção às reuniões do grupo, fazendo parte, dando lances e conferindo quem foi contemplado com a carta de crédito. 

Vantagens do consórcio imobiliário

Existem diversas vantagens em se fazer um consórcio imobiliário. Confira o que você tem de benefícios para poder aproveitar na hora de participar do seu:

  • Investimento sem riscos. 
  • Você consegue juntar seu dinheiro para fazer a compra de sua casa própria. 
  • Não tem taxas de juros, o que é um grande fator a se pensar. 
  • Pode receber o crédito rapidamente e aproveitar na hora dos lances para ter seu dinheiro.
  • Várias operadoras permitem o uso do FGTS. 
  • Você tem parcelas que cabem no seu bolso e que irão fazer com que você consiga pagar para comprar sua casa.

Vale a pena fazer consórcio de imóvel?

O consórcio de imóveis é feito para quem quer ter um investimento a longo prazo, com retorno certo e que queira pagar menos na hora de fazer o financiamento. Por conta disso, é um interessante investimento para se fazer. 

Por isso, se você quer ter sua casa própria, quer investir de maneira segura e pagando um financiamento sem juros, o consórcio imobiliário é sim uma boa foram de investir e vale a pena. 

Então, escolha já sua financeira e faça o seu. 

E aproveite para ver mais dicas de finanças em nosso site.