Consórcio para compra de moto: Vale a pena? Veja como Fazer
Se você como muitas outras pessoas tem o sonho de comprar a sua moto, mas não sabe se um consórcio para compra de moto vale a pena, não se preocupe mais abaixo vamos falar um pouquinho sobre o assunto.
Quando o assunto é a compra de um veículo sempre fica a dúvida se a melhor opção é um consórcio ou um financiamento, não se preocupe hoje vamos te ajudar a decidir, mostrando tudo.
Vem com a gente saber todos os detalhes, as taxas, os prós e contra se realmente vale a pena, se é melhor fazer um consórcio ou financiamento para que você possa decidir e comprar a sua moto.
Como funciona um consórcio para compra de moto?
Algumas pessoas se unem com intuito de comprar uma moto e cada um contribui com uma parcela que dê para pagar o veículo no final do pagamento, só que cada hora um pega o veículo os participantes vão sendo contemplados aos poucos, não é igual financiamento que você adquire o veículo no começo
Existem dois tipos de consórcio um que é de sorteio e um que é de lance. Em um primeiro momento a pessoa se dirige a um banco mostra o interesse pelo consórcio e contrata o serviço e começa a pagar as parcelas.
Caso ela opte pela modalidade sorteio, sempre tem o sorteio de quem vai pegar o seu veículo até que todos consigam ou acabem as parcelas. Já na modalidade lance, vence quem der o maior lance pelo veículo.
Dá pra fazer o consórcio online?
Da sim e todas operações se realizam igual quando o consórcio é realizado fisicamente, o bom do consórcio online que ele é mais rápido. O Rodobens é um bom exemplo, de site que faz todo o processo do consórcio 100% online, rápido e prático.
Taxas padrões de consórcios?
A taxa do consórcio é cerca de 0,3% ao mês, podendo variar, que dá um total em média de 15% para 60 meses essa é a taxa conhecida como taxa da administração que sofre reajuste constante durante o pagamento das parcelas.
Consórcio é melhor que comprar financiado?
Muitas pessoas pensam que consórcio é melhor por causa do juros que é mais baixo, mas na prática não é bem assim. O que acontece o consórcio tem sucessivos aumentos durante os anos em relação às taxas administrativas e reajustes do valor do carro, já o financiamento é fixo.
Se você resolver quitar o valor não ganha desconto algum. Já no financiamento taxa de juros é um pouco maior, mas caso você queira quitar, ganha um bom desconto e os juros caem bastante. No consórcio existe muita burocracia para se conseguir comprovação de renda, nos consórcios não é necessário.
Prós e contras do consórcio
Prós
- Os juros são menores que um financiamento
- Pouca taxa tributária
- Poder de compra a vista
- Flexibilização
- Não exige comprovação de renda
- Prolongação do pagamento
- Menos burocracia
Quando falo de poder de compra a vista é que as parcelas são pagas como se você tivesse comprado nesta modalidade, quando for a sua vez de ser contemplado as parcelas são consideradas como se estivesse pagando naquela hora e você ainda pode negociar.
Contras
- Não tem desconto se adiantar parcela
- Taxas de administração sofrem constantes ajustes
- Reajuste nos valores do veículo
- Ter de esperar ser contemplado para adquirir o veículo.
Vale a pena?
Quando assunto é consórcio e a pergunta é se vale a pena, a melhor resposta é depende. O que acontece qual é o seu perfil o juros é mais baixo, mas você está disposto a esperar ser contemplado? Para quem precisa da moto para trabalhar, pode ser um problema esperar.
Está disposto a pagar a mais pelas taxas um consórcio de 5 anos que você começa pagando R$380, provavelmente vai terminar pagando R$450.
Mas para quem não tem condições financeiras de adiantar a parcela, quer pagar em uma boa quantidade de anos, pode ser uma boa alternativa pelos juros bem mais baixos, pouco imposto dentre outros benefícios.