O uso do cartão de crédito vem crescendo diariamente, por conta de seus benefícios e facilidade pagamento. 

Praticamente toda loja ou supermercado aceitam qualquer tipo de cartão de crédito, pode ser no crédito ou no débito. 

Com essa grande praticidade e como todos estão tendo suas vendas e compras através do cartão, muitos que ainda não tem esse tipo de serviço acaba indo a procura do melhor para o seu bolso.

Mas para ter um cartão nem sempre é tão fácil, existem pessoas que acabam tendo o seu crédito negado, e as vezes nem sabem o motivo de ter ocorrido este tipo de incômodo. Se você já passou por este tipo de situação e quer saber qual o motivo, saiba que veio ao lugar certo. Neste post vamos abordar tudo sobre pedidos de cartão que foram negados. 

Falta de documentação: 

Em todo site praticamente é citado a importância de ter em mãos todos os documentos necessários para tal ação em determinado local, como bancos ou lojas. 

É de grande relevância passar todos os números e informações de forma correta, pois se estiver um número errado existem grande chances de ter o cartão negado. 

Nome no SERASA ou SPC:

Já é regra, se você tem o nome sujo é claro que como precaução o banco ou loja não vai aceitar o seu pedido.

Isso ocorre porque a instituição bancária escolhe perfis de pessoas que são boas pagadoras para liberar crédito e posterior pagamento. Agora, se o cliente não consegue honrar com suas dívidas feitas, o banco não vai correr o risco de ficar no prejuízo.

Histórico devedor: 

Se o seu caso se encaixa no tipo de pessoa que já teve o nome do SERASA ou SPC mas quitou a dívida, saiba que o banco ainda irá ter uma certa resistência em te dar o cartão de crédito para uso. Porque o seu histórico entrega que você não teve compromisso com uma dívida feita anteriormente. 

Risco relacionado ao perfil do cliente:

Quando você faz o pedido de um cartão de crédito, o banco tem um prazo de 30 dias para avaliar o seu histórico financeiro, mas além disso também é avaliado coisas, como:

  • Estado civil;
  • Emprego e renda mensal;
  • Histórico de dívidas como se você tem alguma conta pendente ou dívidas pagas;
  • Se você tem ou já teve o nome sujo;
  • Análise de documentos que é pesquisado se você já foi vítima de fraude ou se já teve documentos clonados ou roubados;
  • Histórico de crédito e conta que avalia se você paga as mensalidades das suas contas regularmente;
  • Tem outros empréstimos ou financiamentos pendentes? Tudo isso é verificado pelo banco na hora de fazer sua avaliação de crédito.

Renda:

Muitos pedidos são negados por conta da renda mensal ser baixa demais.Alguns especialistas citam que o ideal é que o limite do dispositivo seja correspondente no máximo, 30% da renda do cliente. 

Caso seja requisitado um valor maior, o banco provavelmente irá negar pedido do cartão de crédito, Nestes casos peça um limite um pouco menor, nada de muita sede ao pote. 

Perfil econômico:

Sempre tente lembrar que um bom perfil econômico leva tempo para ser construído. Evite comprar as coisas por impulso quase sempre. E nunca assuma parcelas muito altas para não acabar com o risco de entrar no vermelho. E isso é o queremos evitar. 

Mesmo que leve um pouco mais de tempo, os bons pagadores sempre são recompensados futuramente. Em todo caso, se o seu cartão de crédito foi negado por um banco, você pode tentar fazer uma nova solicitação com outra entidade bancária. Os critérios de aprovação nem sempre são os mesmos e você pode ter mais sorte na segunda tentativa.

Então não ache que só porque um banco negou o seu tão sonhado cartão que todos irão negar da mesma forma. 

Tente quantas vezes for preciso, converse com  o seu banco, que a chance do seu pedido ser aprovado pode triplicar. 

Dica bônus:

Caso o pedido seja aprovado, tenha consciência das dívidas que serão feitas, evite ter o nome sujo pela primeira ou segunda vez, pois nossa responsabilidade financeira vale muito e pode gerar problemas ou vantagens futuras, como podemos ver.