Nessa quinta-feira (25), ocorrerá o Dia Livre de Impostos em todo Brasil. A mobilização busca oferecer a oportunidade do consumidor adquirir vários tipos de produtos pelo preço isento de impostos, o que pode resultar em compras com até 70% de de desconto.

A campanha, produzida anualmente pela unidades da Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem), é um apelo contra as altas taxas de tributação impostas pelo governo brasileiros. Além dessas taxas prejudicarem tanto o consumidor quanto o vendedor, o Dia Livre de Imposto também é pautado em como o dinheiro arrecadado pelos impostos não oferece nenhum retorno para a melhora da qualidade de vida da população.

dia livre de imposto

Como funciona Dia livre de Impostos 2023?

Diversos estabelecimentos comerciais participam da iniciativa, vendendo seus produtos sem tributação nenhuma durante todo o dia. O ingresso é facultativo, mas o prazo para a adesão à lista é até a véspera do Dia Livre de Imposto, na quarta-feira (24).

A taxação de alguns produtos é bastante influenciada por políticas de preço específicas, como foi possível observar com a recente redução do preço da gasolina e do gás de cozinha. Levando isso em consideração, uma das diretrizes do Dia Livre de Comércio prevê que o próprio comerciante possa decidir a que preço seus produtos vão ser comercializados, impedindo que outros fatores externos interfiram no lucro do dono do negócio.

Quais estabelecimentos e produtos vão participar?

O Dia Livre de Impostos é aderido por comerciantes de vários tipos de estabelecimento de todo o Brasil. Você poderá encontrar descontos em Posto de Combustível, Farmácias, Supermercados, entre outros.

Os valores vão variar de acordo com o estabelecimento, mas há uma grande variedade de produtos que serão isentos da tributação nesse dia do ano. Talvez o mais significantes deles, e o que mais pesa no bolso do brasileiro ultimamente, é a gasolina.

O preço do combustível é influenciado por três impostos (Cide, ICMS e PIS/Confins) que, somados, representam um quarto do valor total do bem. Durante o dia, os postos de gasolina disponibilizarão um número limitado de combustível por um preço menor do que a média nacional.

Além da gasolina, outros produtos indispensáveis também serão vendidos com desconto, como:

  • Carne
  • Gás de Cozinha
  • Medicamentos
  • Roupas
  • Acessórios

Você pode conferir a lista completa de produtos e estabelecimentos no próprio site do Dia Livre de Impostos.