Empréstimo com garantia de Imóvel: Saiba como conseguir e os melhores Bancos

publicidade

Já ouviu falar de empréstimo com imóvel em garantia? Deseja saber mais, tirar dúvidas obter informações importantes? Continue lendo! Vamos falar um pouquinho sobre o assunto que gera interesse em muita gente vai ser bem útil para quem quer ter acesso a esse tipo de empréstimo mas tem dúvidas.

Bom no nosso cotidiano podem ocorrer imprevistos e com os acontecimentos pode ser que você precise de uma alternativa para conseguir pagar as suas contas, pode acontecer de você não ter o dinheiro na época, ter sido pego de surpresa.

Empréstimo com garantia de imovel

Algumas das vezes o valor do qual se precisa é alto e para conseguir não tem jeito tem de colocar seu imóvel na jogada, venha saber um pouco mais os prós e contras os riscos, se você está precisando de um empréstimo alto quer saber mais esse artigo foi feito para você.

O que é?

É uma modalidade de empréstimo utilizada geralmente para valores mais altos onde se dá um imóvel como garantia, conhecido também como alienação fiduciária é uma garantia de pagamento a instituição financeira que empresta dinheiro. Geralmente para valores acima de 30 a 100 mil dependendo do banco. 

Devido a garantia dada os juros são mais baixos e o valor emprestado mais alto, pois o risco para a empresa que cede o financiamento é baixo, quando se faz esse tipo de empréstimo o imóvel passa para o nome da instituição até que o empréstimo seja quitado. A pessoa continua morando na casa, mas sem estar no nome dela.

Alienação fiduciária é um modelo de garantia de propriedade entre devedor e credor, onde caso a dívida não seja paga o imóvel passa a fazer parte da renda do credor. Também conhecida como alienação em garantia, muito comum no Brasil principalmente para aquisição de veículos.   

Como Funciona?

Depende de cada instituição, pois cada uma tem sua forma de funcionamento, mas existem muitos pontos em comum. A primeira coisa a se fazer é uma simulação pesquise algumas instituições financeiras olhe cada taxa de juros, forma de pagamento.

Depois tem se o envio de documentos tanto pessoais como comprovantes de renda, documentos do imóvel (vai ser feita uma avaliação do imóvel). Depois da análise, caso seja aprovado você tem de assinar alguns papéis é preciso ir em cartório fazer algumas operações e entre elas a transferência do imóvel.

publicidade

Quais os bancos que fazem esses empréstimos?

Quando assunto é empréstimo com imóvel em garantia o banco que a pessoa vai escolher é essencial por isso a importância de se fazer uma simulação, pesquisar bem antes de decidir.

Cada empresa tem suas características e seu sistema próprio pode variar em taxas, tempo de pagamento entre outros.  Abaixo os principais bancos e seu respectivo site para que você possa entrar saber mais e fazer sua simulação.

BancoSite
Banco do BrasilBb
BradescoBradesco
Santander Santander
CaixaCaixa
ItaúItaú

Prós e Contra

Tudo na vida tem seu lado positivo e negativo com os empréstimos não é diferente como prós podemos citar:

Taxas de juros baixa;
Prazo bom para pagar cerca de 30 anos;
Parcelas atrativas;
Não tem um lugar de usar fixo;
Te permite realizar seu sonho, pagar sua dívida ou sua viagem então pode ser uma ideia bem interessante.

Os contras são:

Perigo de perder o imóvel caso não cumpra os prazos e taxas;
Só cobrem 60% do imóvel, não se pode pegar empréstimo em 100% do valor do imóvel. 

Você tem de ter uma vida financeira estável e até um extra, pois caso aconteça um imprevisto que é algo que faz parte do nosso cotidiano pode ser que te destabilize e até possa te fazer perder o imóvel. Quando o assunto é empréstimo todo cuidado é pouco.

Taxa de juros dos bancos

Bom as taxas na operação com imóvel em garantia são baixas, pois o banco tem um imóvel de garantia o que facilita em muito a aquisição, pois as parcelas ficam bem atrativas.

As taxas variam de 1,24% a 1,38%  ao mês, dependendo do banco da quantidade do empréstimo que se comparado com as taxas do empréstimo do mercado atual são muito atrativas, hoje dificilmente você encontra um empréstimo com taxa de menos de 4% ao mês.

Tem que ser pessoa jurídica?

O empréstimo é aberto tanto a pessoa jurídica como para pessoa física. Quando assunto é pessoa jurídica existem diferenças geralmente os bancos exigem que a empresa seja correntista dele, pode se colocar como garantia imóveis rurais, de terceiros lotes, de área urbana.

As características de empréstimo tanto para pessoas física como jurídica mudam  de acordo com cada banco e características próprias do contratante. Vale a pena pesquisar melhor.

Como Conseguir

O processo é bem simples entre nos sites já citados acima faça a simulação, analise cada caso veja o melhor para você em custo e benefício, depois de escolhido basta ir ao local portando os documentos necessários (CPF,RG,comprovante endereço,comprovante de renda).

Leve os dados do imóvel, esperar sua avaliação do mesmo.Caso seja aprovado é só se dirigir a um cartório e transferir o imóvel a instituição escolhida, pronto! Agora é só pagar as parcelas e aproveitar o seu empréstimo. 

Quem pode conseguir?

Pessoas físicas que possuem um imóvel próprio e renda fixa, mas antes de se conseguir você tem de passar pela avaliação passar pelos requisitos, comprovar renda seu imóvel também irá passar por uma inspetoria, mas caso esteja dentre os requisitos é aberto a qualquer pessoa. 

Pessoa jurídica como já explicado acima, as características se assemelham muito às exigidas as pessoas físicas no básico elas funcionam iguais e têm o mesmo objetivo. 

Existe um empréstimo especial para servidores públicos com até dez anos para pagar, e taxas um pouco mais baixas mas no geral se assemelha ao empréstimo de pessoa física. 

Vale a pena?

Vale a pena quando você não tem outra alternativa e tem estabilidade, mas não deixa de ser um risco. É preciso cautela pesquisar direitinho, não dá nem para falar qual é o melhor isso depende em cada caso do que se dispõe, das características de cada um então o negócio é similar, analisar bem para não perder seu bem.

Um erro que não deve ser cometido é que no Brasil as pessoas tendem a só pegar esse tipo de empréstimo em último caso quando já estão no limite, prática extremamente perigosa porque aí que a pessoa vai se complicar  mesmo e perder tudo.

Nossa Recomendação

Recomendamos mas com cautela e muita pesquisa para quem realmente precise e tenha condições de pagar. É aquela questão se puder evitar é melhor.

publicidade

 Agora para quem quer fazer uma viagem, comprar outra casa, fazer uma reforma ou até mesmo pagar os estudos do filho é uma boa alternativa no sentido de rapidez, pouca burocracia é bom prazo de pagamento com taxa baixa.

Antes de fazer um empréstimo desse tipo é preciso avaliar bem os prós e os contras olhar direitinho sua situação financeira se tem renda fixa e estável para honrar as parcelas, aliás ninguém quer perder um imóvel.

.Agora para quem quer um empréstimo em um valor alto, sabe que dá conta de pagar as parcelas e está a procura de juros baixos, maior prazo para pagar as parcelas, esse tipo de empréstimo é o ideal.