O número de inadimplentes no Brasil bateu um novo recorde no ano de 2022. Segundo atual pesquisa realizada pelo Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), um total absurdo de 77,9% das famílias brasileiras possuem dívidas. 

E são várias as causas que levam a este tipo de recorde, fazendo com que mais pessoas precisem contrair dívidas e que não consigam pagar o que estão devendo. Esse dado é reflexo do cenário atual do Brasil e tem trazido preocupação por conta da movimentação da economia.

Assim, muitas são as causas do endividamento dos brasileiros e a forma como se trata tudo, inclusive os empregos que acabam por diminuir.

Nesta roda, quem tem menor renda acaba perdendo mais e tendo mais problemas na hora de pagar o básico.

endividamento bate recorde entre os brasileiros

Principais causas do endividamento entre os brasileiros

Várias são as causas do endividamento dos brasileiros. E saber as causas do problema pode ser uma forma de conseguir uma solução na hora de acabar com as dívidas acumuladas.

  • Desemprego: a causa principal de dívidas entre brasileiros são de pessoas que perderam seus empregos durante o período e que não conseguiram uma rápida recolocação no mercado de trabalho.
  • Perda do poder de compra: o aumento dos preços sem que este seja refletido no salário cria uma perda de poder de compra, o que faz com que os brasileiros tenham que escolher o que priorizar na hora de pagar e, assim, acabem com dívidas.
  • Inflação: o aumento da inflação faz com que o salário pareça render menos, fazendo com que as pessoas comprem menos e tenham mais dívidas durante sua vida. Essa é uma explicação para o número tão alto de pessoas que estão devendo.
  • Emprestar o nome para outra pessoa: uma das principais causas de problemas de pagamento no Brasil está relacionado com o fato de fazer compras para outras pessoas que acabam por não fazer o pagamento e, assim, criam dívidas para outros.
  • Gastos excessivos e descontrolados: outra das causas é o fato de pessoas que gastam mais do que ganham e não conseguem controlar suas compras, gerando dívidas imensas e que fazem com que as contas não fechem jamais. Entre os vilões que estão associados aos gastos excessivos, está o uso indiscriminado do cartão de crédito, que acaba por gerar dívidas e dívidas para as famílias.

Assim, com todas essas questões, o recorde histórico foi atingido em 2022 de endividamento e de famílias com problemas para pagar as contas básicas.

Endividamento atinge mais as classes médias e baixas

Segundo o estudo realizado, as famílias de classes médias e baixas são as mais atingidas por todos os problemas e fazem com que as pessoas tenham mais problemas na hora de fazer o pagamento de suas contas.

Para famílias com renda mensal de até 10 salários mínimos mensais, o número de endividados atinge 78,9% das famílias.

Já as famílias que possuem renda maiores de 10 salários, o percentual de endividamento chega a 74,3%.

Além de todas essas questões, segundo a pesquisa, foi traçado um perfil do brasileiro que está mais endividado neste lugar.

A CNC percebeu que, em geral, o número maior de endividados atinge mulheres com até 35 anos, ensino médio incompleto e que moram em regiões como Sudeste, Nordeste e Sul. Em geral, precisam cuidar da família e acabam tendo que entrar em dívidas.

Quando se trata do superendividamento, onde a conta é bem alta para se pagar, 17,8% das famílias de baixa renda comprometem mais da metade de seus salários com dívidas, o que gera um grande problema na hora de fazer o pagamento.

Quando se observa famílias com maiores rendas, o número cai até a metade, fazendo com menos dívidas façam com que comprometam o que se recebe mensalmente.

Como sair de dívidas no contexto atual?

Uma grande questão na hora que se tem uma dívida é saber qual caminho tomar na hora de controlar seus gastos e se recuperar financeiramente. Por isso, existem dicas práticas para que se comece a acabar com o endividamento agora:

  • Organização financeira: o primeiro passo para conseguir sair das dívidas é saber exatamente quanto se ganha e quanto se gasta por mês. Ter um controle financeiro ajuda na hora de fazer as contas e, assim, conseguir ter dinheiro para saldar com as dívidas que porventura tenha adquirido.
  • Cortar gastos desnecessários: mesmo que pareça um gasto pequeno, quando se corta gastos, a economia começa a acontecer e, aos poucos, é possível que se tenha economizado bastante em seu dia a dia.
  • Diminuir ao máximo o uso do cartão de crédito: em todas as listas de endividamento dos brasileiros, o cartão de crédito aparece como o principal vilão. Ao se diminuir o uso do cartão, é possível ter melhor controle financeiro e conseguir saldar suas dívidas de maneira mais simples.
  • Procurar comprar à vista: ao fazer o pagamento à vista, se evita de ter dívidas para frente e de contar com um dinheiro que ainda não se tenha, o que faz com que se controle melhor os gastos.
  • Negociar as dívidas: para conseguir um melhor controle financeiro do que está devendo, é necessário negociar com as empresas para fazer o pagamento com descontos, parcelamentos e de outros meios que permitam um melhor controle da dívida e que se salde com sucesso o que se deve.
  • Renda extra: se ao fazer a organização financeira se perceber que o dinheiro que se ganha no mês não é suficiente para fazer o pagamento de suas dívidas, é necessário encontrar alternativas para fazer o pagamento. Entre eles, está fazer uma renda extra com diversos serviços que podem ser executados em horários diferentes de seu emprego. Existem serviços diretamente pela internet, vendas e tantos outros que você pode fazer para ter mais entrada e diminuir suas dívidas.

Assim, com certeza as dívidas vão diminuir, de maneira que cada brasileiro possa deixar esta lista, o que vai fazer com que a economia volte a crescer.

Gostou? Acompanhe mais matérias em nosso blog.