Todos os meses é a mesma coisa: você precisa separar as suas contas e fazer o pagamento de cada um dos boletos para que possa, assim, saber que está com as contas em dia. Mas não é sempre que você consegue pagar tudo de uma vez, na verdade, muitas vezes o dinheiro não dá.

Neste momento, é importante que você tenha alternativas para fazer o pagamento de seus valores e não ficar com dívidas acumuladas. E um dos boletos que você consegue fazer o pagamento de várias formas é a fatura do cartão de crédito, se tornando uma boa alternativa em diversos momentos.Fatura de cartão de crédito

Antes de tudo, sabe o que é fatura de cartão de crédito?

Para começar, é preciso que você entenda o que é e como funciona a fatura de seu cartão de crédito. Com isso, você vai ter mais certeza de que está fazendo o pagamento corretamente e que, assim, poderá ter as contas em dia. 

Quando você começa a fazer as compras com a modalidade crédito, você começa a acumular valores a pagar. Esses valores vão entrando em uma espécie de conta. 

Ao final de um prazo de um mês, em um dia específico, essa conta fecha. É quando dizemos que o “cartão virou”. Significa que as compras que entraram naquele mês serão contabilizadas para serem pagas e tudo que você comprar a partir de então será para o mês seguinte.

Com isso, os valores a pagar daquele mês onde você está comprando gera um boleto com todas as informações e valores a pagar. Este boleto que contém todas as informações a pagar que chamamos de fatura do cartão de crédito, que é o documento que você vai usar para fazer o pagamento do que você comprou.

Como emitir a fatura?

Existem diversas formas de fazer a emissão da fatura do cartão de crédito. Tudo vai depender de como funciona o seu cartão e o seu banco, para que, assim, você tenha a fatura em mãos e possa fazer não somente a emissão, mas o pagamento do mesmo. 

Alguns bancos ainda usam um sistema que se popularizou bastante, que é o envio da fatura pelos correios. Você recebe em casa, em formato de uma carta, e faz o pagamento de sua fatura de cartão de crédito. Ainda são vários lugares que emitem as faturas dessa forma, permitindo que você receba na comodidade do seu lar. 

Mas, com o tempo, se percebeu que muitas vezes este tipo de emissão poderia gerar atrasos para o cliente, fazendo com que ele recebesse a fatura depois da data de vencimento. Então, alternativas foram criadas. 

Atualmente, você pode fazer a emissão do boleto diretamente do app do seu cartão de crédito, que pode ser instalado em seu smartphone. Você acessa e clica em “emitir fatura”. 

Você também pode receber a fatura por e-mail e para imprimir e fazer o pagamento da mesma. 

Ou seja, você tem diversas opções para fazer a emissão da fatura e conseguir ter as contas em dia.

Como pagar a fatura do cartão de crédito

Existem diversas opções para fazer o pagamento da fatura de seu cartão de crédito. Você deve escolher aquela que é a forma mais prática para você e que realmente ajude na hora de fazer a organização de suas contas. 

A forma mais comum de pagamento é ir até um lugar que receba contas, como bancos, agências bancárias, lotéricas e outros, e fazer o pagamento usando o dinheiro. Com isso, em até três dias a conta será atualizada e você vai ter a liberação do seu limite. 

Além disso, você pode fazer o pagamento diretamente pelo app de seu banco, usando o saldo em conta para pagar sua fatura. 

Você pode optar por colocar a fatura de sua conta no débito automático e, assim, fazer o pagamento diretamente com sua conta sem ter que imprimir o boleto ou ir a algum lugar realizar o pagamento. 

As opções são muitas. 

Uma das opções usadas é o pagamento parcelado da fatura. Isso acontece quando você não paga o valor total e, assim, redivide a dívida em outras parcelas. Para isso, na hora de fazer o pagamento você deve escolher o valor que vai pagar abaixo do total. 

É importante que você observe que existe um valor mínimo para o pagamento, fazendo com que você precise pagar aquele valor ou mais.

Onde realizar o pagamento das faturas de cartão?

Você pode fazer o pagamento de suas faturas do cartão de crédito em vários lugares. Tudo depende justamente do que é mais prático para você e que vai trazer as facilidades na hora de fazer seu pagamento. 

As melhores opções são:

  • Banco, diretamente no caixa.
  • Caixa eletrônico, usando sua conta bancária.
  • Agências Lotéricas, com dinheiro ou débito. 
  • Diretamente no app de seu banco.
  • Colocando a fatura no débito automático, fazendo com que a conta desconte diretamente de seu dinheiro bancário.

Seja como for, para você o melhor é fazer o pagamento onde for mais prático e em lugar que traga boas possibilidades de acertar a conta.

Qual a melhor maneira de pagar a fatura de cartão de crédito?

Não existe uma melhor maneira de se fazer o pagamento da sua fatura de cartão de crédito. Todas elas são confiáveis e você vai ter o seu limite liberado. Seja no dinheiro, na conta, no banco ou no app, você consegue liberar seu valor sem problemas. 

É interessante ver que, alguns cartões associados à conta digital, podem liberar o valor imediatamente se você pagar pelo app. O Nubank é um exemplo disso. Então, você pode ter o valor rapidamente liberado e sem problemas pagando no app. 

Mas o importante é que você pague, seja o mínimo ou o total, para que evite de dívidas e que evite de juros. Lembrando que o pagamento mínimo gera uma taxa de juros. 

Gostou das dicas? Faça já o pagamento de seu boleto e tenha o limite liberado rapidamente.

Veja mais dicas financeiras em nosso blog.