Todo trabalhador de carteira assinada tem direito ao FGTS. E é de conhecimento de todos que o Fundo de Garantia pode ser usado para se adquirir a casa própria, como meio de pagamento de entrada ou amortização das parcelas. 

Agora, o governo está trazendo uma nova modalidade de uso para este benefício: o FGTS Futuro.

Nesta matéria, vamos mostrar o que é o FGTS Futuro e todas as informações já disponibilizadas. Acompanhe a leitura e descubra mais!

Afinal, o que é o FGTS Futuro?

Casal fazendo cálculos com o FGTS Futuro para a compra de casa própria.

Anunciado pelo governo federal, o programa FGTS Futuro é uma nova modalidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

A proposta permite que os trabalhadores usem seus depósitos futuros para complementar a renda e facilitar a compra da casa própria. 

Ou seja, além de usar o dinheiro já disponível, será calculado o valor que deverá entrar na conta do FGTS. Justamente para que, com esta soma, se tenha o valor a ser usado na compra da casa própria.

A medida, aprovada pelo Congresso Nacional em julho de 2022, ainda está em fase de regulamentação pelo Conselho Curador do FGTS. Mas a previsão é que esteja disponível para uso a partir de abril de 2024.

Entenda melhor como ele irá funcionar 

O funcionamento do FGTS Futuro vai ser bem simples e permitirá que os trabalhadores tenham mais facilidades na hora de fazer o pedido da casa própria.

De maneira geral, o trabalhador poderá usar até 120 meses de depósitos futuros do FGTS para amortizar ou liquidar dívidas imobiliárias no programa Minha Casa Minha Vida.

Além disso, o próprio trabalhador definirá o valor dos depósitos futuros para uso, podendo chegar a até 30% da renda bruta mensal.

Dessa forma, a Caixa Econômica Federal será responsável por gerenciar as operações de crédito com o FGTS Futuro.

Saiba como será feito o cálculo do FGTS Futuro 

O cálculo do FGTS Futuro ainda não foi divulgado definitivamente pelo Conselho Curador do FGTS, mas a Caixa Econômica Federal já divulgou uma proposta de como ele poderá ser feito.

Segundo a Caixa, o trabalhador poderá usar até 30% da sua renda bruta mensal para amortizar ou liquidar um financiamento imobiliário no programa Minha Casa, Minha Vida.  

Logo, haverá a dedução desse valor nos depósitos futuros do FGTS do trabalhador.

O valor das parcelas do financiamento será calculado com base no valor do imóvel, no prazo do financiamento e nas taxas de juros. 

Desse modo, o recursos irá complementar o valor das parcelas, caso o valor da renda bruta do trabalhador não seja suficiente.

Assim, a Caixa vai disponibilizar uma ferramenta de simulação para que os trabalhadores possam calcular o valor das parcelas do financiamento com o uso do FGTS Futuro.

Vale lembrar que o valor do não poderá ser utilizado para outras finalidades, como pagamento de entrada ou compra de outros bens.

Além disso, o trabalhador poderá cancelar o uso do recurso a qualquer momento.

Quando a modalidade começa a funcionar?

A modalidade FGTS Futuro ainda não tem data oficial para começar a funcionar. A previsão inicial era de que ela estivesse disponível a partir de abril de 2024, mas não ocorreu a finalização da regulamentação pelo Conselho Curador do FGTS.

Dentre as datas agendadas, o Conselho Curador do FGTS tem uma reunião para o dia 21 de março. 

Portanto, é possível que haja a discussão e aprovação da regulamentação nesta reunião.

Se a regulamentação for aprovada em março, a Caixa Econômica Federal terá até 90 dias para implementar as normas operacionais do programa. Isso significa que o FGTS Futuro poderia começar a funcionar em abril.

Se não acontecer a aprovação da regulamentação em março, ou se a Caixa Econômica Federal precisar de mais tempo para implementar as normas operacionais, o FGTS Futuro poderá começar a funcionar em uma data posterior a abril.

Confira melhor os objetivos e expectativas

Com o FGTS Futuro, o governo tem alguns objetivos bem definidos, que são a base de todo o projeto. São eles:

  • Ampliar o acesso à casa própria: O FGTS Futuro visa facilitar a compra da casa própria para famílias de baixa renda, que muitas vezes não têm condições de arcar com o valor das entradas e das parcelas do financiamento.
  • Reduzir o déficit habitacional: O Brasil tem um déficit habitacional de cerca de 7 milhões de moradias. O FGTS Futuro é uma das medidas do governo para reduzir esse déficit.
  • Aquecer a economia: Ele deve injetar recursos na economia, impulsionando o setor da construção civil e gerando novos empregos.
  • Aumento da compra de imóveis: Estima-se que o programa possa beneficiar cerca de 2 milhões de famílias nos próximos anos.
  • Redução das taxas de juros: A maior oferta de recursos para financiamentos imobiliários pode levar à redução das taxas de juros.
  • Crescimento do mercado imobiliário: O FGTS Futuro pode impulsionar o crescimento do mercado imobiliário, especialmente no segmento de imóveis populares.

Com isso, o governo federal vem trabalhando para que se tenha uma melhora no déficit habitacional e que mais e mais a população possa ter acesso a condições de comprar suas casas.

Como estará integrado ao Minha Casa Minha Vida, a previsão é que a iniciativa atinja a população com menor condição financeira e, assim, tenham seus imóveis financiados. 

Então, gostou de conhecer o FGTS Futuro? Continue acompanhando nossa página para que você tenha as informações atualizadas do projeto.