Buscando a sua recomendação...
publicidade

A compra da casa própria certamente está entre os principais sonhos de toda família. E certamente que você chegou até aqui porque também quer ter este sonho realizado. Por isso, é importante que você tenha opções para que possa comprar sua casa própria de maneira mais simples e com a certeza de que vai pagar os melhores valores. 

Entre as opções disponíveis, você tem a facilidade de poder usar o seu FGTS para fazer a compra de sua casa própria. Com isso, além de facilitar na hora de ter uma entrada para fazer o pagamento da sua casa, você pode usar o valor para amortizar as parcelas e, assim, fazer com que seja mais fácil adquirir o empréstimo que você tanto deseja. 

COMO USAR O FGTS PARA COMPRA DE IMÓVEL

publicidade

O que é o FGTS?

O FGTS é o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Este valor é um fundo de reserva que você tem direito e que todo empregador deve pagar assim que comece a assinar a sua carteira como trabalhador formal.

Por mês, você vai ter um valor depositado e, em alguns casos, como demissão, você pode ter a liberação deste dinheiro para usar enquanto não está em outro emprego. É uma forma que você tem para fazer com que tenha uma reserva na hora de uma situação de emergência. 

Entre as possibilidades que você tem para fazer o uso de seu FGTS está, inclusive, a aquisição de um imóvel, onde você pode usar o valor para fazer o pagamento do valor de entrada ou para amortizar as parcelas do seu empréstimo.

Quem tem direito ao FGTS para comprar casa própria?

Existem algumas regras no que diz respeito ao uso do FGTS para fazer a compra de sua casa própria. Confira as regras para que você tenha como usar este valor na hora de fazer seu empréstimo: 

  • É preciso ter um mínimo de 3 anos de carteira assinada, não sendo necessário que o período seja contínuo. Ou seja, você pode ter trabalhado por um ano em 2003 e mais dois anos em 2015, como exemplo. O importante é que seja no mínimo de 3 anos de FGTS pago.
  • Você não pode ter nenhum financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH).
  • Não pode ser proprietário de nenhum imóvel residencial no município em que pretende comprar o novo. 
  • É obrigatório trabalhar ou morar no município em que você pretende comprar o imóvel utilizando o FGTS.

Quais as vantagens de usar o FGTS para fazer a compra da casa?

Confira as vantagens de usar o FGTS para comprar sua casa:

  • Valor para entrada no imóvel.
  • Pode usar o valor como forma de amortizar a dívida. 
  • Consegue fazer o pedido de seu empréstimo e tem mais facilidade na hora de fazer a aprovação de seu empréstimo.