Comprar um imóvel próprio sempre foi o sonho da maioria dos brasileiros. E o momento atual é ótimo para isso. Com taxas menores, você consegue um financiamento mais em conta e ainda parcelas mesmo se sua renda não for tão alta. 

Assim, se você quer fazer um bom financiamento imobiliário é necessário planejamento e saber que você tem que ter algumas informações em mãos que ajudarão na hora de escolher a melhor proposta para comprar sua casa

Financiamento Imobiliário: Confira todas as informações necessárias!

Para lhe ajudar nessa tarefa, confira todas as informações necessárias para fazer um financiamento imobiliário e conseguir realizar o sonho da casa própria. 

O que é financiamento imobiliário?

O financiamento imobiliário é conseguir crédito junto a uma instituição financeira para a aquisição da casa própria. O comprador deve arcar com uma parte de entrada que chega a 30% do valor da propriedade e dividem o restante em prestações. 

Para conseguir, o comprador passa por uma análise de crédito onde o banco vai ver se ele é apto e tem condição de pagar o financiamento imobiliário sem comprometer seu próprio sustento.

Ou seja, de maneira mais simples, você paga o imóvel com o dinheiro do banco e precisa arcar com as prestações da instituição, acrescidos dos juros, taxas e seguros. 

Passo a passo do financiamento imobiliário 

Fazer um financiamento imobiliário não precisa ser algo complicado. Com o caminho certo você pode conseguir o valor que necessita e ainda organizar para que consiga pagar pelas prestações. 

Confira o caminho para que você consiga o financiamento imobiliário e pagar pelas prestações:

Planejamento em primeiro lugar 

Faça um bom planejamento de suas contas. Você vai comprometer até 30% do seu orçamento com a dívida do financiamento imobiliário, então, deve se organizar para que não fique sem uma reserva e sem uma forma de pagar as prestações.

Pense que o financiamento imobiliário pode levar até 35 anos para ser quitado, então, se organizar é fundamental para conseguir um bom negócio e não ficar sem ter como pagar as prestações.

Faça uma boa escolha de imóvel

Esse é um passo importante. O imóvel deve ser escolhido de acordo com sua necessidade e da sua família. analise todos os detalhes para que ele seja o imóvel perfeito para vocês. Veja a quantidade e tamanho dos cômodos, a localização, o acesso, enfim, tudo para que você faça a melhor escolha. 

Um dos erros de muitas pessoas é querer uma casa que esteja muito acima do que podem pagar. Este tipo de atitude faz com que não consigam o financiamento imobiliário ou então que se endividem de tal forma que não podem pagar as prestações. 

Então, a principal dica é: ter paciência. Analise as propostas, busque aquela que seja a melhor para você. Escolha com calma. Com o tempo, você vai conseguir ter a casa certa para você e sua família desfrutarem. 

Quite possíveis dívidas 

É importante este passo para conseguir o financiamento imobiliário. Ter dívidas ativas, não pagar o que deve ou contas em atraso abaixam seu score junto com o banco. Com isso, conseguir o financiamento fica mais difícil e você acaba tendo diversos tipos de problemas junto às instituições.

A dica aqui é ter movimentação bancária, pagar suas dívidas, procurar estar com tudo em dia e, assim, sem dívidas, você fazer a solicitação. Isso vai aumentar e muito as chances de conseguir um bom financiamento. 

Simule o seu financiamento imobiliário 

Antes de fazer o pedido pelo financiamento imobiliário, faça diversas simulações com os valores pretendidos. Com isso, você tem a certeza de que vai conseguir pagar o melhor valor nas parcelas e ainda ter os menores juros. 

Vários bancos e representantes financeiros ajudam neste quesito. Eles dispõem de simuladores online onde você consegue colocar as informações de valores, renda, imóvel pretendido e tudo mais e ter as parcelas calculadas já com os juros. Assim, é mais fácil se organizar. 

Com isso, você sabe exatamente o que vai pagar, quanto vai pagar e o tempo que levará para quitar sua dívida. Então, simule sempre antes de fazer qualquer tipo de financiamento.

Vale a pena investir no financiamento imobiliário? 

A resposta é que sim. Vale a pena. Você vai fazer um financiamento imobiliário e vai garantir a realização do seu sonho. Ainda mais nestes tempos com taxas menores. Você consegue ter juros baixos e menores prestações. Além disso, você tem as seguintes vantagens:

  • Fim do aluguel: você vai eliminar o principal vilão de sua renda familiar. Ao invés de pagar o aluguel, vai investir em um patrimônio que é seu.
  • Patrimônio garantido: com a regularização dos documentos, você consegue ter a propriedade em seu nome, o que vai valorizar seu patrimônio e dar a você a segurança de que a casa é sua.
  • Pagamento facilitado: com o mercado aquecido, você consegue melhores condições e pagamentos cada vez mais facilitados.
  • Crédito extra: você consegue usar seus investimentos e valores guardados para pagar a entrada e para conseguir que o financiamento fique mais suave. Assim, não fica sem capital.
  • Revenda futura: se um dia quiser ou for necessário, você tem um imóvel em seu nome para revenda que será valorizado de acordo com o tempo.

Aproveite a Utilização do FGTS

Para finalizar, você pode usar o seu FGTS na hora de fazer seu financiamento imobiliário. Esse benefício é assegurado pela Lei nº 8.036, que funciona como um fundo de reserva para todo trabalhador regularizado pela Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). 

Desde que você respeite as seguintes regras, você pode usar o FGTS para seu financiamento imobiliário: ter, pelo menos, três anos de carteira assinada e morar ou trabalhar na cidade onde está situado o imóvel; não ter imóvel no seu nome; não ter outro financiamento imobiliário no seu nome. 

Os recursos do FGTS podem ser utilizados em algumas situações, conforme listamos abaixo.

  • Dar entrada no financiamento e dividir o restante em parcelas. 
  • Amortizar a dívida, diminuindo o prazo e valor das prestações.
  • Pagar parte da prestação, quitando até 80% do valor.
  • Quitar prestações em atraso.

Com isso, você garante seu financiamento imobiliário e ainda consegue pagar todas as prestações sem nenhum problema. 

Se você quer dicas de financiamento e simulações e ainda descobrir como fazer outros tipos de financiamentos imobiliários, acompanhe nosso blog e tenha as melhores informações que lhe ajudarão a realizar seu sonho da casa própria.