Fazer um curso superior está presente nos planos da maioria dos brasileiros, mas infelizmente muitos não têm condições financeiras para arcar com uma faculdade. Uma alternativa para isso, é solicitar um financiamento estudantil, modalidade que permite adiar o pagamento total das despesas universitárias.

Conheça mais sobre o financiamento estudantil e entenda se pode ser uma boa opção para você.

financiamento universitário

O que são os financiamentos estudantis?

São um tipo de financiamento proporcionado por instituições financeiras. O objetivo dessa modalidade é aumentar o número de brasileiros dentro da universidade, criando mecanismos que possibilitem a criação de mais oportunidades para a ingressão ao meio acadêmico.

Como funcionam esses financiamentos?

O processo funciona de forma simples: a instituição escolhida arca com as mensalidades na porcentagem, combinada previamente mediante contrato, e então, você adquire uma dívida futura a ser paga com juros e correções após terminarem os estudos.

É de extrema importância que você calcule os custos, e tenha em mente que não é só a mensalidade. Existem outros gastos, como: transporte, alimentação, xerox, e livros.

Busque analisar todas as cláusulas do contrato, tirar todas as dúvidas com o contratante e verificar as taxas de juros para que no futuro não se tenha imprevistos.

Quais são os bancos que financiam?

O financiamento pode ser feito tanto em empresas privadas como por programas governamentais.

Os principais bancos são:

Quais os passos para se obter um financiamento estudantil?

O primeiro passo para conseguir um financiamento estudantil, é procurar a faculdade desejada e ver suas parcerias. Verifique se a instituição de ensino oferece bolsas, convênios e outras vantagens. 

Depois disso, entre em contato em contato com uma instituição financeira que realize esse tipo de operação, na qual você vai preencher os dados e seguir as instruções solicitadas.

Um contrato de financiamento vai ser feito, garantindo o cumprimento do processo. Todas as partes envolvidas no financiamento estudantil devem assinar.

É importante que você não tenha pendências no seu CPF. Dessa forma, você garante a instituição financeira uma confiança para arcar com as despesas futuras. Por isso, verifique se seu nome está sujo.

Quais são os principais financiamentos do Brasil?

O principal financiamento estudantil do Brasil é o FIES. O programa foi desenvolvido pelo próprio governo federal,  em 1999, e surgiu com a ideia de inclusão estudantil. Com o tempo foram surgindo novos projetos buscando maior versatilidade e custo benefício.

Além do FIES, o PRAVALER, que paga um semestre no prazo de doze meses, é outra excelente opção.

Muitas das vezes a própria faculdade oferece bolsas de estudos que podem chegar até 100%, geralmente o aluno faz uma prova, e dependendo dessa nota, consegue uma bolsa específica.

Financiamento estudantil para medicina

O curso de medicina é o mais disputado do Brasil. Infelizmente, devido aos gastos de mensalidade e outros custos, nem toda a população tem condição financeira para realiza-lo. Por conta disso, a relação de procura e demanda para o financiamento estudantil desse curso, é muito alta.

Existem condições de financiamento especiais para quem deseja ingressar no curso de Medicina. As instituições financeiras oferecem diversos planos para amortizar a dívida de aproximadamente meio milhão de reais.

A maioria desses planos de financiamento exige que você tenha um aproveitamento de, pelo menos, 75% nas disciplinas ofertadas em cada semestre. Além disso, você pode trancar seu curso em no máximo 2 semestres.

Além do financiamento público do FIES, o Santander e o Bradesco são conhecidos por terem os melhores planos de financiamento estudantil privado de medicina. Vá na instituição financeira de sua escolha e avalie as melhores opções para você.

Quais são as taxas de juros desses financiamentos?

Quando o assunto é taxa de juros ,os valores variam de acordo com cada programa. Confira alguns valores para se ter como base:

É possível fazer cálculos dos valores a pagar utilizando os sites das instituições, através de simuladores que te falam com precisão em cada caso qual taxa será cobrada, por isso não deixe de entrar e fazer. 

Quem pode conseguir um financiamento estudantil?

Isso vai depender tanto da instituição financeira, quanto da instituição estudantil de sua escolha. Existem uma série de pré-requisitos para diferentes financiamentos estudantis. O FIES, por exemplo, exige que você se enquadre nos seguintes requisitos: 

  1. Ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e ter tirado mais de 450 pontos.
  2. Não ter zerado redação do ENEM.  
  3. Ter uma renda mensal familiar de até 5 salários mínimos.

Quais são os prós e Contras?

PRÓS

CONTRAS

Juros Baixos

Empréstimo a longo prazo

Planos especiais

Risco de endividamento, em casos de imprevistos

Facilidade de acesso

Variabilidade do mercado, no futuro

Maior oportunidade de crescimento social e econômico  

Pagar bem mais caro do que se pagaria à vista

Como fazer para se inscrever em um financiamento?

Na maioria das vezes nem é preciso ir pessoalmente à instituição financeira. Existem plataformas que disponibilizam o procedimento online.

Depois de fazer a simulação nos respectivos site de cada instituição, você deve assinar o contrato e apresentar a documentação solicitada.

Vale a pena financiar uma universidade?

A resposta para essa pergunta varia de acordo com seu planejamento. É importante se atentar a cada detalhe, avaliar se os juros cabem no seu bolso, para que no futuro não se tenha transtornos.

Caso você tenha condição de arcar com as despesas no futuro, certamente o financiamento universitário é uma ótima opção para ingressar em uma faculdade.