Financiamento estudantil: veja como conseguir!
Fazer um curso superior está presente nos planos da maioria dos brasileiros, mas infelizmente muitos não têm condições financeiras para arcar com uma faculdade. Uma alternativa para isso, é solicitar um financiamento estudantil, modalidade que permite adiar o pagamento total das despesas universitárias.
Conheça mais sobre o financiamento estudantil e entenda se pode ser uma boa opção para você.
O que são os financiamentos estudantis?
São um tipo de financiamento proporcionado por instituições financeiras. O objetivo dessa modalidade é aumentar o número de brasileiros dentro da universidade, criando mecanismos que possibilitem a criação de mais oportunidades para a ingressão ao meio acadêmico.
Como funcionam esses financiamentos?
O processo funciona de forma simples: a instituição escolhida arca com as mensalidades na porcentagem, combinada previamente mediante contrato, e então, você adquire uma dívida futura a ser paga com juros e correções após terminarem os estudos.
É de extrema importância que você calcule os custos, e tenha em mente que não é só a mensalidade. Existem outros gastos, como: transporte, alimentação, xerox, e livros.
Busque analisar todas as cláusulas do contrato, tirar todas as dúvidas com o contratante e verificar as taxas de juros para que no futuro não se tenha imprevistos.
Quais são os bancos que financiam?
O financiamento pode ser feito tanto em empresas privadas como por programas governamentais.
Os principais bancos são:
Quais os passos para se obter um financiamento estudantil?
O primeiro passo para conseguir um financiamento estudantil, é procurar a faculdade desejada e ver suas parcerias. Verifique se a instituição de ensino oferece bolsas, convênios e outras vantagens.
Depois disso, entre em contato em contato com uma instituição financeira que realize esse tipo de operação, na qual você vai preencher os dados e seguir as instruções solicitadas.
Um contrato de financiamento vai ser feito, garantindo o cumprimento do processo. Todas as partes envolvidas no financiamento estudantil devem assinar.
É importante que você não tenha pendências no seu CPF. Dessa forma, você garante a instituição financeira uma confiança para arcar com as despesas futuras. Por isso, verifique se seu nome está sujo.
Quais são os principais financiamentos do Brasil?
O principal financiamento estudantil do Brasil é o FIES. O programa foi desenvolvido pelo próprio governo federal, em 1999, e surgiu com a ideia de inclusão estudantil. Com o tempo foram surgindo novos projetos buscando maior versatilidade e custo benefício.
Além do FIES, o PRAVALER, que paga um semestre no prazo de doze meses, é outra excelente opção.
Muitas das vezes a própria faculdade oferece bolsas de estudos que podem chegar até 100%, geralmente o aluno faz uma prova, e dependendo dessa nota, consegue uma bolsa específica.
Financiamento estudantil para medicina
O curso de medicina é o mais disputado do Brasil. Infelizmente, devido aos gastos de mensalidade e outros custos, nem toda a população tem condição financeira para realiza-lo. Por conta disso, a relação de procura e demanda para o financiamento estudantil desse curso, é muito alta.
Existem condições de financiamento especiais para quem deseja ingressar no curso de Medicina. As instituições financeiras oferecem diversos planos para amortizar a dívida de aproximadamente meio milhão de reais.
A maioria desses planos de financiamento exige que você tenha um aproveitamento de, pelo menos, 75% nas disciplinas ofertadas em cada semestre. Além disso, você pode trancar seu curso em no máximo 2 semestres.
Além do financiamento público do FIES, o Santander e o Bradesco são conhecidos por terem os melhores planos de financiamento estudantil privado de medicina. Vá na instituição financeira de sua escolha e avalie as melhores opções para você.
Quais são as taxas de juros desses financiamentos?
Quando o assunto é taxa de juros ,os valores variam de acordo com cada programa. Confira alguns valores para se ter como base:
É possível fazer cálculos dos valores a pagar utilizando os sites das instituições, através de simuladores que te falam com precisão em cada caso qual taxa será cobrada, por isso não deixe de entrar e fazer.
Quem pode conseguir um financiamento estudantil?
Isso vai depender tanto da instituição financeira, quanto da instituição estudantil de sua escolha. Existem uma série de pré-requisitos para diferentes financiamentos estudantis. O FIES, por exemplo, exige que você se enquadre nos seguintes requisitos:
- Ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e ter tirado mais de 450 pontos.
- Não ter zerado redação do ENEM.
- Ter uma renda mensal familiar de até 5 salários mínimos.
Quais são os prós e Contras?
PRÓS | CONTRAS |
Juros Baixos | Empréstimo a longo prazo |
Planos especiais | Risco de endividamento, em casos de imprevistos |
Facilidade de acesso | Variabilidade do mercado, no futuro |
Maior oportunidade de crescimento social e econômico | Pagar bem mais caro do que se pagaria à vista |
Como fazer para se inscrever em um financiamento?
Na maioria das vezes nem é preciso ir pessoalmente à instituição financeira. Existem plataformas que disponibilizam o procedimento online.
Depois de fazer a simulação nos respectivos site de cada instituição, você deve assinar o contrato e apresentar a documentação solicitada.
Vale a pena financiar uma universidade?
A resposta para essa pergunta varia de acordo com seu planejamento. É importante se atentar a cada detalhe, avaliar se os juros cabem no seu bolso, para que no futuro não se tenha transtornos.
Caso você tenha condição de arcar com as despesas no futuro, certamente o financiamento universitário é uma ótima opção para ingressar em uma faculdade.