Como financiar o lote e o material de construção

Talvez você tenha se decidido a comprar um lote para construir sua casa. Viu que essa opção era a melhor para você e viu que vale a pena fazer uma casa do seu jeito. Com isso em mente, você ficou com uma dúvida: como financiar o lote e o material de construção? Afinal, são valores altos e você precisa pagar aos poucos para conseguir fazer sua casa. Este artigo vem tirar as suas dúvidas sobre como fazer isso. 

Como financiar o lote e o material de construção

Confira o texto até o final e descubra as melhores formas de financiar seu lote e o material de construção da sua casa, tendo a certeza de que, assim, vai fazer a opção certa e conseguir construir a sua casa dentro do tempo determinado.

publicidade

Principais Financiamentos para Lotes

Financiar um lote não precisa ser complicado. Existem duas formas principais de se fazer isso: através de financiamento bancário ou de financiamento de loteadoras.

No financiamento bancário, basicamente você procura o banco de sua preferência (a Caixa Econômica, o Bradesco e vários outros bancos possuem linhas de crédito exclusivas para o financiamento de lotes).

Ao fazer a solicitação no banco, você passará por uma análise de crédito. As prestações do lote não podem comprometer mais do que 30% da sua renda. Além disso, é feito uma análise de seu nome (se consta ou não como devedor). Com tudo aprovado, você ainda precisa ver se o terreno está regular diante da prefeitura e se o lote está pronto para construir. Com tudo isso em mãos, o financiamento é aprovado para você. 

As loteadoras trazem opções para você, como menor entrada, maior prazo para pagar, juros diferenciado, além de diversas opções de lotes para que você escolha. Assim, muitas vezes, pode ser a melhor opção na hora de escolher a compra de um lote. 

Vale pesquisar no mercado os preços, condições e tudo mais para que você consiga arcar com a dívida e ainda tenha mais do que simplesmente um lote, mas um lugar que esteja legalizado para conseguir construir sua casa.  

Principais Financiamentos para Material de Construção

Assim como os lotes, se você quer um crédito para comprar seu material de construção, você possui diversas opções que facilitarão a sua vida. Confira algumas delas abaixo:

  • Crédito Imobiliário Construção Bradesco – com juros de 0,85% a 0,93% e até 300 meses, você tem um crédito de até 70% do valor da obra exclusivo para Construção.
  • Cartão Construcard – com taxas a partir de 2,5% e 240 meses para pagar, você consegue em torno de R$ 150 mil exclusivo para compra de material.
  • BB Crediário Material de Construção – com taxa de 3,8% e 54 meses, você consegue até R$ 50 mil exclusivo para compra de material.
  • Construção e Reforma Caixa – em até 180 meses, consegue financiar até 80% do valor da obra .

Essas são algumas opções para que você financie seu material de construção. Consulte a disponibilidade e os juros no seu município. Com certeza você vai conseguir um crédito que seja ideal para você. 

É possível financiar a construção da sua casa pelo Casa Verde e Amarela?

O Programa Casa Verde e Amarela veio para substituir o Minha Casa Minha Vida. Ele trouxe diversas mudanças na sua composição. Entre elas, a possibilidade não apenas de compra de imóveis, mas de reforma e de construção. 

Então, sim, é possível que você financie sua construção pelo Casa Verde e Amarela. 

Para conseguir isso, você deve seguir para uma agência da Caixa Econômica e se informar sobre o financiamento. Deve ter em mãos a documentação completa de seu lote para que, assim, tenha uma análise completa de sua proposta. 

Com tudo em mãos, será mais fácil conseguir um financiamento, de acordo com a sua renda bruta mensal e com a localização do seu terreno. 

Lembrando que o programa atende diferentes faixas com diferentes valores. Assim, é importante que você tenha em mãos toda a documentação para conseguir solicitar o financiamento para reformas. Com certeza vai ser vantajoso e você terá um bom prazo para poder pagar seu financiamento. 

Com todas essas opções, investir na construção de seu lote pode ser uma opção ideal para você, fazendo com que seu imóvel fique do seu jeito e que você tenha um custo menor do que se tivesse que comprar pronto. Com os financiamentos, de lote e de material, você consegue pagar e não comprometer a sua renda. 

Assim, certamente que o sonho de ter seu terreno com sua casa do jeito que você sonhou estará mais próximo.