Investir nem sempre é uma tarefa fácil e cuidados devem ser tomados para não perder dinheiro, se você deseja fazer um investimento entenda como lucrar e evitar prejuízos, o ponto principal é pesquisar muito o tema, ver qual o melhor investimento.

Fundos de investimentos são bem interessantes e podem trazer bons lucros quando bem planejado, tomando os cuidados necessários, neste artigo vamos dar algumas dicas para quem deseja entrar no ramo, mas quer ter segurança.

fundos de investimentos

Se interessou pelo assunto deseja mesmo entrar no ramo, mas quer ter mais segurança, saber dos riscos, dos prós e contras, continue com a gente que esse artigo foi feito para você.

O que é um fundo de investimentos?

Bom basicamente é a união de alguns investidores em um fundo próprio comandado por um gestor pago para isso esses fundos investem em alguns investimentos muitas das vezes mesclados em conjunto, visando lucro, tudo que ganham ou perdem é dividido de acordo com a porcentagem de participação.

As decisões tomadas e o que fazer, como investir são anteriormente pré determinadas pelos que compõem o fundo.

Recomendação  

Recomendamos investir em fundos de investimento para quem já possui alguma experiência e tem noção sobre a bolsa e seus investimentos, para poder escolher o que mais se encaixa com o que deseja, o mais seguro.

Existem vários tipos de fundos desde os mais simples aos mais sifisticados, logo qualquer um pode fazer, mas com cautela. 

Conceitos

São as frações de investimento, no caso as menos frações, é como se o investimento fosse uma pizza e cada pessoa tivesse uma parte,Um benchmark é um índice de referência que serve como parâmetro para avaliar o desempenho de um fundo. As pessoas buscam estar acima desse número.

Existem variados fundos de investimentos cada um com as suas particularidades:

  • check fundos de renda fixa
  • check fundos de ações
  • check fundos multimercados
  • check fundos cambiais 
  • As rentabilidades dos fundos variam muito não existindo um valor pré fixado.

Como lucrar

Geralmente os fundos mais seguros e mais organizados exigem da pessoa um maior valor a ser investido, o que pode ser empecilho para alguns, o ideal é pesquisar, olhar bem se o gestor do seu fundo é de confiança é bom, procurar saber tudo sobre o fundo antes de entrar investir, conversar até com cotistas.

Escolher fundos com maior variedade de investimentos, porque assim mesmo se voc?ê perder em um pode ganhar no outro o que compensaria as perdas no final, não tem jeito o segredo de ganhar é acompanhar viver o mercado, não largar o fundo na mão do gestor.

Procurar saber se o gestor está cumprindo o combinado, onde o fundo investe se as empresas são boas, tem boa perspectiva futura é preciso muito cuidado.

Riscos

Existem basicamente três tipos de riscos o de crédito, de mercado e de investimento.

Risco de crédito existem em títulos privados e raramente em títulos governamentais, aliás para o governo dar calote só em último caso, risco de crédito é o risco da empresa não cumprir com o combinado, honrar com o compromisso.

Risco de mercado os gestores dos fundos podem aplicar em várias ações e cada uma dela tem seus riscos próprios, que varia de acordo com o seu desempenho, mercado, as ações podem cair a empresa não ir tão bem, acontecer uma crise financeira no país.

E por último o risco de liquidez, que nada mais é que ao querer resgatar o que é devido a empresa ou fundo não conseguir devolver no momento, por má gestão e até fraudes. Geralmente a liquidez é diária mas alguns fundos possuem dias ou meses vai de cada contrato.

Custos de se associar a um fundo

Taxa de administração, que varia de 0,5 a 4% variando muito de acordo com cada fundo, os menores tendem a ter taxas menores, elas são sobre todo o investimento não necessariamente sobre os ganhos, dividida entre os gestores e administradores do fundo.

Taxa performance geralmente quando o fundo supera o benchmark requer necessariamente bom desempenho, além do esperado pela média. Alguns possuem taxa para entrar e sair mais no caso é variável

Impostos com o IR e IOF são cobrados sobre fundos, existe um sistema conhecido no meio como come cotas o imposto de renda é recolhido antecipadamente no último dia do mês de novembro e maio 15% para longo prazo e 20% pequeno prazo.