Se você faz parte ou quer fazer do mercado de investimentos, saiba que os fundos imobiliários se tornaram um dos melhores ativos para se investir nos últimos anos, trazendo, entre as rendas variáveis, interessantes ganhos e vantagens para os investidores. 

Por conta disso, mais e mais pessoas estão migrando para este tipo de investimento, o que mostra não somente uma nova realidade no mercado, como também a certeza de que ele é lucrativo. 

Mas muitas pessoas ainda não conhecem os fundos imobiliários. Por isso, traremos todas as informações que você precisa para que saiba o que são e como funcionam.
fundo que será para aquisição e construção de empreendimentos imobiliários

O que são fundos imobiliários?

Diferente de outros tipos de investimento, os fundos imobiliários são uma classe de investimentos onde os investidores aplicam seu dinheiro em um fundo que será para aquisição e construção de empreendimentos imobiliários. 

Assim, de maneira geral, o fundo imobiliário é usado para aquisição de imóveis ou construção dos mesmos. Esses serão alugados depois de prontos, gerando uma renda variável entre os investidores. 

Assim, no momento em que os investimentos passam a dar retorno, cada investidor recebe o lucro líquido de acordo com a porcentagem que investiu naquele fundo imobiliário. 

A diferença desse tipo de investimento é que é possível fazer a compra de ações dos fundos imobiliários diretamente na bolsa de valores, fazendo com que seja mais fácil participar e de negociar com as empresas que oferecem. 

Funcionamento dos fundos de investimento

Para que você conheça melhor os fundos imobiliários, você deve saber como que eles funcionam e como fazer para participar deles. Assim, você tem a certeza de que está fazendo um bom investimento do seu dinheiro. 

Os fundos imobiliários são como condomínios. O dinheiro é posto em uma espécie de conta que é usada para fazer os investimentos imobiliários. Ou seja, a partir desse fundo, é possível a administração fazer a compra ou construção dos imóveis. 

Além disso, é importante ressaltar que existem diversos tipos de fundos imobiliários, com renda fixa e com renda variável. Além disso, são vários tipos de investimentos para cada tipo de público, permitindo mais facilidade na hora de investir. 

O acesso é a um tipo de investimento com baixo risco e que é gerenciado de maneira profissional, permitindo que se tenha um melhor investimento de seu dinheiro. 

Como funcionam os fundos imobiliários

Existem alguns fatos que são essenciais na hora de se fazer parte dos fundos imobiliários. Com isso, você tem que ter cuidados e a certeza de um bom investimento para que não tenha tantos riscos. 

Confira detalhes que são muito importantes para fazer os fundos imobiliários e não perder o seu dinheiro com o investimento neles.

Rentabilidade

Para gerar dinheiro, os FIIs têm algumas formas. Confira: 

  • Aluguel: para os fundos que possuem imóveis, o aluguel deles é usado para gerar rendas que são organizadas para garantir o lucro dos investidores. Assim, é possível ter mais rentabilidade. 
  • Arrendamento do imóvel: quando um imóvel é arrendado, a empresa faz um contrato para usar por um tempo o imóvel. Assim, a renda gerada por aquele tempo de uso vai para o valor das cotas. 
  • Construção: os fundos imobiliários podem ser usados para construção de imóveis para vendas, o que vai gerar o valor de cota para uso na hora de dividir os valores. 
  • Aquisição de cotas e títulos com preços menores, gerando uma renda variável.

Risco

Assim como todos os tipos de investimento, existe um risco com os fundos imobiliários. E, de acordo com o mercado, este tipo de investimento tem um risco mais alto, já que vários fatores podem fazer com que se tenha uma perda dos valores:

  • Mercado econômico.
  • Situação do país. 
  • Mercado imobiliário. 
  • Custo dos imóveis.  
  • Outros fatores referentes ao custo das casas. 

Com isso, é preciso acompanhar na bolsa a oscilação dos valores das cotas dos fundos imobiliários para que se tenha certeza de que está fazendo um bom negócio e que seu dinheiro seja valorizado. 

Liquidez

Para ter liquidez, o valor da cota tem que ser maior do que você comprou. De maneira simples, se tem liquidez quando não se perde dinheiro na hora de vender a cota que você comprou no mercado de valores. 

Assim, se você quiser vender o ativo e não tiver boa procura, você não tem liquidez, o que gera uma perda significativa dos valores que você tenha. 

Em geral, os fundos imobiliários possuem boa liquidez, muitas vezes com valores bem altos, então, é importante que você tenha atenção a este detalhe.

Como investir em fundos imobiliários

O investimento em fundos imobiliários acontece da mesma forma que outros tipos de investimentos. Você negocia diretamente na bolsa de valores.

Deve escolher a ação que quer comprar, ter o número correspondente do ticker da empresa e fazer o investimento. 

Você deve ter uma conta em uma financeira e usar, no home broker, o código para fazer o investimento. 

Você tem investimentos a partir de R$ 10 e pode ter cotas com mais de R$ 1.000. Tudo depende do que você quer investir. 

Tipos de fundos imobiliários

Existem, basicamente, dois tipos de fundos imobiliários:

  • Amplo, onde você investe em construção, ativos, papéis e outros. 
  • Específico, onde investe em tipos de construção, como hotéis, pousadas, imóveis residenciais e outros. 

 Ou seja, existe um tipo de investimento para cada perfil de investidor, fazendo com que seja mais simples fazer o investimento.

Por que investir em fundos imobiliários?

Você tem diversos motivos para investir em fundos imobiliários:

  • Fácil compensação.
  • Isenção de Imposto de Renda.
  • Risco menor.
  • Diversificação de investimento. 
  • Liquidez alta. 
  • Gestão profissional.
  • Investimento inicial baixo.
  • Previsibilidade de renda.

Entre tantos outros fatores que fazem deste um melhor investimento.

Como escolher os melhores fundos imobiliários

Para escolher os melhores fundos imobiliários, você deve ter atenção a detalhes e saber como fazer para que seu dinheiro seja bem aplicado. 

Entre os fatores principais, estão: localização dos imóveis, número de imóveis e inquilinos, taxas cobradas, gestão e administração, histórico do investimento. 

 

Com isso em mente, é fácil investir nos fundos imobiliários. 

Siga essas dicas e tenha uma renda variável com segurança. 

Gostou? Veja mais dicas no nosso site.