Manter o controle sobre o orçamento nem sempre é fácil, a verdade é que precisamos ficar espertos para não cair nas tentações. O ideal é que tenhamos o controle de tudo que gastamos e o que ganhamos, vamos mostrar 7 sinais de que você está gastando mais dinheiro do que deveria.

A questão financeira está presente na vida de qualquer pessoa e saber controlar o dinheiro ganho pode ser um desafio, enquanto uns fazem fortunas, outros se perdem em dívidas e as vezes ganhando o mesmo salário, o que explica isso? Com certeza organização, controle.

Gastando sem poder

Vamos falar os sinais de que você está gastando além do devido e dar algumas dicas para que se tenha mais controle da situação, às vezes a mudança de hábitos já resolve o problema, se interessou pelo assunto gostaria de saber administrar melhor seu dinheiro? Esse artigo é para você.

Planejar baseado no pagamento bruto

Muitas vezes a pessoa tem a sensação de ganhar bem, mas esquece de tirar do salário os impostos INSS, IR, é bom retirar também as contas do mês para que se tenha uma real ideia do quanto se ganha. Um outro erro é que algumas pessoas  contam os honorários e depois na hora de receber, não era bem aquilo.

É preciso planejar bem para não ter surpresas, saber realmente quanto sobra ao mês tirando as contas básicas e impostos, tenha tudo na ponta da caneta.

Despesas que excedem a renda

Se você ganha uma quantia e gasta bem mais é claro que no final as contas não vão fechar, as famílias têm dificuldade dessa simples conta e quase sempre gastam bem mais que ganham, gastam muitas das vezes com coisa supérfluas e sem real necessidade.

O consumismo exagerado e sem controle é um grande inimigo das finanças esse hábito deve ser banido para que as contas fechem, compre somente o necessário, para não contrair dívidas.

Cair no crédito rotativo

Os cartões oferecem uma opção aos clientes onde se paga uma quantia mínima determinada e o resto passa a acumular juros, a crescer cada vez mais, chamado crédito rotativo.

É interessante usar um cartão para pagar as contas, ele ajuda muito no cotidiano, mas a pessoa tem de ter controle usar só o que consegue pagar, fuja das dívidas e tenha em mente que um dia a conta chega.

Contrair dívida

A forma mais simples de perceber que as finanças não vão bem é contrair uma dívida independente o valor já é um sinal de alerta para o descontrole. Ou seja está entrando menos dinheiro que saindo, o que posso fazer para reverter.

A pessoa tem de tomar cuidado para não se estender e as coisas piorarem e você ficar com um patrimônio negativo, ou seja o que tenho de bens é menor que minhas dividas.

Gasto de moradia que excedem 30%

Um outro cuidado que a pessoa deve ter é em relação a moradia, gasto com aluguel, despesas de casa, após retirar os impostos ela não deve exceder a 30%, sem incluir alimentação, caso você faça as contas e ver que seu gasto com moradia compromete todo o seu orçamento talvez seja hora de repensar.

Às vezes a pessoa mora em um apartamento de luxo ou paga um aluguel de uma casa bacana, mas no final isso a prejudica não vale a pena se sacrificar só para morar em um lugar bom onde você não consegue pagar, melhor ir para um mais simples.

Tentar acompanhar e impressionar amigos

O pior erro do ser humano é tentar ser o que não tem condições de ser, para que querer passar uma imagem de ter algo que não tem, que ego inflamado é esse que te coloca em uma dívida, suja o seu nome só para mostrar bonito pra alguém.

Não vale a pena, busque impressionar as pessoas pelo seu carácter e humildade pela luta pelo seu espaço, suas qualidades, se a pessoa só está do seu lado pelo que você tem, ela não é a pessoa certa para estar ao seu lado, não é amigo de verdade.

Não tenha inveja, se seu amigo ganha mais vai em um restaurante chique comer picanha e você não pode pagar, vai comer a fritas com bacon da esquina e seja feliz e sem dívidas.

Achar que não ganha suficiente

Sempre existe uma forma de economizar independente do que você ganha já dizia meu bisavô separa o dízimo de todo dinheiro que entrar, é dá certo, existem pais de família que sustentam todo mundo com salário mínimo na humildade sem luxo, mas sem dívidas.

Chega a ser mágica mas existem muita gente controlada, mas existem caso de gente que ganha dez mil e está no cheque especial, então sem desculpa tente poupar uma quantia mesmo que mínima por mês.