Com o avanço da internet e de outras tecnologias, a incidência de golpes financeiros nunca foi tão alta.

De acordo com dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), mais de 8 milhões de brasileiras foram vítimas de algum golpe no último ano, dos quais 22% sofreram fraudes.

A tendência desse problema é só piorar, tendo em vista que golpes cada vez mais diversificados e evasivos estão surgindo. Eles podem acontecer de muitas formas, como phishing scams, fraudes em investimentos, esquemas de pirâmide, entre outros.

Por isso, é fundamental estar sempre alerta para não se tornar uma vítima. Nunca foi tão importante proteger seu dinheiro como agora.

Confira algumas dicas para evitar golpes financeiros

golpes financeiros

Cuidado com falsas mensagens

Os phishing scams, conhecidos como golpes de mensagens, são golpes que utilizam e-mails ou mensagens falsas em programas como Whatsapp para tentar obter informações pessoais e financeiras dos usuários.

Esses e-mails e mensagens costumam parecer muito convincentes, com logos e design semelhantes aos das empresas reais, mas são na verdade uma fraude. Sempre são acompanhados de um link para a pessoa acessar.

Para se proteger, é importante sempre verificar o endereço de e-mail do remetente e jamais clicar em links suspeitos.

O mesmo cuidado vale para mensagens de Whatsapp, principalmente aqueles com notícias que pareçam incríveis ou oportunidade únicas de ganhar dinheiro fácil.

Não compartilhe informações pessoais e financeiras

Outra forma comum de golpe financeiro é quando alguém entra em contato por telefone ou e-mail solicitando informações pessoais e financeiras, como números de cartão de crédito, senhas, entre outros.

Da mesma forma, você pode receber mensagens em aplicativos, como o Whatsapp, que levem a links para preencher com seus dados.

Lembre-se que empresas legítimas nunca vão pedir informações pessoais e financeiras por telefone ou e-mail. Se tiver dúvidas, entre em contato diretamente com a empresa em questão para verificar a veracidade da solicitação.

Fique atento a ofertas “muito boas para ser verdade”

Muitos golpes financeiros se aproveitam da ganância das pessoas para oferecer oportunidades de investimento “muito boas para ser verdade”. Sabe aquele desconto inacreditável? Ou aquele produto que você encontra por menos da metade do preço?

Além desses, é importante sempre desconfiar de ofertas de retorno financeiro muito altas e investimentos que prometem resultados garantidos.

Antes de investir, comprar, pagar ou fazer uso de seu dinheiro, faça uma pesquisa completa sobre a empresa e o investimento em questão.

Verifique a reputação da empresa

Antes de investir em uma empresa ou produto financeiro, verifique a reputação da empresa em questão.

Pesquise online por reviews em portais de reclamações de outros clientes e lembre-se que empresas legítimas não têm problemas em serem transparentes com seus clientes.

A mesma dica fica para quando você quiser fazer uma compra online e não conhecer a empresa que você está fazendo a aquisição do produto, independente do valor.

Use um software antivírus e mantenha seus dispositivos atualizados

Para evitar ser vítima de diversos golpes, como os phishing scams e outros tipos de golpes online, é fundamental usar um software antivírus e manter seus dispositivos sempre atualizados.

Seja no seu computador, smartphone ou tablet, os antivírus são essenciais para proteção de seu aparelho.

Além disso, ter os apps atualizados vai garantir que você tenha mais segurança e proteção com os últimos dados da empresa.

O Avast Mobile Security é um, dos vários, bom aplicativo para proteger seu dispositivo.

APERTE AQUI PARA BAIXAR AVAST MOBILE SECUIRTY NO IOS

APERTE AQUI PARA BAIXAR AVAST MOBILE SECUIRTY NO ANDROID

Isso ajuda a proteger seus dados pessoais e financeiros e diminui as chances de ser infectado por um malware.

Desconfie de investimentos em criptomoedas

As criptomoedas têm ganhado cada vez mais popularidade, mas também são alvo de muitos golpes financeiros.

Golpistas podem se aproveitar da falta de regulamentação no mercado das criptomoedas para oferecer oportunidades de investimento falsas.

Lembre-se de sempre pesquisar sobre a reputação da plataforma de negociação em criptomoedas e de evitar investimentos que prometem retornos financeiros muito altos.

Cuidado com esquemas de pirâmide

Os esquemas de pirâmide são uma forma comum de golpe financeiro, em que os investidores são incentivados a recrutar outras pessoas para participar do esquema, prometendo retornos financeiros altos.

Esse tipo de esquema é ilegal e pode causar perdas financeiras significativas para os participantes, além de ser uma prática antiética.

Para se proteger de esquemas de pirâmide, é importante estar sempre alerta para oportunidades de investimento que prometem retornos financeiros altos em pouco tempo, sem muito esforço ou conhecimento prévio do mercado financeiro.

Desconfie de pessoas que lhe oferecem oportunidades de negócio sem apresentar informações concretas sobre a empresa, os produtos ou serviços oferecidos.

Não passe seus dados a ninguém

Se você for a um banco, no caixa eletrônico, cuidado com pessoas que se aproximarem de você. Jamais forneça seus dados para quem você não conhece e não deixe que a pessoa faça as operações por você.

No caso de dúvidas, você deve procurar algum funcionário do banco para que possa ter ajuda e, assim, resolva seu problema.

Ainda assim, não dê seus dados para a pessoa.

Cuidados com o cartão de crédito

Os cuidados com o cartão de crédito devem ser grandes para que você não tenha problemas. Entre eles, lembre-se:

  • Jamais empreste seu cartão para outra pessoa.
  • Não entregue o cartão para qualquer pessoa que pedir.
  • Desconfie de qualquer pessoa que se identificar como do banco, solicitando seus dados.
  • Cuidado ao usar nas compras, principalmente com máquinas de pagamento por aproximação.
  • Em caso de perda do seu cartão, avise imediatamente ao banco e faça o bloqueio do mesmo.

Com essas dicas, fica mais fácil se proteger de golpes financeiros, garantir seu dinheiro seguro e saber que vai ter certeza de que não terá problemas.

Gostou das dicas? Veja mais em nosso site.