Diferença entre financiar um imóvel pronto e um lote

Uma das dúvidas mais comuns na hora de comprar um lugar para ser seu é entre comprar um imóvel pronto ou um lote, um terreno onde você vai fazer a construção de sua casa. Muitos se perguntam o que é melhor, quais as vantagens e desvantagens de cada um. Por isso, para facilitar você, criamos este artigo para tirar suas dúvidas na hora de fazer sua compra e ter a certeza de que fará o melhor negócio. 

Diferença entre financiar um imóvel pronto e um lote

Então, acompanhe até o final e descubra o que é mais vantajoso para você: comprar um imóvel pronto ou um financiar um lote para construir seu próprio imóvel. Com certeza ajudaremos nessa tarefa e você fará a melhor escolha para sua família. 

publicidade

Por que comprar um terreno?

Certamente que você já ouviu falar que comprar um terreno para construção é melhor do que comprar um imóvel pronto. Muito valorizado por clientes, essa opção é para quem quer ter controle total na hora da construção e tomar todas as decisões na hora de fazer sua casa. 

Além disso, se você observar o mercado, vai ver que o preço de lotes pode ser bem atrativo, principalmente dentro de alguns condomínios. Isso faz com que a pessoa escolha o lote para financiar e construir sua casa. 

Aqui, você precisa ver se vale a pena devido a diversas situações. Como a ideia é construir, deve se pensar a longo prazo. Por conta disso, deve se ter paciência na hora de esperar o resultado que tanto quer alcançar. 

Além disso, você vai precisar de um excelente planejamento. Afinal de contas, o tempo da construção pode ser maior que o esperado, imprevistos podem acontecer no meio do processo e, se não estiver bem planejado, você pode ter problemas. 

Por isso, o principal aqui é planejamento e paciência. 

Vantagens e desvantagens de comprar um lote para construção

Confira abaixo as vantagens em comprar um lote para construção.

  • Imóvel com a sua cara: a principal opção por um terreno é a possibilidade de fazer a casa do jeito que você sempre sonhou. Você terá um imóvel como sempre desejou, com tudo que sonhou e com a certeza de ser a casa de seus sonhos. Ou seja, nada de pegar um projeto pronto para mexer. É criado do zero a partir do que você realmente deseja. 
  • Economia para o bolso: sai muito mais barato comprar um lote e construir um imóvel do que adquirir um imóvel pronto em determinado lugar. Por isso, se essa é sua opção, vale a pena pensar em um lote.

As desvantagens de comprar um lote são:

  • Processo mais demorado: você deverá ter bastante paciência com tudo que vai acontecer no processo. Assim, você conseguirá ter a casa como quer, mas não vai ser rápido. 
  • Mais planejamento: tanto de contas como de tempo para mudança. Você deve se planejar para todos os imprevistos que venham a acontecer no caminho.

Por que comprar uma casa pronta?

Os imóveis prontos tem como vantagem principal a agilidade: é só comprar, entrar e morar. Uma vez que está tudo pronto esperando por você.

Mas é preciso estar atento, pois em alguns casos o preço final pode sair muito mais alto do que esperado e pode acontecer de você precisar fazer reformas no lugar onde vai morar (em caso de imóveis antigos). Por isso, vale a pena analisar as vantagens e desvantagens de um imóvel já pronto.

Vantagens e desvantagens de comprar um imóvel pronto

Confira as principais vantagens de comprar um imóvel pronto para morar:

  • Praticidade: você não precisa se preocupar com construção, com montagem, com obra, com nada. Você vai comprar, fazer todo o processo e a casa será sua. Não terá nenhum tipo de problema neste intervalo. 
  • Mais opções de financiamento: você consegue diversas vantagens com construtoras e com bancos na hora de financiar seu imóvel. As opções são bem maiores do que a compra de um lote para construir. Então, pode ser uma grande vantagem para você. 

As desvantagens neste caso são:

  • Mais caro: a compra de um imóvel pronto sai mais caro do que comprar um lote para construir. Então, é importante que você tenha em mente isso. Vai gastar mais, mesmo financiado. 
  • Possibilidade de reformas: pode ser que você tenha que mexer em alguns lugares no imóvel para que ele se adeque ao que você tanto deseja. Então, saiba que essa possibilidade existe. 

O que é melhor?

Devido a tudo apresentado, você deve analisar o seu caso para decidir o que vai ser melhor. Comprar um lote pode ser mais vantajoso financeiramente, mas exige paciência e um planejamento. Comprar um imóvel pronto pode trazer mais opções de financiamento, mas você pode pagar mais caro.

Com escolha feita, reúna seus documentos e realize o seu sonho!