Quando sobra aquele dinheiro você guarda na poupança mais queria uma rentabilidade melhor? Tem hora que dá aquele medo de investir tentar algo. Tenha em mente que quando escolhido com cuidado um investimento pode trazer bons ganhos.

Existem muitos investimentos no mercado e na hora de escolher sempre fica aquela dúvida! Alguma vez você já ouviu falar em CDB (certificado de depósito bancário)? O queridinho dos investidores de renda fixa traz algumas vantagens, tudo vai ser explicado detalhadamente mais à frente.

Se você está à procura de um investimento seguro não sabe qual escolher, deseja saber um pouco mais sobre o CDB, nesse artigo vamos falar sobre o investimento, dar recomendações, dicas. Continue com a gente você vai gostar!

Recomendação para o investimento CDB

Recomendamos o CDB para aqueles usuários tradicionais que estão acostumados com a poupança e buscam ganhar mais ao fazer um investimento sem perder a segurança da operação. Se você quer iniciar no mundo dos investimentos, o certificado de depósito bancário pode ser uma boa opção.

O que é CDB e como funciona?

O CDB é um título emitido pelos bancos com intuito de conseguir capital para financiar as suas operações de crédito. Quando o cliente adquire o CDB ele efetua um “empréstimo” para ao banco em troca de ganhos diários, tão seguro quanto a poupança o CDB é o queridinho dos investidores de renda fixa e o mais escolhido pelos iniciantes.

Um modo simples de explicar como funciona é, o investidor empresta dinheiro ao banco e o mesmo o retorna com juros, de acordo com o total aplicado o banco define uma remuneração, os bancos precisam de crédito para realizar as suas operações financeiras e atender seus clientes com isso ele pega emprestado e paga juros.

Como é cobrado o IR do CDB?

Ao fazer um investimento a pessoa deve estar ciente que vai ser cobrado imposto de renda dos lucros, não só no CDB, mas em qualquer investimento, a alíquota varia de acordo com o tempo da aplicação. As percentagens são:

Alíquota Prazo aplicação :
22,5% Prazo de 180 dias 
20% Prazo de 181 a 360 dias
17,5% Prazo de 361 a 720 dias
15% Prazo superior a 721 dias

Prazos e vantagens do CDB

Os prazos do vencimento dos títulos CDB (data máxima que o capital pode ficar investido) variam entre 30 dias a 5 anos. Agora o prazo de liquidação (tempo para o cliente depositar o dinheiro investido) muda de acordo com cada banco, respeitando as suas regras e porte.

Os prazos para realizar o resgate variam podendo o dinheiro ser recuperado até um dia depois, porém a rentabilidade é menor. Um ponto a se prestar atenção é data do vencimento que deve ser respeitada. Uma dica quanto menos tempo o capital ficou aplicado menor é o lucro.

O CDB possui algumas vantagens interessantes o ideal é que você adquira conhecimento sobre o investimento saiba o que deseja para o seu futuro, para então escolher e desfrutar de todas as vantagens oferecidas.

Quando se pensa em investimento financeiro a primeira coisa que vem a mente é lucro, quem não tem a vontade de aumentar a renda ganhar um dinheirinho extra no final, vamos listar algumas vantagens dos CDB fique atento e veja se compensa.

Facilidade Processo online, sem burocracia, bem prático.
Segurança Baixo risco, investimento de renda fixa
Liquidez Liquidez diária bem atrativa, bancos têm investido em prazos de liquidez menor
Rentabilidade Possível prever o rendimento

Para quem não sabe liquidez é o prazo de resgate do investimento, a mesma possui data fixa e preestabelecida, porém é bem flexível.

Taxas do CDB

Hoje em dia o CDB tem uma taxa de rentabilidade de nove 9%, mais alta que a poupança aplicação mais comum entre os clientes mais tradicionais que não tem intimidade com o mundo financeiro, essa taxa fixa permite que a pessoa saiba exatamente quanto vai se ter de ganho.

Uma dica importante é que não se olhe só a taxa é preciso saber exatamente o tempo que se quer investir, pois quando você tira o dinheiro antes da data combinada além de perder o lucro se paga multa o que pode causar prejuízos.Os bancos não cobram para realizar o investimento.

 Rentabilidade do investimento CDB

Alguma vez você já ouviu falar de benchmark? Esse é um termo usado como referência no mundo financeiro, explicando basicamente ele mede se o resultado da aplicação era o esperado.

O leitor deve estar em dúvida porque estou citando esse nome, bom a taxa de rentabilidade para ser considerada boa deve ser próxima desse índice para renda fixa chamado CDI o utilizado pela poupança. 

Em alguns casos o CDB pode estar indexado ao IPCA o que é até uma boa opção, pois dá segurança a médio e longo prazo.Uma taxa considerada boa é de 110% do CDI, busque por instituições bancárias que trabalhem nessa faixa. 

Contras CDB

Quando se toma o cuidado devido são poucos os pontos negativos podendo citar o imposto de renda cobrado comum a qualquer investimento, e o fato de se ter de esperar a data de vencimento para fazer o resgate para não pagar multa.

Simulação de Investimento no CDB

Existem três tipos de CDBs: os pós-fixados, os prefixados, e os híbridos (inflação mais juros) de acordo com cada objetivo que se escolhe o mais adequado para o cliente.

Existem meios de simular os ganhos por isso é essencial que antes de entrar em um investimento a pessoa o faça o site rico tem essa possibilidade entre no nosso link e faça já a sua simulação. simulador

Prefixada 9% valor fixo
Pós-fixada Varia de acordo com o índice geralmente DCI
Híbrida  Mistura das duas acima exemplo: 4,5 % IPCA

Vale a pena investir no CDB?

Se você deseja saber se vale a pena investir no CDB sim, vale a pena! O ganho é maior que na caderneta da poupança e existe segurança.

Porém, alguns cuidados devem ser tomados tais como, procurar informações, saber o prazo que quer investir, depois desses passos fica mais fácil escolher qual participar e minimizar os poucos riscos.

Como investir no CDB?

Para investir não existem segredos o processo se resume em cinco passos super simples:

1 – Entre no site (geralmente cada banco, corretora tem o seu)

Banco do Brasil

Caixa

Bradesco

2 – Escolha (dentre as opções, escolha a que mais combina com você e com o que você deseja, simule o seu investimento)

3 – Abra a sua conta no local escolhido

4 – Transfira 

5 – Invista

 Nossa Avaliação sobre o investimento CDB

Ao pesquisarmos e obtermos informações sobre o tema chegamos à conclusão que o CDB é super viável, oferece bons benefícios. Obter sucesso no investimento só depende de planejamento.

 Por ser de simples acesso e filiação não existem muitos segredos e tudo pode ser feito online, a única parte difícil seria escolher em qual investir, mas os simuladores ajudam nessa parte.

Para quem tem um perfil mais conservador, mas quer algo à mais no quesito lucratividade sem abrir mão da segurança esse é o investimento.

Não tem como falar qual o melhor por ser muito pessoal e depender dos dados de cada um, mas no que cada CDB têm em comum valem a pena.