Investimento em imóveis é um bom negócio atualmente?

Desde 2014 o mercado imobiliário sofria forte recessão, com os preços dos imóveis caindo a cada dia, as vendas paradas, o cenário era caótico nesse meio muita gente perdeu emprego, as ações no ramo perderam valor, acontece que no último ano o mercado voltava a respirar mesmo que com dificuldade e as expectativas eram boas para 2020, se esperava um aumento nas ações, a volta de investimentos em imóveis.

As construtoras estavam a todo vapor, mas com a crise do coronavírus essa expectativa e retomada foi frustrada, o que se espera é que o cenário se estagne, então quem deseja investir para ganhar retorno a curto prazo esse já não é mais um negócio indicado, apesar das altas do início do ano. Agora para quem quer investir a longo prazo pode ser uma boa, pois uma hora a tendência é de recuperação só não sabemos quando vai ser essa retomada pode demorar anos.

A situação é de incertezas a economia está em colapso não só por causa do vírus, mas pela nossa gestão governamental, nosso governo apresenta uma crise interna de ideologias e o momento é bem complexo, diante disso quem tem um dinheiro guardado prefere esperar para ver como o mercado vai se comportar no futuro, se os empregos vão se manter e se o padrão de vida vai ser o mesmo é tudo muito incerto hoje. Fora isso tem o fator que as pessoas estão em quarentena e só saindo para comprar o básico, comprar um imóvel está um pouco improvável nesse cenário.

O setor luta para se manter ativo, tenta manter todas as lojas, cartórios em funcionamento mesmo que online, então agora é esperar para ver como as coisas vão se desdobrar no futuro. De acordo com Cristiane Portella, presidente da Abecip “Estamos empenhados em fazer com que o mercado continue funcionando, incluindo os cartórios, que é um componente fundamental para que as transações continuem ocorrendo”.

No momento o indicado é investir em áreas mais seguras que não vão sofrer tanto com a pandemia que ainda não tem previsão de acabar. Mas para quem deseja comprar um imóvel para revenda no futuro, perder dinheiro não vai o que pode acontecer e de o preço estagnar por um tempo, agora para alugar não compensa comprar, pelo fato de os alugueis estarem saindo até gratuitamente em alguns casos.

Os especialistas esperam dois cenários após o coronavírus, ou o setor vai embalar com a ajuda do governo e crescer e voltar a ter força ou a crise vai ser tão profunda que vai deixar marcas que nem o auxílio governamental vai conseguir suprir, estima se que o tombo seria de 50 a 70% e o setor vai passar por maus momentos e vai demorar a se recuperar. Qual vai ser o cenário ainda é uma incerteza.

Já para especialista do setor o cenário é estável, pois as empresas aprenderam com os erros do passado e se tornaram mais cautelosas, não vai ter uma bolha imobiliária, pois os preço se mantiveram. Para Alexandre Sabanai, gestor de portfólio da Perfin Asset “Não se viu investimentos em nível irracional dessa vez. As empresa se comportaram melhor, teve aprendizado, ninguém cometeu exageros ou decisões que se mostraram erradas no passado” Então quem deseja investir no setor não vai perder dinheiro.