Você já se perguntou o que é um investimento e quais são oferecidos, não? Saiba que existem vários tipos de investimentos para você, que podem ser de alto e baixo risco, basta saber qual o melhor para determinada situação em que você se encontra. 

investimento alternativo

Mesmo não sendo algo tão abordado em instituições de ensino, ter um investimento é uma das formas de alcançar metas e assim ter uma situação de vida um pouco melhor. Se você tem curiosidades sobre este assunto, continue a leitura de nosso artigo e se surpreenda. 

O que é?

Antes de tudo é necessário saber o que é um investimento, e não se engane este assunto gera dúvidas em milhares de pessoas em toda a parte do mundo. 

É necessário saber que o investimento é qualquer gasto ou aplicação de recursos que irão lhe render algum retorno futuramente. Este simples conceito pode envolver capital intelectual, social e dinheiro. 

De maneira mais objetiva o investimento é um desembolso com expectativa de um retorno futuro, deste modo vários itens podem ser uma maneira de investir como, dinheiro, tempo, atenção e conhecimento. 

Assim, tanto investir tempo nos estudos para adquirir conhecimento quanto plantar uma lavoura são atitudes que podem ser entendidas como um investimento. E não se engane, não é necessário ser formado em matemática ou finanças para saber fazer um bom investimento. 

Quais são os investimentos mais conservadores?

Confira abaixo alguns investimentos mais usados que são considerados conservadores:

Certificado de Depósito Bancário: 

O CDB como é conhecido popularmente, supre a maioria das necessidades de quem tem um certo medo na hora de investir.

Por ser uma aplicação considerada de renda fixa, o Certificado de Depósito Bancário oferece ganhos regulares, com base em uma taxa de juros pré ou pós-fixada.

Vale ressaltar que o CDB é um título de crédito emitido por bancos e que tem cobertura do fundo garantidor de créditos o FGC, no qual ressarce o investidor caso ocorra uma inadimplência pela instituição financeira que comercializou a aplicação. 

Caso o certificado que foi escolhido pelo o poupador tenha liquidez diária, ele poderá fazer o resgate da aplicação em qualquer momento, mas títulos de credito com essa condição podem oferecer menor taxa de rentabilidade em comparação com aqueles com vencimentos mais longos em que é preciso deixar o capital imobilizado por um tempo maior. 

Tesouro direto: 

O tesouro direto nada mais é do que uma plataforma de negociação de títulos públicos federais  criada em parceria pela antiga BM&FBOVESPA e pelo o tesouro nacional. Estes títulos são emitidos pelo o governo federal do Brasil que é uma forma de obter o financiamento para as próprias atividades. 

Fundos de renda fixa: 

Esta é mais uma possibilidade de investimento conservador, pois este fundos são um tipo de pacote de ativos coletivas, mas grande parte das aplicações deste investimento estão entrelaçadas a papéis de maior segurança por exemplo, os títulos públicos. 

Uma das vantagens deste tipo de investimento é que ele não se envolve diretamente na compra e na venda dos ativos, uma vez que tal tarefa fica a cargo de um gestor profissional, contratado pela instituição que lançou o fundo.

Letras financeiras: 

As letras financeiras são conhecidas por serem investimentos de longo prazo. Além disso, elas são lançadas no mercado no valor de R$150 mil, conforme a resolução do banco central que resolve este tipo de investimento. 

Quais são as taxas?

Quando estamos dispostos investir em algo, é necessário saber a taxa de rentabilidade de cada mês, assim tendo a certeza se está fazendo um bom negocio ou não. Veja abaixo alguns valores. 

Tesouro direto ganho ao ano de  0,90%
CDB ganho ao ano de  0,37%
Tesouro prefixado 2021 2,99%
CDB pré de um ano 2,56
CDB pré de 3 anos  5,6 por ano

Após nossa avaliação da tabela, podemos ver o que rendeu menos durante um ano foi o tesouro direto que esta bem diferente o CDB com estimativa até 2021.

Aonde conseguir investir?

Antes de ter seu tipo de investimento é necessário avaliar algumas opções de negócios que se encaixam em seu tipo de exemplo e planos. Veja abaixo algumas ideias de investimento. 

Junte algum dinheiro, uma forma de ter como investir é separar uma quantia como se fosse uma base sólida, mas uma dicas que podemos lhe oferecer é calcular todos os gastos do futuro investimento, após isso determine o valor a ser juntado, mas nunca junte um valor exato, sempre jogue um valor acima do que o desejado. 

Monte um projeto de tudo que você está planejando como gastos, renda fixa, gastos surpresas e até o fluxo de caixa, após montar a cabeça de seu investimento como um empresa, apresente para vários empreendedores como franquias que está em alta. 

Após isso você passará por um processo de avaliação e deste modo saberá tomar a decisão correta de onde e como conseguir investir. 

Dá para investir pelo celular?

Com o crescimento assustador da tecnologia, nem tem como imaginar não existir formas de aplicações online. Nos dias atuais tudo ocorre de forma online, pagamentos de contas, compras feitas, transações e muito mais. 

Por isso, o investimento não iria ficar de fora, existem grandes empresas de peso que já estão alguns anos com enfoque somente neste tipo de serviço. 

E umas dessas empresas é a Easynvest foi a corretora número um dentro do ranking do Tesouro Direto, o programa do Tesouro Nacional para a compra e venda de títulos públicos federais para pessoas físicas através da internet.

E para ter o app da Easynvest e vários outros app de investimento basta entrar na loja online de seu celular e baixar o app, na página da própria loja explica como tudo funciona, algo bem prático. 

Dá para investir com qualquer banco?

Bancos como Santander, Itaú, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, oferece várias opções de investimento. Deste modo, saiba que é sim possível fazer algum tipo de investimento em vários banco do nosso país, basta pesquisar as taxas cobradas de cada um e qual se encaixa melhor para você e seu bolso. 

Vale A pena?

Quando avaliado se vale a pena, é necessário pensar o seu tipo de investimento, como citamos anteriormente existe os investimento de alto e baixo risco, se você tem um certo receito e está começando nesta área, indicamos o investimento de baixo risco, mas caso você já tem um experiência vasta, faça investimento de alto risco, pois os lucros são bem maiores do que a outra opção. 

Por esse motivo entre outros, o investimento é uma ótima forma de ter um dinheiro a mais mensalmente e muita das vezes sem precisar investir rios de dinheiro. 

Nossa Avaliação:

Após nossa avaliação minuciosa de tudo que foi citado e pesquisado, chegamos a conclusão que o investimento seja ele qual o tipo que seja, vem crescendo de uma forma bem interessante, assim sendo um dos campo da economia que mais vale a pena se aventurar e tentar render ótimos resultados. 

O segredo do sucesso do seu investimento é pesquisar, conversar com outros investidores e ter consciência de todos as taxas e leis que são impostas neste tipo de negócio.