Como montar sua primeira carteira de ações: Veja as principais informações

publicidade

Se você quer entrar para o mundo das ações mas é novato e está um pouco perdido esse artigo é para você, vamos te ajudar a obter algumas informações importantes para se ter êxito nesse meio, mostrar como montar a sua primeira carteira de ações.

Carteiras de ações são bem interessantes e podem trazer bons lucros quando bem planejadas, tomando os cuidados necessários, neste artigo vamos dar algumas dicas para quem deseja entrar no ramo, mas quer ter segurança.

ações das bolsas

Se interessou pelo assunto deseja mesmo entrar no ramo, mas quer ter mais segurança, saber dos riscos, dos prós e os perigos, continue com a gente que esse artigo foi feito para você, vamos te dar dicas valiosas para ajudar a decidir se vale mesmo a pena ter a sua carteira de ações.

Não pense no curto prazo

Bom não tem jeito quando o assunto é investimento, você deve pensar a longo prazo, não pode ter pressa ou afobar se tiver algum projeto perto o ideal é nem investir, acontece que o lucro vem com o decorrer do tempo.

Tanto o lucro fica maior com o passar dos anos, como os impostos diminuem dependendo da quantidade de anos que se vai investir, então a ideia é pensar longe, se planejar para fazer uma carteira a longo prazo.

Vale a pena diversificar minha carteira?

Quando assunto são as carteiras de ações, vale sim muito a pena diversificar, porque o que acontece quando você investe em mais de um setor mesmo se um tiver prejuízo, você ainda pode ganhar em outro, ao passo que se você investe só em um a probabilidade de perda é bem maior.

Então o interessante é sim diversificar a carteira, mas sem exageros, para não virar bagunça é preciso que a pessoa tenha um controle do que está fazendo, tenha um certo planejamento, não é sair investindo em tudo que vê a frente não, a palavra chave é equilíbrio.

Está preparado pra perder?

Bom quando uma pessoa faz uma carteira de ações ela já tem que ter em mente que é um cenário arriscado e a probabilidade de perder é alta, é um mercado que te possibilita ganhar muito, mas em contraposição você pode perder tudo.

publicidade

O ideal é fazer um estudo completo, buscar a opção mais segura, acompanhar bem antes de investir ver o comportamento da ação desejada com o passar dos anos as expectativas futuras, acompanhar o mercado e mesmo assim ainda é um pouco perigoso acontecer um contratempo e a pessoa perder.

Um ponto importante é que o mercado “cresce caindo” e por isso o longo prazo é a melhor estratégia. Essa ideia de crescer caindo é porque uma ação que caiu hoje pode subir amanhã, e isso é bem comum, faça suas análises para entender o que está acontecendo com a empresa que está investindo e entender também o futuro esperado.

Onde começar investir?

É difícil de dizer onde você deve investir exatamente, é um mercado que tem oscilação e existem a falta de certeza. No mercado de ações é um dia após o outro, mas para quem está começando, está aprendendo ainda não tem muita experiência.

Uma dica é escolher áreas essenciais que mesmo se acontecer um problema as pessoas não vão deixar de consumir: alimentos, remédios, que não dá para adiar mesmo em meio a crise, problema ninguém deixa de consumir.

Quanto eu devo investir por mês?

Não existem uma quantia determinada para se começar a investir, o principal é escolher quais ações investir depois de todo um estudo, busca de informações e acompanhamento de mercado, ver o valor mínimo que a ação exige e a princípio investir pouco se não quiser investir o mínimo, não exagerar.

Mesmo que você disponha de mais capital a princípio é bom não investir muito, até para que você vá se acostumando com o mercado, veja como ele se desdobra e com o tempo quando pegar mais confiança, você pode ir aumentando o valor.

Agora uma quantia fixa não tem, varia de acordo com a ação desejada a carteira que você escolher, o quanto pode ou quer investir.

Nossa opinião sobre as carteiras de ações

publicidade

Sem dúvidas o mercado de ações é lucrativo e importante para economia, a verdade é que tudo gira em torno dele, logo vale a pena investir em uma carteira de ações. Cada preço, valorização vem através deste mercado tão importante.

Porém é um mercado complexo que exige maturidade, compromisso e paciência. Entenda que deve ser uma estratégia de longo prazo, ter aportes fiéis e requer muito estudo para não entrar em furada.

Então nossa opinião é vale a pena, mas com cautela e muito estudo, busque uma orientação profissional.