O que é BRL? Entenda a sigla que aparece na fatura do seu cartão

Saiba todas as informações sobre o O que é BRL.

Para quem faz compras no exterior, é possível encontrar nas faturas do cartão de crédito algumas taxas que, em geral, não sabemos o significado O que é BRL. Mas é importante compreender o que é cada uma delas para que possamos saber exatamente o que estamos pagando e ter a certeza de que os valores estão certos. 

Entre elas, está a sigla BRL. Este tipo de cobrança é diferenciada e você precisa compreender como que funciona para que, assim, você saiba exatamente o que você vai pagar na hora que fizer uma compra internacional.O que é BRL

Separamos tudo que você precisa saber sobre o BRL e como funciona essa taxa. Por isso, acompanhe nossa matéria e descubra o que você está pagando ao fazer as compras internacionais. 

O que é BRL?

De uma forma geral, o BRL pode ser descrito como uma estimativa de quanto o produto estará custando dentro do valor da nossa moeda corrente na hora que você faz a compra do mesmo. 

Para ser mais simples. Quando você faz a compra em sites exteriores, você tem uma estimativa de valores. Em geral, esse valor pode ter alguma alteração até o processamento da compra, que acontece em até 7 dias na fatura do cartão. 

Por conta disso, do dia que você comprou até o dia que a compra foi processada, pode acontecer uma alteração dentro das taxas de bancos, operadoras e tudo mais. 

É onde entra o BRL. Ele traz para você um valor estimado em cima do produto. Mas não precisa se preocupar. As variações que acontecem, em geral, são bem pequenas, já que, em geral, a operadora considera o valor do dólar no dia em que a compra foi realizada.

Onde aparece o BRL?

Existem vários lugares que você vai encontrar o BRL, sendo o principal deles em sites de compras no exterior. Quando você está vendo os produtos no site, você, em geral, tem o preço final em BRL. 

Assim, tenha cuidado para não confundir o valor e achar que ele é o preço em real, pois, como já dissemos, este preço pode gerar uma variação e você vai pagar um valor diferente do que estava descrito (ainda que, em geral, o valor seja bem próximo do que estava lá).

Entretanto, você consegue também encontrar produtos em sites nacionais que também são cotados em BRL. Por isso, é muito importante ter atenção na hora de pagar. 

Na sua fatura, ao ver esta sigla, você agora já sabe que vai ter uma cotação e que o valor final se dará de acordo com as taxas e a cotação do banco.

Porque o BRL é diferente do Real?

Como explicamos, o BRL não é o valor final do produto. Você tem, nele, uma estimativa de quanto o produto vai custar em sua fatura. Ou seja, um valor mais próximo do que ele vai ter na hora que a sua fatura fechar. 

Como você tem um período para que a operadora faça o processamento de sua compra, é possível que este valor seja maior ou menor do que o valor do BRL.

Então, de maneira geral, BRL não é o valor final em reais, mas uma projeção de quanto aquele produto vai custar em real no final. 

Assim, é importante ter atenção ao produto final, aos valores e a tudo que você tenha que comprar para que sua cotação seja bem próxima do valor real e que, assim, você saiba que realmente vai ser mais simples fazer todo o processo de compra sem ter surpresas no final do mês.

Como evitar surpresas com o BRL?

Existem algumas dicas para que você não tenha surpresas no final do mês na fatura e que, ao final, saiba quanto você está pagando de verdade. A dica maior é ter atenção ao preço, mas vai bem além disso quando se trata do BRL.

  • Antes de comprar, veja o valor em BRL para que você tenha uma projeção de quanto o seu produto vai custar no final do mês. 
  • Observe se a cotação do seu produto é em dólar, em euro ou em outra moeda internacional.
  • Procure, ao ver o preço de um produto, fazer a cotação do valor na moeda original e converter manualmente. Assim, você vai ter uma previsão melhor do preço, já que, em geral, o valor cotado para a compra é dentro do dia em que você realizou a compra. 
  • Tenha atenção na hora de ver a fatura de seu cartão para que, assim, você saiba exatamente o que está pagando e controle as taxas para que tenha a certeza de que está sendo cobrada a taxa corretamente. 

Com isso, fica mais fácil ter uma previsão mais real de quanto você vai pagar e ainda saber melhor quanto será cobrado com o BRL.

Quais outras cobranças de compras no exterior posso encontrar na fatura?

Uma outra atenção que você precisa ter é quanto às taxas cobradas em sua fatura por conta de suas compras internacionais. Assim, além do valor do produto em BRL, você vai ter mais algumas taxas para pagar. 

Em geral, as taxas cobradas para compras fora do país são duas:

  • IOF (Imposto sobre Operações Financeiras): este é um imposto obrigatório que é cobrado pelo Governo Federal em todas as compras fora do país. Para compras com cartão de crédito no exterior, o IOF atual é de 6,38%. Então, tenha atenção, pois você terá que pagar este valor de impostos.
  • Taxas de operação: cobradas pelos bancos ou operadoras para cobrir custos adicionais com as transações internacionais. Essa taxa vai variar de acordo com cada banco e, assim, é importante que você veja com sua operadora de crédito quanto vai ser a cobrança.

Por isso, é importante ter atenção para que, na hora que comprar no exterior, saiba exatamente quanto está pagando e como vai se dar a cobrança das taxas. Assim, você não tem surpresas e sabe que está pagando certo o BRL e as outras taxas cobradas.

Gostou do conteúdo? Acompanhe mais dicas incríveis em nosso blog para que você saiba tudo sobre finanças.