Milhões de brasileiros têm direito a receber valores de até um salário neste início de ano. Confira se você é um deles. 

Um dos benefícios que todos os trabalhadores têm por direito o recebimento todo o ano é o PIS. Com objetivo de atender quem tem carteira assinada e está inscrito no INSS há mais de 5 anos, você pode ter direito de receber esses valores. 

Ainda que seja um benefício anual, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como receber, o calendário de pagamento e se realmente podem receber o PIS.

Pensando nisso, juntamos todas as informações para que você descubra como receber e sacar seu PIS 2024, garantindo o seu dinheiro. 

Confira até o final como fazer para consultar e receber seu PIS e descubra como sacar o seu benefício sem dificuldades!

Quem pode receber o PIS 2024?

Existem alguns requisitos que você deve cumprir para que possa receber seu PIS 2024 sem nenhum problema. Confira agora o que precisa para que tenha direito a este benefício:

  • Ter trabalhado em regime formal, recebendo até 2 salários mínimos vigentes. 
  • Ter trabalhado, pelo menos, 30 dias em 2022 com carteira assinada. 
  • Ter sua inscrição no PIS/Pasep há cinco anos ou mais.

É importante ressaltar que, para receber o valor total, você deve ter trabalhado os 12 meses de 2022 com carteira assinada, além de cumprir os outros requisitos que foram apresentados.

Se tiver trabalhado menos tempo, o valor em sua conta será menor. 

Observe que, pela lei, alguns grupos de trabalhadores não possuem direito ao PIS. São eles: empregados domésticos, trabalhadores rurais e urbanos empregados por pessoa física, trabalhadores empregados por pessoa física equiparada a jurídica. 

Por isso, antes de consultar para saber se tem o valor a receber, veja se você faz parte do grupo que tenha direito ao benefício. Assim, você pode desfrutar deste valor que é de muita ajuda neste início de ano. 

Calendário do PIS 

O PIS é pago seguindo um calendário do governo federal que atende por ordem de nascimento. Então, confira o mês em que você nasceu para saber quando pode receber seu benefício. 

A seguir, confira o cronograma:

  • Nascidos em janeiro: recebem a partir de 15/02/2024
  • Nascidos em fevereiro: recebem a partir de 15/03/2024
  • Nascidos em março e abril: recebem a partir de 15/04/2024
  • Nascidos em maio e junho: recebem a partir de 15/05/2024
  • Nascidos em julho e agosto: recebem a partir de 17/06/2024
  • Nascidos em setembro e outubro: recebem a partir de 15/07/2024
  • Nascidos em novembro e dezembro: recebem a partir de 15/08/2024

Observe que, se você recebe o PASEP, destinado a funcionários públicos, o calendário é o mesmo, já que o calendário foi unificado.

Antigamente, o calendário de pagamento funcionava da seguinte forma: final do número de sua inscrição, no caso do PASEP ou então o mês de nascimento, no caso do PIS.

Mas a partir de 2024, a regra de pagamento será a mesma para ambos os grupos. 

Lembre-se ainda que você tem um prazo para fazer o saque do seu benefício. A partir do dia liberado, você pode sacar até a data máxima de 27 de dezembro de 2024.

Caso não realize o saque, o dinheiro volta para o governo e você tem que esperar o próximo calendário para fazer o saque de seu valor. 

Por isso, fique atendo às datas para que você não perca este valor que pode tanto lhe ajudar. 

Como consultar seu PIS ou PASEP

Para que você possa consultar o seu PIS ou PASEP e ter a certeza de que você vai ter o direito do recebimento, existem diversas formas práticas.

A alternativa mais rápida é pelo aplicativo Caixa Trabalhador. Você baixa no seu smartphone, cadastra uma senha e acessa os dados. Imediatamente você saberá se tem direito ao PIS ou aoPASEP.

Após o cadastro, você deve simplesmente entrar com seu CPF e senha cadastrada para que tenha acesso ao sistema e consulte seu PIS ou PASEP. 

A consulta pelo site da Caixa Econômica já não acontece mais. Isso porque você conta com um novo sistema de segurança e, por isso, na hora de fazer a consulta, eles pedirão que você baixe o aplicativo para seu smartphone. 

Mas você tem outras formas de fazer a consulta de seu PIS ou de seu PASEP. Uma delas é usar o caixa eletrônico e seu cartão cidadão.

Com ele, você acessa as informações do seu PIS na tela do caixa e pode ter o valor na tela. Se estiver liberado, já pode fazer o saque.

Usando o cartão cidadão, você ainda pode fazer a consulta em uma casa lotérica. Vá ao caixa, converse com a atendente e ela vai consultar se você tem ou não o valor a receber. Se tiver o benefício, pode sacar e aproveitar mais os seus valores. 

Aproveite este momento e faça a consulta de seu PIS 2024. Com isso, se você tiver um valor para receber, poderá fazer o saque e certamente que, assim, poderá desfrutar deste dinheiro que sempre é bem-vindo.