PIS 2022:BENEFÍCIO JÁ ESTÁ LIBERADO PARA SAQUE! 

Milhões de brasileiros têm direito a receber valores de até um salário neste início de ano. Confira se você é um deles. 

Um dos benefícios que todos os trabalhadores têm por direito o recebimento todo o ano é o PIS. Com objetivo de atender quem tem carteira assinada e está inscrito no INSS há mais de 5 anos, você pode ter direito de receber valores que chegam a R$ 1.212. 

Ainda que seja um benefício anual, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como receber, o calendário de pagamento e se realmente podem receber o PIS. Pensando nisso, juntamos todas as informações para que você descubra como receber e sacar seu PIS, garantindo o seu dinheiro. 

publicidade

Confira até o final como fazer para consultar e receber seu PIS e descubra como sacar o seu benefício sem dificuldades!

Quem pode receber o PIS 2022?

Existem alguns requisitos que você deve cumprir para que possa receber seu PIS 2022 sem nenhum problema. Confira agora o que precisa para que tenha direito a este benefício:

  • Ter trabalhado em regime formal no ano de 2022 por pelo menos 30 dias e tendo um salário médio de 2 salários mínimos vigentes. 
  • Ter trabalhado pelo menos 30 dias em 2020 com carteira assinada. 
  • Ter sua inscrição no PIS/Pasep há cinco anos ou mais.

É importante ressaltar que, para receber o valor total de R$ 1.212,00, você deve ter trabalhado os 12 meses de 2020 com carteira assinada, além de cumprir os outros requisitos que foram apresentados. Se tiver trabalhado menos tempo, o valor em sua conta será menor. 

Observe que, pela lei, alguns grupos de trabalhadores não possuem direito ao PIS. São eles: empregados domésticos, trabalhadores rurais e urbanos empregados por pessoa física, trabalhadores empregados por pessoa física equiparada a jurídica. 

Por isso, antes de consultar para saber se tem o valor a receber, veja se você faz parte do grupo que tenha direito ao benefício. Assim, você pode desfrutar deste valor que é de muita ajuda neste início de ano. 

Calendário do PIS 

O PIS é pago seguindo um calendário do governo federal que atende por ordem de nascimento. Então, confira o mês em que você nasceu para saber quando pode receber seu benefício. 

Confira a tabela abaixo com as datas de pagamento. Veja que ela se iniciou em 8 de fevereiro e vai até 31 de março, atendendo a todos os trabalhadores:

Mês de nascimento – Data de pagamento do Pis 2022

Janeiro – 08 de fevereiro

Fevereiro – 10 de fevereiro

Março – 15 de fevereiro

Abril – 17 de fevereiro

Maio – 22 de fevereiro

Junho – 24 de fevereiro

Julho – 15 de março

Agosto – 17 de março

Setembro – 22 de março

Outubro – 24 de março

Novembro – 29 de março

Dezembro – 31 de março

É importante lembrar que as pessoas que moram nos locais onde foram decretados Calamidade Pública nos estados de Minas Gerais e da Bahia, o pagamento do PIS 2022 está liberado desde 8 de fevereiro, independente do mês de nascimento da pessoa. Esta foi uma forma do governo tentar ajudar essas pessoas com este benefício. 

Observe que, se você recebe o PASEP, destinado a funcionários públicos, o calendário é diferente. Confira agora a tabela de pagamento para este grupo. Diferente do PIS, o PASEP é pago de acordo com o número de inscrição do funcionário. Confira:

Número final da inscrição – Data de pagamento do Pasep 2022

0 – 15 de fevereiro

1 – 15 de fevereiro

2 – 17 de fevereiro

3 – 17 de fevereiro

4 – 22 de fevereiro

5 – 24 de fevereiro

6 – 15 de março

7 – 17 de março

8 – 22 de março

9 – 24 de março

Fique atento às datas para que você confira o final do número de sua inscrição, no caso do PASEP ou então o mês de nascimento, no caso do PIS, para que você receba seu benefício na data correta. 

Lembre-se ainda que você tem um prazo para fazer o saque do seu benefício. A partir do dia liberado, você pode sacar até a data máxima de 29 de dezembro de 2022. Caso não realize o saque, o dinheiro volta para o governo e você tem que esperar o próximo calendário para fazer o saque de seu valor. 

Por isso, fique atendo às datas para que você não perca este valor que pode tanto lhe ajudar. 

Como consultar seu PIS ou PASEP

Para que você possa consultar o seu PIS ou PASEP e ter a certeza de que você vai ter o direito do recebimento, você tem diversas formas práticas que fazem com que a consulta seja bem simples e rápida. 

A forma mais rápida é pelo aplicativo Caixa Trabalhador. Você baixa no seu smartphone, cadastra uma senha e acessa os dados. Imediatamente você saberá se tem direito ao PIS ou ai PASEP.

Após o cadastro, você deve simplesmente entrar com seu CPF e senha cadastrada para que tenha acesso ao sistema e consulte seu PIS ou PASEP. 

A consulta pelo site da Caixa Econômica já não acontece mais. Isso porque você conta com um novo sistema de segurança e, por isso, na hora de fazer a consulta, eles pedirão que você baixe o aplicativo para seu smartphone. 

Mas você tem outras formas de fazer a consulta de seu PIS ou de seu PASEP. Uma delas é usar o caixa eletrônico e seu cartão cidadão. Com ele, você acessa as informações do seu PIS na tela do caixa e pode ter o valor na tela. Se estiver liberado, já pode fazer o saque.

Usando o cartão cidadão, você ainda pode fazer a consulta em uma casa lotérica. Vá ao caixa, converse com a atendente e ela vai consultar se você tem ou não o valor a receber. Se tiver o benefício, pode sacar e aproveitar mais os seus valores. 

Aproveite este momento e faça a consulta de seu PIS. Com isso, se você tiver um valor para receber, poderá fazer o saque e certamente que, assim, poderá desfrutar deste dinheiro que sempre é bem-vindo.