Com lançamento previsto ainda para este ano, vem aí o novo programa do PIX que promete trazer diversos benefícios para os clientes. 

Desde que o PIX foi lançado, ele tem sido um verdadeiro sucesso para todos os brasileiros. Seja para pagamento de contas, recebimento de salários, transferências bancárias rápidas e até para compras em lojas, cada vez mais ele vem sendo adotado e faz com que as pessoas realizem transações bancárias mais rápidas e com maior facilidade.

E, seguindo na linha de trazer novas facilidades para os brasileiros que realizam suas operações bancárias através do PIX, o governo federal anunciou que estará trazendo, ainda este ano, um novo programa para os clientes: o PIX garantido. Uma forma de se conseguir pagar com o PIX como se estivesse usando um cartão de crédito. 

Como esta novidade foi vista? Todas as expectativas são para que o PIX Garantido seja um grande sucesso e que venha ajudar, principalmente, na hora de fazer com que as taxas de juros dos cartões e de outros serviços diminuam. 

Por isso, reunimos todas as informações que já temos sobre o PIX Garantido, de forma que você possa desfrutar dessa novidade e saber o que lhe espera. Acompanhe nosso texto e confira como vai ser este novo serviço.Pix

O PIX

Lançado oficialmente em novembro de 2020, o PIX chegou ao mercado como uma forma de transações bancárias. Com ele, é possível realizar operações bancárias de envio e recebimento de dinheiro, além de pagamentos de contas e compras, e o dinheiro cai quase que imediatamente na conta para qual foi enviado. 

Desde seu lançamento, conquistou milhares de usuários no Brasil e tem sido, atualmente, uma das principais formas para fazer as operações bancárias sem pagar taxas na transação. Essa é a principal ideia do PIX, o que gerou facilidade para quem paga e para quem recebe. 

O fato de funcionar 24 horas e de poder ser enviado o dinheiro para qualquer outra pessoa que possua uma chave PIX fez com que ele se tornasse muito mais fácil de usar. 

O sucesso foi tanto que, em menos de dois meses, mais de 200 milhões de transações por PIX aconteceram no país. 

Por conta disso, o PIX Garantido tem sido uma expectativa muito grande, já que ele vai trazer para o cliente várias vantagens e que promete ser um sucesso absoluto.

O que é PIX Garantido?

Desde que foi anunciado, em 20 de junho de 2022 pelo Banco Central em seus canais oficiais, o PIX Garantido já gerou uma grande expectativa nos clientes brasileiros, já que ele traz promessas que irão agradar a todos os consumidores. 

A expectativa é que, assim como o PIX tenha surgido para diminuir as operações com TED e DOC, que geram taxas ao consumidor, o PIX Garantido terá uma função que será semelhante ao funcionamento dos cartões de crédito. 

Ou seja, espera-se que, com o PIX Garantido, você tenha um limite disponível que possa usar para fazer as compras com parcelamento e, assim, pague um valor mensal, como se fosse uma fatura de acordo com o quanto você dividiu a compra. 

O funcionamento, segundo as informações já divulgadas será da seguinte forma: o consumidor vai agendar o pagamento da compra por meio do PIX. Se na data agendada não tiver o crédito suficiente na conta, o banco faz o pagamento e o consumidor passa a dever ao banco. 

Entre as funcionalidades, está o fato de que além de programar o pagamento com garantia pelo banco, poderá parcelar as compras de acordo com as possibilidades que forem oferecidas, de forma que o PIX Garantido vai liberar um limite de compras de acordo com o perfil de cada um dos clientes. 

Ainda não se especificou como será feito a liberação do limite do PIX Garantido e não se tem tantos detalhes do funcionamento. Mas a expectativa é bem grande em relação ao que está por vir com este serviço.

Vantagens que o PIX Garantido vai trazer ao consumidor

Segundo as informações já disponíveis no mercado e que foram divulgadas pelo Banco Central, o PIX Garantido vai trazer as seguintes vantagens para os clientes dos bancos:

  • Pagamento por meio do PIX Garantido vai permitir fazer compras ainda que não tenha o saldo disponível na conta do cliente. 
  • Será liberado um limite para que possa fazer as compras. Esse limite ainda não foi divulgado como funcionará. 
  • O pagamento por PIX Garantido permitirá parcelar as compras, de acordo com regras que serão divulgadas assim que o serviço entrar em vigor de vez. 
  • Se o cliente não tiver crédito no dia do pagamento, o banco vai arcar com a dívida, o que se torna vantajoso para os lojistas, que não deixarão de receber o seu dinheiro. 
  • O cliente passa a ter uma dívida com o banco e vai saldar com juros menores que os praticados com cartão de crédito. 
  • Como tem garantia de recebimento antecipado, os lojistas terão mais facilidade na hora da venda e isso vai gerar mais movimento para os bancos, se tornando algo bem interessante para o setor. 
  • A promessa é que a utilização aconteça da mesma forma que o PIX, totalmente digital e diretamente no smartphone, da mesma forma que já acontece com os bancos tradicionais. 
  • Como se tem essa expectativa, é possível pensar que os aplicativos e sistemas de PIX vão evoluir, de maneira a se tornarem ainda mais práticos na hora de usar. Se hoje são necessários quase 12 cliques para fazer um PIX (em média), a tendência é que isso aconteça com dois ou três cliques. 
  • Com o PIX Garantido será possível ter o pagamento com parcelamento sem a necessidade de se ter um cartão impresso, tornando o sistema ainda mais sustentável e interessante para a atualidade. 
  • A operação será rápida e você poderá consultar todas as informações no seu aplicativo do banco. 

Se analisarmos, a ideia é que o PIX Garantido traga vantagens para os clientes, que terão uma nova e mais fácil forma de se realizar a operação, para os lojistas, que terão os recebimentos antecipados e, com isso, mais garantia na venda, e para os bancos, que terão mais movimentação de dinheiro sem as atuais taxas cobradas. 

Com isso, o aumento da expectativa é grande por parte de todos os setores com o PIX Garantido.

Cartão de Crédito vs PIX Garantido: o que já sabemos sobre diferenças e semelhanças?

Uma das primeiras perguntas que o mercado se fez sobre o PIX Garantido é sobre como este novo serviço se comparará com o cartão de crédito e o que vai ter de diferenças e de semelhanças. 

De acordo com o que já foi divulgado, separamos uma lista para que você tenha uma noção do que vem por aí. 

Confira algumas semelhanças que já foram divulgadas entre o PIX Garantido e o Cartão de crédito:

  • Em ambos, será possível fazer as compras em estabelecimentos usando o limite que possuem disponível na conta. 
  • O limite vai ser diferente para cada cliente, de acordo com análise de renda e outros fatores. 
  • É possível fazer o parcelamento em várias vezes, de acordo com o que for estabelecido pelos bancos. 
  • Caso não haja o pagamento do valor na data correta, o cliente fica devendo ao credor (banco que emitiu o crédito). 
  • O lojista tem a antecipação do recebível. 
  • A consulta estará disponível para o cliente quando ele quiser. 
  • O valor gera movimento financeiro para o banco que ceder o crédito.

Veja, agora, algumas diferenças entre ambos os serviços que já são visíveis:

  • A forma de pagamento: com o cartão de crédito você precisa aproximar o cartão, inserir na máquina ou aproximar seu cartão virtual na maquininha. Depois, digita as parcelas, valores, senha e conclui a operação. Já com o PIX Garantido, a expectativa é que você transfira o valor por meio do PIX e que faça o pagamento diretamente, já dividindo no seu aplicativo de acordo com a possibilidade do banco. 
  • Cartão: você tem que usar o cartão físico ou virtual para pagar. Com o PIX Garantido, você vai usar sua chave PIX diretamente na conta digital para fazer o pagamento, evitando o uso de plástico para fazer mais cartões. 
  • Taxas: em todas as operações do cartão de crédito, seja pagamento, parcelamento e recebimento de antecipáveis, existem taxas que são cobradas pelas operadoras de crédito. Dependendo de onde for emitido o seu cartão, você ainda precisa pagar anuidade para conseguir usar um cartão melhor. Já a promessa do PIX Garantido é que você não tenha que pagar tantas taxas para usar ou para receber o seu dinheiro, gerando uma melhor movimentação e melhores condições para todos: clientes, bancos e lojistas. 
  • Anuidade: alguns cartões possuem anuidades, enquanto outros têm isenção dessa taxa. Com o PIX Garantido, você não tem que pagar nada para usar o seu crédito. Ele estará disponível e você pode ou não usar para suas compras. Não tem taxas para isso.

PIX Garantido: vai acabar com o cartão de crédito?

Quando o PIX surgiu, existia uma expectativa que esta nova modalidade poderia acabar de vez com o TED e o DOC, já que é mais fácil fazer a transferência e que você não tem as taxas para isso. 

Mas o que se vê no mercado, hoje, é que o PIX se tornou mais uma forma de pagamento, funcionando em conjunto com os outros meios de pagamento e tendo seu lugar no mercado.

A expectativa com o PIX Garantido é parecida. Os especialistas e analistas dos bancos veem a opção do cartão de crédito e de débito como uma das principais formas de pagamento na atualidade. Junto com o PIX, essas modalidades estão diminuindo o pagamento em espécie, gerando um novo mercado e uma nova forma de se usar o dinheiro, mais no virtual do que no físico.

Para os bancos, é mais dinheiro investido e que vai ser usado para pagamentos e todos os outros fins. Para o consumidor, é a segurança de andar com menos dinheiro em espécie em mãos e poder fazer os pagamentos com mais crédito e mais segurança. 

Por conta de toda a análise do mercado, os especialistas dizem que a expectativa do PIX Garantido é grande, mas que esta nova modalidade não virá para substituir ou decretar o fim do cartão de crédito, mas sim como uma forma auxiliar e um novo modo de pagamento. 

Há uma suposição de que este novo meio possa vir a facilitar na parte de empréstimos e crédito pessoal, garantindo ao consumidor mais crédito rapidamente e com mais facilidade na hora de usar no dia a dia. 

Por isso, só o futuro dirá qual será o impacto do PIX Garantido nos cartões. Mas, certamente, essa concorrência vai trazer mais facilidade e poderá mexer no sistema todo de forma a fazer com que as operadoras de cartões diminuam suas cobranças e taxas.

PIX Garantido: será que vai valer a pena?

A grande pergunta que surgiu em 2020 quando se anunciou o PIX foi: será que realmente vai funcionar e vai valer a pena? E, desde então, cada dia mais o sistema vem mostrando que sim, vale a pena e que tem trazido diversas facilidades para quem compra, para quem vende e para quem precisa fazer transferências rápidas. 

E talvez a rapidez, sem ter taxas, seja o maior dos atrativos do PIX. Afinal, você transfere e, em segundos, está na conta da outra pessoa. Em um mundo onde precisamos cada vez mais de agilidade e de operações rápidas, esse é um grande avanço. 

Por conta disso, a expectativa com o PIX Garantido é a mesma. Será que vai valer a pena? Se compararmos com o atual serviço, do PIX, podemos supor que sim e que será bem vantajoso e valioso para todos. 

Com o tempo, assim que o Banco do Brasil liberar mais detalhes do funcionamento e os bancos começarem a colocar em prática todo o seu funcionamento, descobriremos com certeza o quanto essa será uma mudança válida. 

Mas a verdade é que todos estamos em uma grande expectativa positiva para que o PIX Garantido seja realmente uma nova solução de crédito e que venha a trazer para o mercado financeiro brasileiro mudanças e redução de taxas de juros. 

E você? Já conhecia o PIX Garantido?

Veja em nosso blog todas as novidades e notícias sobre o mundo das finanças e esteja sempre atualizado.