O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) influencia diretamente no cotidiano de todos os brasileiros. Sua queda pode impactar diretamente no poder de compra da população.

Sendo um fator tão determinante para a economia, é de extrema importância que você conheça tudo sobre esse índice, para que possa se planejar melhor financeiramente.

queda do igp-m

O que é o IGP-M?

O IGP-M é um dos indicadores que medem a inflação que incide sobre os preços cobrados sobre diversos serviços no Brasil, sendo o aluguel de imóveis um deles. Além disso, mede a variação de preços de combustíveis, alimentos e muito mais.

O IGP-M é calculado todos os meses pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). 

Para ter uma ideia melhor, por exemplo, durante o ano de 2020, houve um aumento significativo do IGP-M, de acordo com informações do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IBGE). Nessa ocasião, gerou um aumento no valor da locação, ou seja, no valor do aluguel de imóveis.

A queda do IGP-M diminui o preço do aluguel dos imóveis?

A queda do IGP-M mais recente é referente ao mês de abril (divulgada pela FGV). No mês de abril, essa queda foi de 1,45% em abril de 2023 em relação a março.

No mês de março, também houve queda: 0,12% em relação ao mês anterior (fevereiro).

E com a queda acumulada, a tendência é que índice fique em -2,17%.

Mas isso não necessariamente significa que o aluguel ficará mais barato para os inquilinos.

O preço do aluguel de imóveis vai ficar mais baixo com queda do IGP-M?

Por exemplo, de acordo com notícias do jornal O Estado de São Paulo os valores dos alugueis não tendem a baixar necessariamente.

De acordo com especialistas, os contratos de aluguel que vencem no próximo mês de maio não devem sofrer reajustes (aumentos) devido à queda do IGP-M.

Mas, isso não significa que o preço do aluguel de imóveis com contratos ativos terá redução. Nem mesmo que novos contratos sairão mais baratos para inquilinos.

Ate mesmo por que legislação brasileira vigente proíbe somente a variação do aluguel de acordo com a oscilação de moeda estrangeira. Ou, então do salário mínimo. Portanto, podemos esperar uma estabilidade nos preços dos alugueis e não queda, certo?

Outros índices econômicos que influenciam no valor dos contratos de aluguel

Além do IGP-M, outros índices econômicos e de mercado são levados em conta para determinar o preço médio dos valores de contratos de locação. São eles:

  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC): calculado pelo IBGE, esse índice leva em conta a variação de preços de serviços e produtos em geral. Também é usado para reajustar valores de aluguéis.
  • Taxa Selic: taxa básica de juros da economia brasileira que pode vir a afetar também os preços dos aluguéis de imóveis. Por exemplo, com a Taxa Selic em alta, os proprietários de imóveis tendem a aumentar valores de alugueis como forma de compensar eventuais perdas financeiras de outras aplicações.
  • Salário mínimo: conforme o salário mínimo aumento, pode haver aumento nos alugueis (no entanto, em tempo de instabilidade e altas de preços em geral, esse fator não é muito considerado na hora de praticar reajustes).

Outras variáveis que determinam o valor do aluguel de um imóvel

Além das variações no IGP-M, o valor do aluguel de um imóvel é calculado levando em consideração diversos fatores. Por exemplo:

  • Localização do imóvel
  • Tamanho do imóvel
  • Fins do imóvel (residencial ou comercial)
  • Estado de conservação do imóvel
  • Oferta e demanda no mercado imobiliário
  • Características do imóvel (garagem, áreas livres, etc),

Por exemplo, mais caro é o aluguel de um imóvel de acordo com a região. Regiões consideradas mais nobres costumam ter valores de alugueis bem mais caros, mesmo que o imóvel tenha área pequena.

Além disso, quanto mais perto de transportes públicos (metros, trens, pontos de ônibus) mais caros costumam ser os valores de locação de um imóvel.

A estrutura do imóvel é algo que conta muito também para determinar o valor do aluguel. Por exemplo: número de quartos, banheiros, estrutura, vagas de garagem, varandas, quintas, entre outras variáveis.

Dicas para conseguir alugar imóveis por preços mais acessíveis

Como vimos, a queda do IGP-M não deve abaixar significativamente novos contratos de aluguel de imóveis.

Assim, aproveitamos e separamos algumas dicas para quem procura locar imóveis por preços que não afetem tanto o orçamento pessoal ou familiar:

  • Considerar regiões menos valorizadas: é possível achar bons imóveis por preços mais baixos (quando comparamos com áreas nobres)
  • Imóveis menores: mesmo com a família grande, vale se adaptar em espaços menores para gastar menos.
  • Direto com o proprietário: ao alugar imóveis diretamente com o proprietário, não existe o percentual que a imobiliária cobra. Pode ser uma boa opção de reduzir um pouco o valor mensal do aluguel.
  • Períodos de menor procura: o preço pode cair quando alugamos um imóvel em tempos de menos buscas. Por exemplo, começo, meio e final de ano costumam ter mais gente procurando alugar imóveis e o preço pode aumentar. Se possível, dê preferência para as outras temporadas.