Se você possui qualquer tipo de empréstimo pessoal e sobrou aquele dinheirinho, se você deseja saber se quitar o empréstimo pessoal antecipado vale a pena, nós vamos te ajudar com informações sobre o assunto, com intuito de tirar as suas dúvidas.

Em algumas situações não tem como evitar e a saída é recorrer a um empréstimo pessoal. Antecipar as parcelas desse empréstimo quando sobra aquele dinheiro pode ser uma técnica interessante.

Quitar o Empréstimo Pessoal Antecipado Vale a Pena?

Quitar empréstimo antecipado tem desconto?

Uma dúvida comum que geralmente quem tem empréstimo têm é em relação a antecipação de parcelas se este ato traz algum desconto. Bom quando você paga um valor a mais de empréstimo dele não pode ser cobrado juros logo se tem um desconto.

Por isso é interessante quando sobra um dinheiro que a pessoa vá quitando a sua dívida para que os juros sejam retirados e o valor total final fique menor. O valor do desconto é variável dependendo do tipo de empréstimo que você fez, da quantidade de parcelas e valor a pagar, mas todos os empréstimos devem calcular os descontos que o cliente tem direito quando paga antecipado e abaixar a quantia.

Vale a pena antecipar parcelas empréstimo?

Vale muito a pena antecipar parcelas de empréstimo, os juros cobrados nas parcelas são altos é aí que o banco ganha, muitas das vezes o valor que é pago no final corresponde a três vezes o valor que você pegou dependendo da quantidade de dinheiro, número e valor de parcelas, e tempo de pagamento.

O que não vale a pena é que você pegue um empréstimo para quitar um empréstimo é interessante que você tenha em mente que só vale à pena quando o dinheiro está sobrando, não vai prejudicar o seu orçamento te colocar em dificuldades.

Outro detalhe é que alguns bancos costumam enrolar na operação tentar negar esse adiantamento mesmo sendo um direito garantido em lei, isso é devido ao fato que ele ganha em cima dos juros e ganha muito, quando você adianta diminui o lucro do banco.

Não deixe que isso ocorra denuncie a prática é direito de qualquer pessoas fazer esse tipo de operação e ela não deve nem ter taxa.

Empréstimo consignado pode adiantar parcelas?

De acordo com o código do consumidor em seu artigo 52 é assegurado a redução proporcional dos juros e acréscimos quando uma parcela é quitada antecipadamente seja em parte ou total, até mesmo para empréstimo consignado.

É de acordo com a Resolução 3.516/2007 do Banco Central essa operação não pode ter tarifa, ou seja você pode pagar antecipadamente uma parcela sem pagar tarifa nessa operação.

Nos empréstimos consignados os juros costumam ser mais baixos devido ao bem que se dá como garantia, então deve se estudar muito cada caso para ver se vale à pena antecipar e pagar as parcelas, pois se o dinheiro for te descontrolar não é interessante o sacrifício, só se estiver sobrando mesmo.

Qual é a maneira de quitar um empréstimo?

O primeiro passo é juntar um dinheiro seja pelo 13° terceiro salário, uma nova forma de renda ou porque simplesmente sobrou. Depois basta que você saiba quanto deve no total, mesmo que você não vai quitar tudo é importante saber, para isso basta que a pessoa se dirija ao local que fez o empréstimo e peça o saldo de débito.

Esse documento informa quanto você já pagou quanto falta, as parcelas, a quantia que paga de juros, tudo sobre o empréstimo. Essas operações devem ser gratuitas.

Então após analisar se vale a pena, se aquele dinheiro não vai fazer falta no futuro, complicar o seu orçamento, você pede para pagar antecipado.

Um boleto isento de juros e taxas será emitido para que você pague e ganhe o desconto, você pode antecipar uma parte ou o valor todo, vai do que você disponibiliza para realizar o pagamento.

Não é permitido ao banco negar nenhuma dessas operações e descontos. Outro benefício para quem faz o pagamento do empréstimo pessoal de forma antecipada é a possibilidade de liberação de mais crédito, pois sua renda disponível vai aumentar e um menor valor vai estar comprometido com empréstimo.