Usar um cartão de crédito é a certeza de que você vai conseguir fazer boas compras e realizar diversas transações sem necessitar do dinheiro em mãos. Mas, mais do que isso, o cartão se tornou fundamental na vida de todas as pessoas. 

O que muitos não sabem é que você pode acumular pontos em seu cartão de crédito e usar esses pontos para que possa fazer trocas por passagens aéreas, descontos em diversos lugares e até mesmo por dinheiro. Com isso, você garante mais facilidade na hora de usar e de ter mais benefícios.regatar pontos no cartão de crédito

Primeiro, o que são pontos no cartão de crédito?

É importante que você saiba, primeiramente, o que são pontos no cartão de crédito para que assim, você possa entender o seu funcionamento e saber como fazer o resgate de seus pontos na hora de realizar compras e outros. 

Os pontos no cartão de crédito são benefícios que as empresas oferecem aos clientes por usarem seus cartões. Esses benefícios são acumulados, geralmente, a cada dólar que você gastar. Mas, em alguns casos, você pode ter a pontuação ainda que gaste em reais. 

À medida que você vai gastando, você vai acumulando uma certa quantidade de pontos em seu CPF e, ao determinar um número que as empresas estipulam, pode fazer a troca por diversos benefícios.

Como acumular pontos no cartão de crédito

Para acumular pontos em seu cartão de crédito, primeiramente, você deve saber como funciona o sistema de pontos que o seu cartão de crédito possui. Cada empresa tem um programa próprio e pode ser que você tenha que fazer a inscrição para começar a receber os pontos. 

Depois de inscrito devidamente, você deve usar o seu cartão de crédito em todas as situações. Comprar sempre com ele vai fazer que você tenha mais pontos. Veja que alguns cartões só contabilizam pontos em compras em dólares, enquanto outros contabilizam em reais. 

Além disso, você deve fazer compras em lojas parceiras para ter uma pontuação extra em seu cartão de crédito.

Como saber se tenho pontos no cartão

Para consultar o seu saldo de pontos em seu cartão de crédito, você deve acessar a sua conta pelo aplicativo ou pelo site. Dentro dela, você faz a consulta sobre sua pontuação para ter a certeza de quantos pontos você tem. 

Além disso, alguns programas de pontos possuem aplicativos próprios para que você possa fazer a consulta e a troca de pontos. Por isso, o ideal é que você consulte diretamente com sua operadora de cartão como funciona a pontuação e a consulta.

Como funcionam os pontos no cartão

Os pontos no cartão funcionam de forma bem simples. Você vai receber e acumular dentro do número de seu CPF. A partir de então, você deve ver a validade dessa pontuação para que, assim, não perca a data de troca. 

Cada vez que você realiza a compra dentro das regras, você ganha pontos que se juntam e permitem a troca por diversos itens.

Como resgatar os pontos do cartão

Existem algumas formas de fazer o resgate dos pontos de seu cartão de crédito. O que você precisa é ver como você quer fazer o resgate para, então, iniciar o processo de troca. 

Confira algumas formas que você pode usar para fazer o resgate dos seus pontos no cartão.

Como resgatar pontos para milhas

A forma mais usada de resgatar os pontos do cartão é fazer a troca dos pontos por milhas. Este processo pode acontecer em qualquer empresa aérea que tenha parceria com o seu programa de cartão. 

Ao chegar na empresa aérea, peça para fazer a troca dos pontos do cartão em milhas e você terá o desconto em sua passagem aérea. Por vezes, as empresas oferecem programas de pontos que fazem com que você possa trocar por mais quantidade de milhas, como 30% a mais na hora da troca.

Como resgatar pontos em hotéis e pacotes de viagem

Quando você for fazer sua viagem, você deve verificar quais são as empresas que possuam parceria com o programa de pontos do seu cartão de crédito. Assim, você pode usar sua pontuação para fazer a troca em descontos e em pacotes de viagens.

Muitos apps já oferecem a troca diretamente na hora de fazer o resgate de sua pontuação. Você deve verificar com o programa de pontos como pode fazer o resgate e já realizar a troca diretamente.

Como resgatar pontos por produtos

Dentro dos aplicativos de programas de pontos, você tem diversas opções de trocas. Entre elas, você tem lojas que aceitam a troca dos pontos diretamente por produtos. Você consegue fazer a troca e receber diretamente na sua casa. 

Assim, você tem como conseguir a troca rapidamente para aproveitar seus produtos.

Como resgatar por dinheiro

Por fim, você deve analisar dentro do seu programa de resgate se você tem a possibilidade de fazer o resgate por dinheiro. 

Dentro do app, você faz a troca e tem o valor enviado diretamente para a conta bancária que você quer receber seu dinheiro. 

Assim, você pode aproveitar ainda mais seu dinheiro para fazer o que quiser, transformando os pontos em uma espécie de cashback.

Vale mais a pena acumular pontos ou milhas?

Quando você adquire um cartão de crédito, você deve conhecer as opções que estão sendo oferecidas de pontuação para você. 

Em geral, você usa o seu cartão para acumular pontos. Esses pontos podem ser trocados por milhas e usar nos descontos de passagens aéreas. 

Para seu perfil, você deve ver se vale a pena usar os pontos para milhas ou para outros. Para milhas, você usa para descontos em passagens aéreas, que podem sair até de graça. Mas os pontos podem ser usados para diversas outras facilidades, como as trocas que citamos acima.

Então, ao acumular os pontos, você deve fazer a opção pela troca que é melhor para você. 

Quanto vale os pontos do cartão de crédito em milhas?

Não existe uma resposta exata para este tipo de pergunta, já que você pode ter diversos valores de acordo com cada programa de cada empresa. 

Por vezes, você tem como trocar cada 5 pontos por 1 milha. Enquanto isso, outras oferecem promoções de cada 10 pontos por 3 milhas. Então, depende muito da empresa e do programa que você está inscrito.

Pontuação no cartão de crédito: Veja as melhores opções

Para cada tipo de cartão, você tem uma pontuação diferente. confira os cinco melhores cartões para acumular pontos:

  • Cartão Pão de Açúcar Itaucard Visa Platinum: 1 ponto a cada real gasto nacional ou internacionalmente. 
  • Itaú Visa Infinite: 3 pontos a cada dólar gasto fora do país e 2,5 pontos a cada dólar gasto no Brasil.
  • Cartão C6 Bank Mastercard Carbon: 2,5 pontos a cada dólar gasto dentro e fora do país. 
  • Cartão Ourocard Visa Infinite: 2,5 pontos a cada dólar gasto.
  • Cartão Azul Itaucard Visa Infinite: 3 pontos a cada dólar gasto no país; 3,5 pontos a cada dólar gasto fora do país.

Com esses cartões, você consegue ter mais pontuação em seus cartões.

Gostou? Peça já o seu e aproveite. 

E veja no blog mais opções de bônus em cartões para você.