Renda informal para financiar imóvel: Quais rendas são aceitas e como cadastrar

Muitos trabalhadores informais possuem essa dúvida: é possível financiar imóveis com renda informal? Em um país onde mais de 44 milhões de pessoas trabalham de maneira informal, sendo essa sua renda principal ou uma forma de renda extra, certamente que muito se pensa e se discute para que esses trabalhadores também possam conseguir realizar o sonho da casa própria para sua família.

Renda informal para financiar imóvel

Se você está dentro deste grupo, confira nosso artigo até o final e descubra a possibilidade de se conseguir um financiamento de imóvel com sua renda informal. Com essas dicas, esperamos ajudar na hora de realizar este sonho e que você consiga seu imóvel de maneira bem mais simples. 

publicidade

O que é uma renda informal?

É considerada renda informal aquela recebida por serviços não registrados em carteira. São os chamados “trabalhadores de conta própria”, que tiram sua renda de vendas de artesanato e de serviços não registrados. 

No Brasil, milhares de trabalhadores tiram seu sustento de rendas informais, que não são registrados na carteira. Esses trabalhadores também precisam comprovar suas rendas para que se consiga financiamentos e outros. Por isso, é importante que se tenha tudo registrado e bem documentado para não ter problemas na hora de solicitar um financiamento. 

Isso é importante, pois muitas pessoas tiram todo o seu sustento das rendas informais, enquanto outros usam apenas para complementação de rendas. Seja como for, é um grupo importante de trabalhadores que vivem e sobrevivem honestamente de seus trabalhos. 

Quais rendas informais são aceitas na hora de comprar um imóvel?

Se você quer comprar um imóvel e só tem rendas informais, existem opções para você na hora de apresentar sua documentação, pois, assim, você consegue que o financiamento seja analisado e liberado para você. 

Entre as opções aceitas para documentar a renda estão extrato bancário dos últimos seis meses, comprovando a movimentação de conta e os valores recebidos, e fatura do cartão de crédito. É relevante também comprovar despesas básicas, como contas de água, telefone, boletos de plano de saúde etc. 

Se você não é isento, deve também apresentar a última declaração de Imposto de Renda com recibo. 

Vale lembrar também que o banco oferece a possibilidade de compor as rendas formal e informal na análise, ou seja, acrescentar a renda informal de um membro da família à formalizada de outro. Se este é seu caso, reúna todos os documentos e leve ao banco na hora de solicitar o financiamento. 

Não tenho carteira assinada, é possível cadastrar quantas rendas informais?

Se você quer comprovar sua renda informal e não tem carteira assinada, deverá levar toda a documentação para o banco analisar e comprovar sua renda. Para que você tenha uma complementação da renda, você pode levar a análise também de quem mora com você. 

Geralmente, quando se faz a análise de um crédito imobiliário, as rendas que se juntam são do casal, fazendo com que se complementem e garantam o valor total que você precisa na hora de fazer o financiamento. 

Aqui, para facilitar, se você tem uma renda informal e a pessoa que mora com você também, leve a documentação das duas pessoas para que seja feita a análise conjunta e você consiga fazer o financiamento sem problemas. 

Certamente que conversando e negociando com o banco, você vai conseguir juntar as rendas, ainda que informais, para aprovar o financiamento que tanto espera para seu imóvel. 

Renda informal para financiamento na Caixa é possível?

Assim como todas as operadoras de crédito, você pode usar sua renda informal para que consiga um financiamento pela Caixa. O processo é o mesmo que todos os lugares. Você deverá seguir até uma agência levando os comprovantes de renda (extrato bancário, declaração de imposto de renda etc.), conversar com um gerente e solicitar o financiamento. 

Quando estiver com a documentação toda pronta, você vai passar por uma análise de crédito. Aqui é o ponto mais importante. Para o banco, o que importa é que você tenha como arcar com as parcelas, independente de ser com renda formal ou informal. Eles vão analisar seu score, suas dívidas, se seu nome está limpo e, assim, fazer com que você tenha a liberação do financiamento imobiliário. 

Por isso, seja com renda formal ou informal, tenha sempre toda a comprovação de renda em mãos, de maneira que você consiga obter facilidades na hora de realizar o financiamento imobiliário, certamente que, assim, você conseguirá maiores vantagens e a tarefa de conseguir seu imóvel se tornará mais simples. 

Acompanhe sempre nossos artigos para que tenha as melhores dicas de investimento imobiliário e de compras de imóveis. Certamente que vai fazer a diferença em sua negociação.